domingo, 14 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Mercedes-Benz testa com sucesso o caminhão elétrico eActros em trajeto interestadual

Modelo percorreu mais de 440 km pela Via Dutra sem recarga e inicia nova fase de testes com clientes no Brasil

O eActros 400 se tornou o primeiro caminhão elétrico a atravessar o trecho mais movimentado da Via Dutra com uma única carga de bateria. Com 442 km percorridos entre São Bernardo do Campo (SP) e São João de Meriti (RJ), a Mercedes-Benz do Brasil inicia uma nova fase de eletromobilidade no transporte de cargas pesadas.

A Mercedes-Benz do Brasil concluiu com êxito um teste de longa distância com o caminhão elétrico eActros 400, voltado a operações interurbanas de cargas médias e pesadas. O trajeto partiu da fábrica da empresa em São Bernardo do Campo (SP) e terminou no Posto Galápagos, em São João de Meriti (RJ), cruzando um dos trechos mais movimentados da Via Dutra, eixo logístico vital para o país.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com autonomia total de 442 km rodados sem necessidade de recarga intermediária, o eActros 400 manteve velocidade média de 63 km/h e alcançou eficiência energética de 0,70 kWh/km, segundo Jefferson Ferrarez, vice-presidente da Mercedes-Benz do Brasil. Mesmo ao final do percurso, o caminhão ainda contava com 30% de carga disponível. O teste foi feito com PBT de 19.200 kg, sendo 6.200 kg de carga líquida.

O modelo é parte da nova estratégia da Mercedes-Benz para o transporte sustentável no Brasil. Ainda em 2025, a marca inicia testes operacionais com clientes em diversos segmentos, envolvendo tanto o eActros (400 e 300) quanto o caminhão leve elétrico FUSO eCanter, todos com zero emissões locais. Os testes contarão com parceiros estratégicos, como Braspress, Coca-Cola Femsa, Expresso Nepomuceno, RD Saúde, Suzano, AGL, Marimex e Ypê.

Segundo Ferrarez, essa nova fase marca o protagonismo da Mercedes-Benz do Brasil dentro do grupo Daimler Truck, que já conta com 15 modelos elétricos em seu portfólio global. A marca destaca que o país passa a integrar as regiões-chave da eletromobilidade para caminhões, unindo engenharia local e expertise global.

- Publicidade -

O eActros é indicado para aplicações logísticas interurbanas, sendo compatível com carroçarias como baú carga seca, refrigerado, porta-pallets, entre outras. Para os testes, estarão disponíveis versões 6×2 com 336 ou 448 kWh de bateria e também cavalo mecânico 4×2 com 336 kWh, variando entre PBT de 19 a 27 toneladas e CMT de até 40 toneladas.

O eActros 400 conta com quatro pacotes de baterias NMC (níquel, manganês e cobalto), com capacidade instalada total de 448 kWh, o que permite autonomia de até 400 km. O modelo eActros 300 utiliza três baterias, totalizando 336 kWh. O carregamento rápido pode ser realizado em até 1h15 com carregador de alta potência.

Na parte mecânica, o eActros se diferencia por um eixo elétrico com dois motores integrados, com potência contínua de 330 kW e pico de 400 kW, aliados a transmissão de duas marchas. Um dos destaques é o freio regenerativo, que reaproveita a energia das frenagens para recarregar as baterias.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O interior da cabine prioriza o conforto do motorista, com painel LCD colorido, display multimídia sensível ao toque, MirrorCam, botão start/stop, e comandos intuitivos. Já a segurança é reforçada com sistemas como ABA5 (frenagem autônoma), ASA (ponto cego), AAA (fadiga), ESP, LDWS, EPB e IHC (controle de farol).

Com experiência prévia na eletrificação de ônibus urbanos, como o eO500U e o futuro articulado eO500UA, a Mercedes-Benz amplia agora sua atuação com foco também no segmento de caminhões, posicionando o Brasil como peça estratégica em sua jornada global pela sustentabilidade no transporte pesado.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

PBT (Peso Bruto Total) – É o peso total do veículo somado à carga, combustível, motorista e passageiros. É essencial para definir a categoria e a aplicação do caminhão.

CMT (Capacidade Máxima de Tração) – Refere-se ao peso máximo que um cavalo mecânico pode tracionar, considerando reboques e semirreboques.

Eficiência energética (kWh/km) – Mede o consumo de energia por quilômetro rodado. No caso dos caminhões elétricos, valores abaixo de 1,0 kWh/km indicam boa eficiência.

Freio regenerativo – Sistema que transforma a energia cinética da frenagem em energia elétrica, devolvendo-a às baterias e aumentando a autonomia do veículo.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil