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BMW iX5 Hydrogen sai da frota piloto para produção em série

Abertura tecnológica da montadora permite a oferta do novo BMW X5 com cinco opções de motorização, incluindo a célula de combustível a hidrogênio, reforçando o papel da tecnologia na descarbonização global.

O BMW Group anuncia o lançamento da produção em série do novo BMW iX5 Hydrogen, um marco em sua estratégia de abertura tecnológica. Pela primeira vez na história da marca, o modelo BMW X5 será oferecido com cinco variantes de motorização: elétrica a bateria, híbrida plug-in, gasolina, diesel e célula de combustível a hidrogênio. A decisão reforça o compromisso da BMW com a descarbonização e o desenvolvimento de um portfólio de produtos que atenda às diversas necessidades dos consumidores em todo o mundo.

O BMW Group está lançando uma nova era em sua estratégia de diversidade de produtos, com a produção em série do BMW iX5 Hydrogen. Pela primeira vez, a montadora oferecerá um único veículo, o novo BMW X5, com cinco diferentes tecnologias de motorização.

O cliente poderá escolher entre motores a combustão interna a gasolina e diesel, sistemas híbridos plug-in, propulsão elétrica a bateria e, a partir de 2028, a tecnologia de célula de combustível a hidrogênio com o novo BMW iX5 Hydrogen.

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Joachim Post, membro do Conselho de Administração da BMW AG, responsável pelo Desenvolvimento, destacou que a abertura tecnológica é um fator estratégico de sucesso para o BMW Group. Segundo ele, o hidrogênio desempenha um papel essencial na descarbonização global.

A diversidade de produtos e sistemas de propulsão estabelece a base para que a BMW atenda às diferentes demandas e necessidades de seus clientes em todo o mundo. A BMW reforça sua posição como pioneira em tecnologia ao oferecer um portfólio tão amplo em um único modelo.

A inclusão da tecnologia de célula de combustível a hidrogênio na linha BMW X5 demonstra a aplicação consistente da estratégia de abertura tecnológica da marca. O novo BMW iX5 Hydrogen chegará ao mercado como o primeiro modelo da marca movido a hidrogênio produzido em série.

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Michael Rath, vice-presidente de Veículos a Hidrogênio do BMW Group, afirmou que o novo BMW iX5 Hydrogen será um “verdadeiro BMW”, oferecendo o prazer de dirigir característico da marca. O veículo representa um avanço tecnológico e um passo significativo na transição para a mobilidade sustentável.

A tecnologia de propulsão do BMW iX5 Hydrogen é baseada na terceira geração do sistema de célula de combustível. Este avanço é resultado de uma colaboração entre o BMW Group e a Toyota Motor Corporation.

A nova tecnologia de célula de combustível desenvolvida em parceria com a Toyota é mais compacta, potente e eficiente. Isso resulta em maior autonomia e desempenho, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia, superando as limitações de sistemas anteriores.

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O BMW Group já está produzindo os primeiros protótipos em seus centros de competência em Munique e na fábrica do BMW Group em Steyr. Outros componentes do sistema de propulsão virão da fábrica do BMW Group em Landshut, reforçando a capacidade de produção interna da montadora.

O hidrogênio é reconhecido como um importante vetor energético para a descarbonização global. Ele pode ser usado como um meio eficaz de armazenamento de fontes de energia renováveis, ajudando a equilibrar a oferta e a demanda na rede elétrica.

A BMW vê o hidrogênio como a peça que faltava para completar o quebra-cabeça da mobilidade elétrica, especialmente em situações onde os sistemas elétricos a bateria não são a solução ideal, como em veículos de grande porte ou para uso em longas distâncias.

Além de desenvolver o BMW iX5 Hydrogen, a BMW participa da iniciativa HyMoS (Hydrogen Mobility at Scale). O projeto foi criado para apoiar o desenvolvimento de ecossistemas de mobilidade a hidrogênio em áreas metropolitanas.

A iniciativa HyMoS atua em cooperação com parceiros da indústria e instituições para aumentar a viabilidade econômica da infraestrutura de hidrogênio. O objetivo é concentrar a demanda de diversos tipos de veículos, como caminhões, ônibus e automóveis de passageiros, para otimizar o uso das estações de abastecimento.

Uma fase piloto da iniciativa HyMoS já foi iniciada com o apoio a ecossistemas existentes na Alemanha e na França. A experiência adquirida nesses projetos será usada para a implementação em outras áreas metropolitanas e, futuramente, a expansão para outros países.

A flexibilidade de produção e o alto nível de expertise em integração da BMW permitem que essa variedade de tecnologias de propulsão seja implementada de forma eficiente na nova linha BMW X5, desde o desenvolvimento e a compra de componentes até a produção.

O BMW iX5 Hydrogen e a iniciativa HyMoS demonstram o posicionamento da BMW no mercado automotivo. A empresa não se limita a produzir veículos elétricos a bateria, mas investe em soluções alternativas para um futuro mais sustentável e que atenda a todas as necessidades de transporte.

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Descarbonização global – Processo de redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera em nível mundial, com o objetivo de mitigar as mudanças climáticas e diminuir a dependência de combustíveis fósseis.

Célula de combustível a hidrogênio – Dispositivo eletroquímico que converte a energia química do hidrogênio e do oxigênio em energia elétrica, com água como único subproduto. O processo não emite poluentes e pode ser usado para alimentar motores elétricos.

Híbrido plug-in – Veículo que combina um motor a combustão interna com um motor elétrico e uma bateria recarregável em tomadas externas. A tecnologia permite que o carro rode curtas distâncias apenas com energia elétrica, reduzindo o consumo de combustível e as emissões.

Abertura tecnológica – Estratégia de uma empresa para desenvolver e oferecer diferentes tipos de tecnologia de propulsão. O objetivo é não depender de uma única solução, mas sim ter um portfólio diversificado para atender às necessidades do mercado e se adaptar a futuras regulamentações.

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