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BMW prepara produção em série de sistemas de células de combustível de hidrogênio

Grupo alemão investe em fábricas na Áustria e na Alemanha para fabricar a terceira geração do sistema de propulsão, que promete ser mais compacta e eficiente.

O Grupo BMW avança na estratégia de tecnologia aberta, que visa oferecer diversas opções de propulsão aos consumidores, anunciando a produção em série de seu sistema de propulsão a hidrogênio a partir de 2028. Essa decisão estratégica busca aprimorar a autonomia e a potência dos veículos com células de combustível, ao mesmo tempo em que reduz o consumo de energia, consolidando o compromisso da empresa com soluções de zero emissões.

A produção dos sistemas de células de combustível de terceira geração do Grupo BMW terá início em 2028, na fábrica de Steyr, na Áustria. A empresa já está trabalhando na construção de protótipos em seus centros de competência em Munique e Steyr, na Alemanha, para validar os processos de montagem, testes e industrialização. Outros componentes do sistema de propulsão serão fabricados no centro tecnológico de Landshut.

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A primeira geração do sistema de propulsão a célula de combustível da BMW, instalada no BMW 535iA em 2014, foi inteiramente fornecida pela Toyota Motor Corporation. Já a segunda geração, presente na frota piloto do BMW iX5 Hydrogen, teve seu sistema completo desenvolvido pela própria BMW, com as células de combustível individuais fornecidas pela Toyota. Essa nova parceria resultou no desenvolvimento de um sistema de transmissão para veículos de passageiros, criando sinergias com aplicações para veículos comerciais.

A nova geração do sistema de células de combustível do Grupo BMW e da Toyota é 25% mais compacta, graças ao aumento da densidade de potência, o que permite uma construção mais compacta. O novo sistema também será significativamente mais eficiente que seu antecessor devido a melhorias em seus componentes e estratégias operacionais, resultando em maior autonomia e potência, com menor consumo de energia. A nova célula de combustível foi projetada para ser integrada a futuras arquiteturas de veículos.

No centro de competência de hidrogênio em Munique, a BMW está produzindo protótipos dos sistemas de células de combustível, que funcionam a partir de uma reação eletroquímica. Essa reação acontece nas células de combustível, onde o hidrogênio dos tanques reage com o oxigênio do ar, gerando eletricidade que alimenta o motor elétrico do veículo.

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O sistema de células de combustível, além das próprias células, é composto por todos os componentes e sistemas necessários para sua operação eficiente, como o sistema de resfriamento e os subsistemas de hidrogênio e ar. A produção de protótipos em Steyr está focada no desenvolvimento e validação dos processos de montagem e testes, com o objetivo de preparar a tecnologia para a produção em série e garantir a qualidade a longo prazo.

A partir de 2028, a fábrica de Steyr será responsável pela produção em série dos sistemas de células de combustível. Para isso, novos bancos de ensaio e instalações de produção estão sendo construídos, e os prédios existentes estão sendo modificados. Segundo Klaus von Moltke, vice-presidente sênior de produção de motores da BMW, a fábrica de Steyr é um exemplo da abordagem de tecnologia aberta do Grupo BMW, produzindo tanto motores de combustão quanto elétricos, e agora, a nova tecnologia de propulsão por célula de combustível.

O centro de competência de Landshut será responsável pela fabricação de componentes específicos para os veículos movidos a célula de combustível. A construção do hardware e dos equipamentos para a produção em série do BMW Energy Master começará no final de maio de 2026. Essa unidade de controle gerencia o fornecimento de energia do veículo, operando em uma faixa de 400 a 800 V, e atua como interface para os dados da bateria de alta tensão. A produção dos protótipos está prevista para começar em meados de 2026.

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Célula de combustível – Dispositivo que converte a energia química do hidrogênio e oxigênio em eletricidade, gerando energia para o veículo.

Hidrogênio – Gás leve e incolor, usado como combustível para veículos elétricos por meio de células de combustível.

Sistemas de propulsão – Conjunto de componentes que movem um veículo, incluindo o motor e a transmissão.

Tecnologia aberta – Estratégia de negócios que oferece diversas opções de tecnologia e propulsão para os clientes.

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