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Cummins lança eixo tandem MT 38-610 para mineração fora de estrada

Com capacidade para 38 toneladas por conjunto e até 150 toneladas de PBC, eixo MT 38-610 inaugura nova geração de soluções robustas para o segmento off-highway

A Cummins Brasil avança em seu portfólio de soluções fora de estrada com o lançamento do eixo tandem MT 38-610, projetado especialmente para suportar aplicações severas em ambientes de mineração. Com capacidade vertical de 38 toneladas por conjunto de eixo e PBC (Peso Bruto Combinado) de até 150 toneladas, o novo componente representa uma evolução no suporte a operações em terrenos sem infraestrutura viária.

Com desenvolvimento local e apoio técnico da engenharia global da Cummins, o MT 38-610 responde à crescente demanda por componentes capazes de suportar o transporte de cargas pesadas entre áreas de escavação, britagem e beneficiamento mineral. Seu uso é exclusivo para veículos fora de estrada, como caminhões articulados, basculantes fora-de-estrada e equipamentos de transporte de alta carga.

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Tecnologia e engenharia para o ambiente extremo

O desenvolvimento do MT 38-610 integrou soluções já aplicadas em veículos canavieiros e madeireiros, com destaque para a utilização de cinco engrenagens planetárias por cubo de roda, permitindo maior distribuição do torque e menor esforço individual. Isso resulta em ganhos de durabilidade, ideal para operações contínuas sob condições extremas.

Segundo Thabata R. Prosdoskimis, supervisora de Engenharia do Produto da Cummins Brasil, a robustez foi o pilar central do projeto:
“Mesclamos componentes consagrados com novos conjuntos dimensionados para cargas extremas. A distribuição de carga nos cubos aumenta a resistência e reduz o desgaste individual das engrenagens.”

Validação nacional com padrão global

Mais de 80% dos testes de validação foram conduzidos no Brasil, na unidade de Osasco (SP), com suporte do Laboratório de Ensaios Mecânicos (LEM), que foi preparado para simular as condições severas de uso na mineração. Ensaios complementares também foram realizados nos Estados Unidos, fortalecendo o padrão de qualidade global do produto.

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A produção do eixo será realizada na própria planta de Osasco, aproveitando parte da linha já existente para eixos com redução no cubo. Isso garante viabilidade industrial, sem necessidade de grandes adequações.

Alta nacionalização e novo sistema de fixação

O MT 38-610 apresenta elevado índice de nacionalização, com destaque para carcaças (anterior e posterior), tambor e câmaras de freio, suportes e componentes de fixação como parafusos e porcas.

Um dos grandes diferenciais do projeto é o novo conceito de fixação: a extensão da carcaça onde o cubo de roda é montado agora é parafusada à carcaça e ao freio, formando um conjunto único e robusto. O método substitui o sistema tradicional de pinos e prensagem e aumenta a rigidez estrutural, sem comprometer a confiabilidade.

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Versatilidade com múltiplas relações de redução

A Cummins oferece o eixo com três relações de redução final5.41, 6.18 e 7.21 — permitindo sua aplicação em diferentes perfis operacionais, de acordo com as demandas de velocidade, torque e topografia da operação de transporte mineral.

A montagem do novo eixo exigiu procedimentos específicos de montagem e treinamento de operadores, com foco na correta instalação dos subconjuntos e no desempenho ideal do sistema completo.

Aposta estratégica no segmento off-highway

Com o MT 38-610, a Cummins reforça seu compromisso com soluções voltadas para aplicações severas fora de estrada, contribuindo para o avanço da mobilidade pesada e o fortalecimento da indústria mineral.

O novo eixo amplia o leque de componentes de alto desempenho oferecidos pela marca e mostra a capacidade técnica da engenharia brasileira ao desenvolver soluções alinhadas às necessidades operacionais do setor.

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  • Eixo tandem – Conjunto de dois eixos interligados, geralmente traseiros, que compartilham a carga e proporcionam maior capacidade de tração e distribuição de peso.
  • Redução nos cubos – Sistema que transfere torque para as rodas por meio de engrenagens localizadas nos cubos, proporcionando maior força de tração e menor esforço sobre o diferencial.
  • Engrenagens planetárias – Conjunto de engrenagens usado para distribuir torque com eficiência, permitindo que mais engrenagens compartilhem a carga de maneira equilibrada.
  • PBC (Peso Bruto Combinado) – Soma do peso do veículo, da carga e de possíveis implementos, definindo o limite máximo de operação do conjunto.
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