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Mecânica Online®, com Tarcisio Dias, integra júri do Prêmio Carro do Ano 2026

Especialista participa pelo 11º ano consecutivo da tradicional premiação, representando a excelência técnica da imprensa automotiva nacional na categoria dos Motores do Ano.

O engenheiro mecânico mecatrônico e radialista Tarcisio Dias, gerente de conteúdo do Mecânica Online®, foi confirmado como jurado técnico da 59ª edição do Prêmio Carro do Ano, reforçando sua presença entre os principais especialistas do setor. Em 2026, ele completa 11 participações consecutivas na escolha dos melhores motores da indústria nacional.

O Mecânica Online® tem o orgulho de anunciar a participação de Tarcisio Dias como jurado da 59ª edição do Prêmio Carro do Ano, a mais tradicional premiação da indústria automobilística brasileira, promovida pela Autoesporte. Pelo 11º ano consecutivo, Tarcisio Dias, único representante de Pernambuco no prêmio, integra o seleto grupo de especialistas responsável por eleger o Motor do Ano, em suas três categorias: combustão, híbrido e elétrico.

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A edição 2026 da premiação chega com importantes atualizações, refletindo a transformação tecnológica e comercial do mercado automotivo nacional. Entre as principais mudanças, o teto de preço para a categoria principal de Carro do Ano passa de R$ 200 mil para R$ 250 mil, considerando a nova realidade de preços dos modelos comercializados no país.

Critérios técnicos para o Motor do Ano 2026 – Com o avanço das tecnologias de propulsão, a categoria Motor do Ano torna-se ainda mais relevante. A avaliação técnica será dividida em três frentes — combustão, híbrido e elétrico — respeitando critérios rigorosos de desempenho, eficiência energética e evolução técnica. Confira os detalhes de cada categoria:

Motor do Ano Combustão – Inclui motores a gasolina, etanol, diesel ou flex, além de híbridos leves (MHEV até 60V) que não tracionam as rodas eletricamente. Para concorrer, é necessário que o motor seja inédito ou tenha passado por evolução significativa. São consideradas melhorias em componentes internos (cabeçote, pistões, virabrequim) e periféricos (turbocompressor, bomba, alternador). Alterações que resultem em ganhos mínimos de 5% em potência, torque, consumo ou eficiência energética são elegíveis.

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Motor do Ano Híbrido – Abrange híbridos leves (capazes de tracionar eletricamente), híbridos plenos (HEV) e plug-in (PHEV). Serão avaliadas a potência combinada, eficiência energética, capacidade e tipo de bateria, desempenho e autonomia elétrica baseada no padrão PBEV do Inmetro. Alterações relevantes devem proporcionar ganhos superiores a 5% nos indicadores principais.

Motor do Ano Elétrico – Concorrem conjuntos puramente elétricos ou de autonomia estendida, com bateria de alta tensão. Os sistemas devem apresentar evolução em ao menos dois dos três pilares: bateria, motor elétrico e controlador de potência. Critérios como potência, capacidade, autonomia, eficiência, tempo e ciclos de recarga compõem a avaliação técnica. Assim como nas demais categorias, alterações sem ganhos não serão classificadas.

Corpo de jurados e cronograma da premiação – O Carro do Ano 2026 contará com um painel técnico de 20 jurados para as categorias principais e 17 especialistas para as categorias de motor, incluindo Tarcisio Dias. Todos são jornalistas, engenheiros e especialistas de relevância nacional, representando veículos de comunicação e instituições técnicas respeitadas. A lista oficial será divulgada ao longo de julho.

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Procedimento de votação – Fase 1 – Na primeira fase, os jurados indicarão até cinco pré-finalistas por categoria, respeitando os seguintes critérios:

  • O valor de referência será a versão de entrada do modelo, com preços divulgados até 10 de outubro de 2025.
  • Cada categoria poderá ter mínimo de dois e máximo de cinco finalistas.
  • Limite de uma indicação por marca: em caso de empate, prevalece o modelo com maior número de votos.
  • Se houver cinco ou menos pré-finalistas válidos, estes serão automaticamente classificados, desde que respeitem a diversidade de marcas.

Prazos para os fabricantes – Os fabricantes devem estar atentos às seguintes datas:

  • 30 de junho de 2025 – Divulgação oficial do regulamento completo.
  • Julho de 2025 – Divulgação da lista de jurados.
  • 17 de outubro de 2025 – Data-limite para lançamento e divulgação oficial de preços dos modelos concorrentes.
  • 23 de outubro de 2025 – Anúncio dos finalistas de cada categoria.
  • Novembro de 2025 – Votação final dos jurados e divulgação oficial dos vencedores.

O Mecânica Online®, por meio da atuação técnica e imparcial de Tarcisio Dias, reforça seu compromisso com a excelência na cobertura da indústria automotiva nacional. Participar do Prêmio Carro do Ano é mais que um reconhecimento – é uma responsabilidade com o futuro da mobilidade brasileira.

Tarcisio Dias, com sua formação em engenharia mecatrônica e trajetória de mais de 25 anos à frente do Mecânica Online®, reforça o compromisso editorial com análises imparciais, linguagem acessível e abordagem técnica, alinhada com os princípios que regem a avaliação da premiação.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) – Sistema híbrido leve com bateria de até 60V que auxilia o motor a combustão, mas não traciona o veículo sozinho.

PBEV (Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular) – Sistema oficial do Inmetro para aferição de consumo e autonomia de veículos eletrificados.

Controlador de potência – Componente eletrônico responsável por gerenciar o fluxo de energia entre a bateria e o motor elétrico em veículos híbridos ou elétricos.

Potência combinada – Soma da potência dos motores térmico e elétrico em sistemas híbridos, considerada para efeito de desempenho e classificação técnica.

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