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Cummins Brasil celebra duas novas aplicações no segmento agrícola

Cummins Brasil também apresenta na Agrishow 2023 o novo motor QSF 3.8 produzido em Guarulhos (SP), com potência entre 99 hp e 140 hp, pronto para atender às aplicações agrícolas e industriais.

A Cummins Brasil e a Distribuidora Cummins Brasil (DCB) celebram duas novas aplicações no mercado agrícola em parceria com os clientes MIAC – Máquinas e Implementos Agrícolas Colombo e a Incomagri.

A colhedora de grãos e amendoim MIAC Avanti 400 e o pulverizador Incomagri Overlander 2700 receberam as motorizações QSL9 e QSB 4.5, respectivamente.

Os novos equipamentos serão lançados durante a Agrishow 2023 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a maior do segmento na América Latina, que acontece entre os dias 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP).

Para Germán Nemirovsky, supervisor de Vendas de Motores da DCB, “a tecnologia downsizing e a flexibilidade no que se refere a curva de potência dos motores Cummins permitiram atender com excelência aos novos equipamentos dos clientes que necessitavam de motores leves e mais potência.

Em ambos os projetos, conseguimos, em parceria, desenvolver o melhor conjunto motor/máquina às novas aplicações para o sucesso das operações em campo”.

O motor Cummins QSL9 de 403 hp a 1900 rpm foi projetado com exclusividade para equipar a colhedora de grãos e amendoim Avanti 400 da Colombo | Miac, uma evolução do modelo antecessor, a colhedora de amendoim Avanti 360, que também contava com a força do motor QSL 9, de 360 hp a 1900 rpm.

“Nosso desafio era contribuir com o desenvolvimento da nova Avanti 400 que utiliza a mesma plataforma da versão antecessora, entregando mais potência com o mesmo nível de emissão, MAR I. E a flexibilidade de calibração e potência do motor QSL9, um grande diferencial da Cummins, permitiu contribuirmos mais uma vez com o sucesso do nosso cliente”, reforça Nemirovsky.

A nova colhedora de grãos e amendoim Avanti 400 chega para atender o segmento agrícola brasileiro e também a demanda de exportação da Colombo | MIAC para o mercado latino-americano de grãos, principalmente na Argentina.

Incomagri Overlander 2700 – No estande da Incomagri Máquinas Agrícolas durante a Agrishow 2023, o novo pulverizador autopropelido Overlander 2700 faz sua estreia no mercado brasileiro com o consagrado motor QSB 4.5, de 194 hp de potência a 2200 rpm, agora com maior capacidade de pulverização, totalizando 2700 litros.

O lançamento integra a estratégia da fabricante sediada em Itapira (SP) em oferecer um equipamento com maior capacidade de pulverização e áreas cobertas. Este é o segundo pulverizador autopropelido da Incomagri – o Overlander 2000 também equipado com o motor Cummins QSB 4.5, de 130 hp a 2200 rpm foi introduzido no ano passado durante a Agrishow.

Ainda segundo Nemirovsky, por meio dos esforços entre engenharia da Cummins e Incomagri, conseguimos com um trabalho de calibração e mudanças no turbocompressor, entregar 64hp a mais quando comparada com o Overlander 2000, ou seja, potência necessária para o sucesso desta nova aplicação que segue atendendo os níveis de emissão MAR I”.

Cummins Brasil anuncia novo motor QSF 3.8 nacional para aplicação industrial – A Cummins Brasil também apresenta na Agrishow 2023 – Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a maior do segmento da América Latina, que acontece entre os dias 1 e 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP), o novo motor QSF 3.8 produzido em Guarulhos (SP), com potência entre 99 hp e 140 hp, pronto para atender às aplicações agrícolas e industriais.

De acordo com Tiago Costa, gerente de Vendas Off-Higway da Cummins, “com investimento na ordem de USD 124 mil no Brasil, esta motorização foi minuciosamente desenvolvida por nosso time de engenharia brasileiro para o segmento fora de estrada visando ampliar nosso portfolio para atender às demandas dos nossos clientes com as vantagens da tecnologia downsizing e de compra nacional, por meio do Finame, além de redução dos custos de frete, melhoria nos prazos de entrega e suporte Cummins local”.

O QSF 3.8 é um motor leve e compacto de 4 cilindros que oferece uma combinação de desempenho e durabilidade, além de proporcionar uma operação econômica com mais potência e produtividade. Como diferencial estratégico, o motor é homologado para Tier 3/Mar-1 e está também pronto para atender às normas de emissões futuras, com o sistema de pós tratamento da Cummins Emissions Solutions (CES), Single Module.

Derivado do ISF 3.8, motor já consagrado no mercado automotivo acumulando mais de 100 mil unidades vendidas no País, o QSF 3.8 industrial já estreia no Brasil com a base fortalecida. O know-how de engenharia para o desenvolvimento de novas aplicações, alta disponibilidade de peças de reposição, rede de distribuição já preparada para prestar suporte no pós-vendas e flexibilidade deste motor para se adequar aos projetos dos clientes sem grande impactos são requisitos fundamentais que farão deste motor um sucesso nos segmentos agrícola e de construção.

Segundo Andre Selim, líder de Engenharia Off-Higway da Cummins, no desenvolvimento da versão industrial do QSF 3.8 utilizamos um software específico e peças de performance exclusivas para entregar a melhor performance e durabilidade às aplicações fora de estrada. A adesão de um eficaz turbocompressor wastegate Cummins permitiu a entrega de até 540 Nm de torque”.

Portfolio Cummins Off-Highway – Desde que se estabeleceu no Brasil, a Cummins contribui para o crescimento do agronegócio no País, com produtos de alta confiabilidade, performance e qualidade, com tecnologias cada vez mais limpas. A gama da líder de tecnologia em energia traz motores eletrônicos nacionais, produzidos em Guarulhos (SP), cilindradas que variam de 3.8 a 9 litros (QSF 3.8, QSB 4.5, QSB 6.7 e QSL 8.9), além de versões que são importadas e oferecidas no País: QSF 2.8 litros, QSG 12 litros e QSX 15 litros.

“É constante o nosso desafio de suportar os mercados agrícola e de construção e atualizá-los com tecnologia e inovação, a exemplo do nosso recente progresso desenvolvido para a versão QSB 6.7 que recebeu mais potência: antes de 270 hp, agora conta com 295 hp, com torque de 1.051 Nm (anteriormente 990 Nm)”, reforça Costa.

Essas atualizações que trouxeram ainda redução de consumo de combustível permitiram aos clientes substituir um motor pesado por outro mais leve, como o QSB 6.7, e com igual potência. Para se ter uma ideia, em plena carga a 1.800 rpm é possível atingir uma redução de consumo específico de 9%.

A Cummins Brasil se destaca no mercado agrícola por ser a única fabricante a oferecer as soluções completas e integradas, incluindo sistemas de filtração e turbos, além de motorização utilizadas em tratores, colheitadeiras, pulverizadores, caminhões, entre outros equipamentos.

A tecnologia disponível na eletrônica embarcada dos motores Cummins oferece maior produtividade e economia aos produtores, como custos de manutenção e consumo. As motorizações ainda atendem legislações rigorosas de emissões, contribuindo com o mercado de exportação para Europa e Estados Unidos.

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