A Ford revela um salto revolucionário em sua estratégia de eletrificação com o lançamento da Plataforma Universal de Veículos Elétricos e do Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos. Combinando a experiência de uma empresa de 122 anos com a agilidade de uma startup, a montadora anuncia a produção de uma nova família de veículos elétricos acessíveis, começando por uma picape elétrica de médio porte em 2027, que será fabricada em Louisville e terá um tempo de montagem 15% mais rápido.
A nova plataforma é o cerne da estratégia da Ford para o futuro. Segundo Jim Farley, presidente e CEO da empresa, a abordagem foi radical para solucionar o desafio de criar veículos elétricos acessíveis, mantendo a qualidade e o desempenho. O projeto, liderado por uma pequena equipe “longe de Detroit”, resultou em uma arquitetura com 20% menos peças, 25% menos fixadores e um chicote elétrico 1,3 km mais curto e 10 kg mais leve que o dos SUVs elétricos de primeira geração.
A nova picape elétrica será construída sobre uma bateria estrutural com células prismáticas de fosfato de ferro-lítio (LFP). Além de serem mais baratas, duráveis e livres de cobalto e níquel, as baterias LFP são integradas à estrutura do veículo, funcionando como o piso e criando um baixo centro de gravidade. Isso não só melhora a dirigibilidade, mas também proporciona um interior mais silencioso e espaçoso.
Em termos de desempenho, a Ford promete uma experiência de condução divertida. A picape elétrica de médio porte terá um torque instantâneo e será capaz de acelerar de 0 a 100 km/h tão rápido quanto um Mustang EcoBoost. Além disso, o design inovador da plataforma permite maior espaço interno, além de um porta-malas dianteiro (frunk) e uma caçamba versátil, ideal para transportar equipamentos como pranchas de surfe.
Para viabilizar a nova plataforma, a Ford irá investir US$ 2 bilhões na Fábrica de Louisville, totalizando cerca de US$ 5 bilhões em investimentos ao lado do BlueOval Battery Park Michigan, onde serão construídas as baterias LFP. A otimização do processo de produção é outro pilar do projeto. A linha de montagem tradicional foi substituída por um conceito de “árvore de montagem”, onde três subconjuntos (frente, traseira e bateria estrutural com o interior) são montados simultaneamente em linhas separadas e depois unidos.
O Sistema Universal de Produção de Veículos Elétricos também utiliza grandes peças unitárias de alumínio fundido para substituir dezenas de peças menores, simplificando a montagem. Esse método, aliado a kits de peças e ferramentas para os operadores, melhora a ergonomia e foca na eficiência, o que deve tornar a montagem da nova picape 40% mais rápida em relação aos veículos atuais da fábrica de Louisville.
De acordo com Bryce Currie, vice-presidente de Manufatura das Américas da Ford, a recriação da fábrica a partir do zero visa “um salto dramático” em qualidade e custo, através da redução da complexidade do processo. A fábrica de Louisville, que será expandida em 4.800 metros quadrados, terá a rede mais rápida e com maior número de pontos de acesso entre todas as plantas globais da Ford, permitindo mais escaneamentos eletrônicos de qualidade e garantindo o padrão de excelência da nova picape elétrica.
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Bateria LFP (fosfato de ferro-lítio) – Um tipo de bateria de íon-lítio que utiliza fosfato de ferro como material do cátodo. É mais segura, durável e econômica que outras baterias, além de não utilizar cobalto e níquel.
Frunk (Front Trunk) – Termo em inglês para “porta-malas dianteiro”. É um espaço de armazenamento na parte frontal de veículos que não possuem motor a combustão.
Hardware-in-the-Loop (HIL) – Técnica de simulação usada para testar controladores eletrônicos. Um modelo computacional do veículo é executado em tempo real e interage com o controlador físico, simulando o ambiente real para acelerar o desenvolvimento e testes.