A Xiaomi, renomada por seus produtos tecnológicos, fez um marco histórico ao anunciar o início das vendas oficiais de seu primeiro SUV, o Xiaomi YU7, com um preço inicial de 253.500 RMB (Renminbi). Posicionado como um SUV de alta gama e desempenho, o Xiaomi YU7 promete redefinir o luxo e a experiência automotiva, combinando design icônico, tecnologia avançada, performance excepcional e segurança robusta, desafiando as convenções do mercado.
O Xiaomi YU7 chega ao mercado em três versões distintas para atender a diferentes necessidades dos consumidores: a Xiaomi YU7 Standard, com tração traseira e ultralonga autonomia por 253.500 RMB; a Xiaomi YU7 Pro, que oferece tração integral e ultralonga autonomia por 279.900 RMB; e a Xiaomi YU7 Max, versão de tração integral com ultralonga autonomia e alto desempenho, custando 329.900 RMB. Essa diversificação permite que a marca atinja um público amplo dentro do segmento premium.
O design avançado do Xiaomi YU7 é um dos seus pilares, concebido para transcender o convencional e transmitir elegância e luxo. A Xiaomi EV priorizou um design que perdura no tempo, e o YU7 é um exemplo perfeito. Suas proporções elegantes, como a relação de 3:1 entre distância entre-eixos e carroceria, conferem ao SUV a clássica postura baixa de veículos de alto desempenho, com um capô longo e esculpido que não só adiciona refinamento visual, mas também proporciona uma ampla zona de deformação para maior segurança frontal, alcançando 659 mm de espaço de absorção de impactos.
A maestria das cores da Xiaomi EV, já elogiada no Xiaomi SU7, se reflete no YU7, que oferece a gama de cores mais diversa da sua classe: nove acabamentos vibrantes. Além das já reveladas Basalt Gray, Lava Orange, Titanium Silver e Emerald Green, foram adicionadas Pearl White, Ocean Blue, Dusk Purple, Shadow Teal e Dawn Pink. Essas opções variam do esportivo ao luxuoso, com a Pearl White se destacando pelo sutil brilho perolado azulado e as demais incorporando pós de alumínio e pérola para um brilho metálico rico.
Quanto às opções de rodas e pneus, o Xiaomi YU7 oferece uma seleção ampla para diversas necessidades. As rodas de 19 polegadas com corte diamante e pneus de longa autonomia proporcionam excelente custo-benefício, permitindo que a versão Max alcance uma autonomia CLTC de até 760 km. Para quem busca silêncio, as rodas de 20 polegadas vêm com pneus de longa autonomia que absorvem o som. Já para motoristas com requisitos de condução avançados, as rodas de 21 polegadas apresentam configuração escalonada com pneus mais estreitos na dianteira e mais largos na traseira, e incluem opções com pneus Michelin Primacy 5 Energy exclusivos da Xiaomi para maior autonomia ou pneus Michelin Pilot Sport EV com isolamento acústico para uma experiência mais esportiva e premium. Complementando o visual de desempenho, há pinças fixas Brembo® de quatro pistões nas cores vermelha ou amarela.
A cabine de luxo do Xiaomi YU7 é onde design e funcionalidade se fundem. São quatro opções de cores internas — Pine Gray, Coral Orange, Twilight Blue, Iris Purple Dual Tone e Ash Gray — que podem ser combinadas com as nove cores externas para criar inúmeros visuais. O interior é construído com um toque verdadeiramente luxuoso: todas as superfícies de alto contato são macias, utilizando 17 m² de materiais certificados OEKO-TEX® Classe 1, seguros até para contato com a pele de bebês. Os assentos são estofados em couro napa, proporcionando conforto duradouro, e as versões opcionais de assentos dianteiros duplos de gravidade zero reclinam com massagem em 10 pontos. Os bancos traseiros contam com reclinação de luxo de 135°, aquecimento e ajuste, além de encostos de cabeça melhorados para maior suporte.
Mesmo com seu perfil baixo e esportivo, o Xiaomi YU7 oferece uma cabine ampla e confortável, projetada para um modelo antropométrico de 1,88 m, com espaço generoso para a cabeça e pernas. Os bancos traseiros reclinam para formar uma cama de 1,8 m, e o veículo conta com 36 compartimentos de armazenamento. O porta-malas dianteiro (frunk) oferece 141 litros, enquanto o traseiro tem capacidade de até 687 litros, expansível para 1.758 litros com os bancos reclinados, ideal para viagens em família. Destaques incluem uma porta-luvas com senha de 13,7 litros, gaveta traseira de 5,2 litros, carregamento wireless de 80W para celulares, espelhos com ajustes de brilho e temperatura de cor, espelhos retrovisores com função antiofuscante e monitor de ponto cego, um refrigerador inteligente de 4,6 litros e um sistema de som premium com 25 alto-falantes compatível com Dolby Atmos. O ar-condicionado é projetado para um fluxo de ar suave e saudável, com filtro HEPA ultragrande para purificação do ar.
