terça-feira, 30 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Vendas de veículos eletrificados no Brasil crescem 6,6% no quadrimestre com destaque para híbridos plug-in

Com a liderança dos híbridos plug-in, o mercado brasileiro de veículos eletrificados avança, mesmo com mudanças nas regras e queda pontual em abril.

As vendas de veículos leves eletrificados no Brasil atingiram 54.683 unidades no primeiro quadrimestre de 2025, um crescimento de 6,6% em relação ao mesmo período de 2024, impulsionadas pela forte alta dos híbridos plug-in (PHEV), que representaram metade de todos os emplacamentos eletrificados.

O mercado brasileiro de veículos eletrificados segue em expansão, com destaque para os modelos híbridos plug-in (PHEV). No acumulado entre janeiro e abril de 2025, foram comercializadas 54.683 unidades de veículos eletrificados leves, um avanço de 6,6% sobre os 51.296 vendidos no mesmo período de 2024. O crescimento é ainda mais expressivo em comparação com 2023, quando foram emplacadas apenas 19.579 unidades — um salto de 180% em dois anos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Em abril, foram comercializados 14.759 veículos eletrificados, número que representa um leve crescimento de 2,6% sobre março de 2025 (14.380 unidades). Apesar disso, houve uma pequena queda de 2,9% em relação a abril de 2024, quando o total de vendas foi de 15.206. Essa retração pontual foi atribuída a fatores sazonais, como feriados prolongados em abril de 2025, e também à nova metodologia da ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), que passou a excluir os modelos micro-híbridos (MHEV) das estatísticas oficiais de eletrificados.

O grande destaque de 2025 tem sido o crescimento dos veículos PHEV, que combinam propulsão elétrica com motor a combustão interna, permitindo ao motorista rodar boa parte do tempo no modo elétrico, mas contar com o motor convencional quando necessário. Essa tecnologia tem conquistado os consumidores brasileiros por oferecer autonomia estendida e menor dependência da infraestrutura de recarga, ainda limitada em muitas regiões do país.

No primeiro quadrimestre de 2025, os PHEV representaram 50% das vendas de eletrificados no Brasil, com 27.442 unidades emplacadas. Isso representa um crescimento de 91% em relação ao mesmo período de 2024, quando esse tipo de veículo somou 14.367 unidades vendidas. O desempenho expressivo confirma a consolidação dos PHEV como a principal tecnologia eletrificada no país.

- Publicidade -

Segundo Ricardo Bastos, presidente da ABVE, o consumidor brasileiro já pode escolher a tecnologia mais adequada ao seu perfil de uso, algo impensável há poucos anos. Ele destacou que os motoristas de PHEV tendem a realizar a maior parte dos deslocamentos diários no modo 100% elétrico, utilizando o motor a combustão apenas em situações excepcionais, como viagens mais longas. Esse comportamento resulta em baixo consumo de combustível fóssil e maior eficiência energética no uso cotidiano.

A chegada dos modelos PHEV Flex, que utilizam etanol em vez de gasolina no motor a combustão, promete ampliar ainda mais a atratividade dessa tecnologia. Atualmente, a Caoa Chery já comercializa modelos com essa configuração, e a GWM se prepara para lançar suas opções em breve, apostando no apelo ambiental e econômico da combinação entre energia elétrica e biocombustível renovável.

Em termos de participação de mercado, os eletrificados responderam por 7,5% de todos os veículos leves vendidos no Brasil em abril de 2025, com 197.076 unidades totais no mês, segundo a Fenabrave. Os elétricos plug-in (BEV e PHEV) lideraram entre os eletrificados, com 85,5% do total (12.615 veículos). Desse total, os PHEV responderam por 53,5% (7.913 unidades), enquanto os elétricos puros (BEV) ficaram com 32% (4.702 unidades).

- Publicidade - Ofertas FIAT

Os BEV apresentaram uma queda de 30% em relação a abril de 2024, reflexo da transição tecnológica e da preferência crescente por veículos híbridos. Já os híbridos convencionais (HEV e HEV Flex) responderam por 14,5% do total de eletrificados em abril de 2025, com 2.144 unidades. Entre eles, os HEV Flex — que podem ser abastecidos com etanol — representaram 8,9% (1.314 unidades), e os HEV, 5,6% (830 unidades), ambos com queda em relação a março.

Mesmo com a exclusão dos micro-híbridos das estatísticas oficiais da ABVE, os veículos MHEV continuam ganhando espaço. Foram 5.064 unidades vendidas em abril, alta de 43,5% sobre março. Desse total, 78% foram modelos com sistema de 12V e 22% com sistema de 48V. O MHEV representa uma hibridização leve, em que o motor elétrico auxilia o motor a combustão em momentos específicos, como partidas e retomadas, resultando em economia de combustível.

A distribuição das vendas também mostra a geografia da eletromobilidade brasileira. Em abril de 2025, 15 estados (56% do total) registraram crescimento nas vendas de eletrificados, enquanto 12 estados tiveram retração. São Paulo liderou o ranking municipal com 1.913 unidades, seguido por Brasília (1.467), Campinas (612), Rio de Janeiro (589) e Belo Horizonte (500).

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle): Veículo híbrido que combina motor elétrico e motor a combustão, com bateria que pode ser recarregada na tomada. Oferece autonomia elétrica para trajetos curtos e flexibilidade para viagens longas.

BEV (Battery Electric Vehicle): Veículo 100% elétrico, movido apenas por baterias. Necessita de recarga em estações específicas e não possui motor a combustão.

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle): Também conhecido como micro-híbrido, é um sistema leve que utiliza um pequeno motor elétrico para ajudar o motor a combustão em partidas e acelerações, sem rodar apenas no modo elétrico.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil