A Renault já vendeu mais de 750 mil veículos com a tecnologia híbrida E-Tech desde 2021 e amplia sua atuação com a nova geração do sistema, que agora equipa modelos como Captur e Symbioz com mais potência, eficiência energética e respostas mais dinâmicas.
A tecnologia híbrida E-Tech da Renault foi lançada em 2021 como uma evolução inspirada diretamente na Fórmula 1. Utilizando conceitos de regeneração e aproveitamento energético, o sistema agora equipa modelos como Clio, Captur e Symbioz, com grande aceitação do mercado: a marca já licenciou mais de 750 mil unidades com esse conjunto motriz.
No primeiro trimestre de 2025, os veículos híbridos da Renault aumentaram sua participação em 7,8% nas vendas europeias em comparação com o mesmo período de 2024. A marca é hoje a segunda colocada no ranking de vendas de híbridos (HEV) na Europa, comprovando a confiança do consumidor em uma tecnologia que alia desempenho, conforto e economia sem depender de recarga externa.
A nova motorização E-Tech 160 hp, agora disponível no Captur e Symbioz, combina um motor a combustão de 1.8 litro com dois motores elétricos (36 kW e 15 kW), operando em conjunto com um novo câmbio automático de engate por garra (dog box) e bateria de 1,4 kWh (230V). Essa arquitetura híbrida permite dirigir em modo 100% elétrico em baixa velocidade e utiliza a regeneração de energia nas frenagens para recarregar a bateria automaticamente.
Entre as novidades está a injeção direta com 350 bar de pressão, que substitui a antiga injeção indireta. Essa mudança aumenta a precisão na queima de combustível, melhora o desempenho e reduz o consumo e as emissões. A eficiência também se reflete no novo tempo de aceleração: o Captur vai de 0 a 100 km/h em 8,9 segundos, enquanto o Symbioz faz o mesmo em 9,1 segundos, contra 10,6 segundos nos modelos anteriores.
Outro avanço técnico importante está no torque: são agora 172 Nm apenas do motor a combustão, o que representa um aumento de 25%. Esse torque máximo está disponível em baixas rotações, por volta de 2.000 rpm, oferecendo respostas mais ágeis e seguras em retomadas e ultrapassagens.
A transmissão automática tipo dog box proporciona trocas de marchas mais suaves e rápidas, sem o uso de embreagem tradicional. A nova alavanca eletrônica (e-shifter) melhora a ergonomia e precisão nos comandos, reduzindo o ruído e as vibrações percebidas na cabine.
A bateria de 1,4 kWh também contribui para ampliar a autonomia no modo elétrico e reduzir ainda mais o consumo, que agora chega a 4,3 litros/100 km, contra 4,7 l/100 km da versão anterior. As emissões de CO₂ também foram reduzidas, chegando a 98 g/km no Symbioz e 99 g/km no Captur.
A Renault também ampliou a capacidade de reboque dos modelos híbridos para até 1.000 kg, oferecendo mais versatilidade ao usuário que utiliza reboques ou carretinhas, algo relevante no uso familiar e profissional.
Para o Symbioz, a Renault agora oferece duas novas motorizações híbridas:
- E-Tech full hybrid 160 hp
- Mild hybrid 140 hp com sistema 12V, motor 1.3 turbo, torque de 260 Nm entre 1.750 e 3.500 rpm, consumo de 5,9 l/100 km e emissões a partir de 134 g/km.
Os preços e versões variam de acordo com o país e ainda não foram anunciados para o mercado brasileiro. Entretanto, a tecnologia E-Tech está cada vez mais consolidada como uma alternativa viável para quem deseja performance e eficiência sem abrir mão da experiência de condução elétrica.
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E-Tech full hybrid – Sistema híbrido completo da Renault, que permite condução em modo 100% elétrico em baixas velocidades e combina dois motores elétricos com um motor a combustão e câmbio automático inteligente.
Dog box (engrenagem por garra) – Transmissão automatizada sem embreagem tradicional, com menos atrito e trocas de marcha mais rápidas e suaves, usada também em competições.
Regeneração de energia – Sistema que transforma a energia das frenagens e desacelerações em eletricidade, recarregando a bateria do veículo sem necessidade de carregador externo.