A Lecar vai apresentar oficialmente a Campo, primeira picape híbrida com cabine dupla e motorização elétrica combinada com motor flex a etanol desenvolvida no Brasil, durante a Fenasucro & Agrocana 2025. O modelo promete autonomia inédita e aposta em sustentabilidade e tecnologia nacional.
O lançamento representa um marco inédito na engenharia automotiva brasileira: trata-se do primeiro veículo híbrido-flex com foco no agronegócio e no uso intensivo de etanol como solução de mobilidade limpa e economicamente viável. O modelo chegará ao mercado em agosto de 2026, com proposta voltada à autonomia ampliada, desempenho e uso racional de energia – tudo desenvolvido com base na realidade brasileira.
Com motorização elétrica principal e motor a combustão funcionando como range extender, a Lecar Campo alcança até 1.000 km de autonomia com apenas 30 litros de etanol, o que a posiciona como uma das picapes mais eficientes da categoria em termos energéticos. A apresentação será realizada entre os dias 12 e 15 de agosto, na Fenasucro & Agrocana, maior evento mundial da cadeia da bioenergia, realizado em Sertãozinho (SP).
“Temos a ambição de transformar o etanol em um vetor global de mobilidade sustentável. O mundo ainda desconhece a verdadeira eficiência desse combustível como conhecemos no Brasil. A Lecar Campo é nossa resposta a esse desafio”, afirma Flávio Assis, CEO e fundador da Lecar. Ele também destacou que a escolha da Fenasucro como palco do lançamento reforça o DNA agro e renovável do projeto.
A proposta da Lecar é oferecer uma solução robusta, com tecnologia nacional, adaptada ao interior do país e especialmente atraente para o agronegócio, onde o etanol está amplamente disponível e a autonomia é fator decisivo. A picape contará com o motor elétrico HEPU POWER de 165 cv e 26,3 kgfm, alimentado por uma bateria LiFePO4 WINSTON de 18,4 kWh, e terá o motor HORSE HR10DDT de 122 cv apenas como extensor de autonomia, funcionando de forma estratégica para ampliar o alcance.
A engenharia da Lecar Campo inclui transmissão integrada ao motor, direção eletroassistida, suspensão independente nas quatro rodas e sistema de freios com ABS e EBD. Em termos de segurança, o modelo contará com seis airbags, controle de velocidade adaptativo, frenagem autônoma de emergência e um sistema de direção semiautônoma via plataforma Open Pilot, atingindo o nível 2 de assistência à condução.
Entre os principais diferenciais técnicos estão o uso de bateria de alta densidade com recarga rápida, o sistema motriz híbrido com gerenciamento inteligente de energia, além da promessa de manutenção simplificada e custos operacionais reduzidos frente a picapes tradicionais. O projeto foi concebido para oferecer independência energética em regiões de baixa cobertura elétrica ou longas distâncias entre abastecimentos.
A Lecar nasce com a proposta de conectar a engenharia brasileira à bioenergia nacional. Apostando em uma cadeia de fornecedores locais e com desenvolvimento 100% nacional, a empresa busca tornar o etanol uma referência mundial em mobilidade sustentável. Assis também é fundador de empresas ligadas a fintechs e mobilidade, como a Lecard e Lebank, e atua integrando soluções de pagamento, logística e energia.
A Fenasucro & Agrocana 2025 será a vitrine ideal para esse lançamento, com estrutura ampliada em 32% em relação à edição anterior e expectativa de atrair visitantes de mais de 60 países. A feira representa o centro global do etanol e bioenergia, com participação de usinas, fabricantes de equipamentos e investidores. A nova picape híbrida flex promete ser um dos destaques do evento, tanto por sua proposta tecnológica quanto pelo simbolismo nacional do etanol.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Híbrido Flex a Etanol – Veículo que combina motorização elétrica com motor a combustão interna movido a etanol, funcionando de forma alternada ou complementar.
Range Extender (REEV) – Sistema em que o motor a combustão atua exclusivamente para gerar energia e estender a autonomia da bateria, sem tracionar diretamente o veículo.
Bateria LiFePO4 – Tipo de bateria de fosfato de ferro-lítio, conhecida pela estabilidade térmica, segurança e longa vida útil.
ADAS Nível 2 – Sistemas avançados de assistência à condução que permitem controle simultâneo de direção e velocidade, exigindo supervisão do motorista.