O Xiaomi YU7 apresenta novas melhorias em isolamento acústico e proteção solar. Todas as versões vêm de série com vidro laminado duplo em todas as portas e janelas, além de mais de 200 melhorias no controle de ruído e 120 materiais acústicos. A versão Max oferece uma cabine ultras silenciosa com vidro laminado duplo nas quatro portas, teto solar panorâmico com tratamento acústico e mais de 30 zonas de isolamento aprimoradas. A proteção UV nível SFP100 e PA++++ é garantida pelo para-brisa com triplo revestimento prateado, janelas com vidro duplo laminado de proteção solar e teto panorâmico com duplo revestimento prateado. A versão Max aprimora ainda mais com um teto solar panorâmico EC com escurecimento inteligente, ativado por botão para isolamento térmico e proteção solar superiores.
Em termos de condução e dirigibilidade avançadas, o Xiaomi YU7 eleva suas tecnologias elétricas (motor elétrico, bateria e unidade de controle) a um novo patamar. Toda a linha é equipada com o motor Xiaomi HyperEngine V6s Plus aprimorado, com rotação máxima de 22.000 rpm, torque máximo de 528 N·m e potência máxima de 288 kW. A versão Max atinge 690 cv de potência, velocidade máxima de 253 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em impressionantes 3,23 segundos, tornando-se o SUV com a aceleração mais rápida abaixo de 800.000 RMB.
A autonomia estendida é um dos grandes destaques: a versão Standard oferece uma impressionante autonomia CLTC de 835 km, a melhor na categoria de SUVs elétricos médios e grandes. As versões com tração total também alcançam autonomia CLTC de até 770 km, superando veículos elétricos similares, permitindo longas viagens com uma única carga. Essa performance é possível graças à plataforma de carbeto de silício de 800 V, que permite carregamento ultrarrápido de 10% a 80% em apenas 12 minutos, adicionando até 620 km de autonomia em 15 minutos. A compatibilidade com mais de 99% das estações públicas de recarga na China continental assegura praticidade.
Para o conforto dos passageiros, especialmente aqueles que sofrem de enjoo por movimento, a Xiaomi colaborou com hospitais para desenvolver um Modo de Alívio do Enjoo por Movimento. O chassi do Xiaomi YU7 foi precisamente ajustado para suavizar movimentos de cabeceio, balanço e impactos, resultando em uma redução de 51% na incidência de enjoo por movimento nos testes.
A tecnologia avançada do Xiaomi YU7 é impulsionada por uma Arquitetura Elétrica/Eletrônica (EEA) de ponta, que incorpora um “Módulo de Controle de Domínio Quatro em Um”. Esse cérebro central integra controladores de condução assistida, cabine digital, controle central do veículo e telemática, consolidando dezenas de módulos funcionais para otimizar o tamanho, peso e eficiência energética. A plataforma de computação para veículos NVIDIA DRIVE AGX Thor™ de 4 nm, com 700 TOPS de poder de processamento, suporta a condução assistida. A arquitetura EEA passou por rigorosos testes de confiabilidade, garantindo uma vida útil superior a 10 anos.
No interior, a tela panorâmica Xiaomi HyperVision utiliza minitelas LED e tecnologia de projeção curva para exibir informações no para-brisa de forma fluida e intuitiva, incluindo velocidade e navegação, e imagens de pontos cegos ao fazer curvas. A cabine inteligente com HyperOS oferece interações atraentes, como karaokê sem microfone e pets animados que atuam como copilotos, respondendo a comandos de voz do assistente Xiaomi Hyper XiaoAi. Este assistente de voz aprimorado agora funciona com um modelo de AI de grande porte, suporta interação multimodal e por voz em todo o exterior do veículo, com controle de voz de cinco zonas para evitar interferências.
O ecossistema “Humano x Carro x Casa” se expande com novas funcionalidades, como portas de rosca dupla que fornecem até 27W de potência para acessórios, nove pontos magnéticos para acessórios na cabine, um novo suporte magnético sem fio para telefone e a possibilidade de expansão com uma câmera 4K com estabilizador e um sensor de interação espacial com AI. O encosto dos bancos dianteiros pode acomodar o Xiaomi Pad 7S Pro, e a área do teto traseiro possui um sistema de trilhos para saída de 100W e portas Tipo-C, permitindo a conexão de luzes deslizantes ou um projetor externo para acampamentos, além de bagageiro expansível para transportar bicicletas ou pranchas de snowboard.
A Xiaomi também aprimorou a experiência para usuários Apple. O YU7 é compatível com desbloqueio remoto UWB, controle remoto via widgets do app Xiaomi EV e atalhos do Centro de Controle. O Botão de Ação do iPhone pode ser configurado para destravar ou travar o carro, e o app Xiaomi EV oferece atualizações em tempo real do estado do veículo, além de permitir o envio de rotas de navegação do telefone para o carro. O Apple CarPlay pode ser fixado como widget, permitindo o uso simultâneo de apps do carro e CarPlay na mesma tela. O sistema é compatível com Apple Music para streaming online de alta qualidade, e o Apple Watch permite controlar o veículo. O suporte para tablet no banco traseiro também permite uso expandido com o iPad.
O Xiaomi YU7 vem equipado de série com hardware avançado de condução assistida, que inclui o chip NVIDIA DRIVE AGX Thor™ de nova geração (700 TOPS), LiDAR, radar de ondas milimétricas 4D, 11 câmeras em alta definição e 12 radares ultrassônicos. Sete dessas câmeras são antirreflexo ultraclaras com tecnologia de revestimento ALD. No software, todos os modelos YU7 vêm com o sistema integral de condução assistida da Xiaomi, baseado em 10 milhões de vídeos de treinamento, que utiliza modelos multimodais de grande porte para selecionar comportamentos de condução de alta qualidade, garantindo controle suave de aceleração e desaceleração, detecção de obstáculos precisa e navegação eficiente. A Xiaomi se compromete a investir a longo prazo em tecnologia de condução assistida, colaborando com universidades de ponta.
A segurança avançada é um pilar fundamental para a Xiaomi, que acredita que “a segurança é o requisito fundamental, a base e o núcleo de tudo”. O Xiaomi YU7 mantém a filosofia “Segurança Acima de Tudo” com um design abrangente. O veículo utiliza aço Xiaomi de ultra-alta resistência de 2200 MPa, o aço conformado a quente de maior resistência em produção em massa na indústria automotiva, em áreas-chave como vigas anti-impacto e tubos de expansão nos pilares A e B, formando uma estrutura de reforço integrada à carroceria. Isso melhora significativamente a segurança em impactos laterais e capotamentos. A carroceria híbrida de aço e alumínio Armor-Cage é composta por 90,2% de aço de alta resistência e liga de alumínio, com rigidez torcional de 47.610 N·m/grau.
Em segurança passiva, o Xiaomi YU7 superou mais de 50 testes internos baseados nos protocolos C-NCAP e C-IASI, e foi rigorosamente desenvolvido para proteger mulheres em todas as posições dos assentos. Quanto à proteção da bateria, tanto as baterias de fosfato de ferro-lítio quanto as de lítio ternário cumprem padrões de segurança ultra-elevados, superando os novos requisitos nacionais da China para 2025. O YU7 utiliza o mesmo revestimento à prova de balas na parte inferior da bateria que o Xiaomi SU7 Ultra, com um travessão antirrisco de 1500 MPa para proteção adicional.
A qualidade excepcional do Xiaomi YU7 é comprovada por testes rigorosos em condições reais: 653 veículos de teste percorreram um total de 10,62 milhões de quilômetros, sendo 6,49 milhões de quilômetros em estrada ao longo de 539 dias, cobrindo 296 cidades em climas extremos e altitudes elevadas. Esses testes exaustivos demonstraram a capacidade do Xiaomi YU7 de se adaptar aos diversos climas e terrenos da China. Além disso, o Xiaomi YU7 Max bateu um novo recorde em um desafio de resistência de 24 horas, completando 3944 km, inspirado nas 24 Horas de Le Mans, para testar potência, autonomia, capacidade de carga, durabilidade e confiabilidade em condições extremas, incentivando outras marcas a buscarem melhor tecnologia e inovação.
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Autonomia CLTC: Significa “China Light-Duty Vehicle Test Cycle” (Ciclo de Teste de Veículos Leves da China). É um padrão de teste chinês para medir o consumo de energia e a autonomia de veículos, incluindo carros elétricos. É importante notar que a autonomia CLTC tende a ser mais otimista que os padrões de outros países, como o WLTP (Europa) ou EPA (EUA), pois simula condições de direção mais leves e menos exigentes.
Plataforma de carbeto de silício de 800 V: Refere-se à arquitetura elétrica de um veículo elétrico que opera com uma voltagem de 800 volts e utiliza componentes de carbeto de silício (SiC) nos inversores. O carbeto de silício é um material semicondutor avançado que permite maior eficiência na conversão de energia, menor perda de calor e, consequentemente, carregamento mais rápido e maior autonomia em comparação com as plataformas de 400 V baseadas em silício tradicionais.
TOPS (Tera Operations Per Second): É uma unidade de medida que indica a capacidade de processamento de um chip, especialmente em operações de inteligência artificial. “Tera” significa trilhão, então 700 TOPS significa que o chip pode realizar 700 trilhões de operações por segundo. Um poder de processamento tão alto é crucial para sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS) e condução autônoma, que exigem análise de grandes volumes de dados em tempo real.