terça-feira, 9 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Chevrolet Spark elétrico chega ao mercado brasileiro e será fabricado no Ceará

O novo SUV elétrico da Chevrolet se posiciona como uma opção acessível e inteligente. O modelo será produzido no país para atender ao mercado em expansão.

A Chevrolet lança o Spark EUV no Brasil com a missão de democratizar a eletrificação. Posicionado como um SUV elétrico acessível e inteligente, o modelo se destaca pelo projeto global com validação local, design robusto, interior espaçoso e tecnologia de ponta. O Spark EUV será produzido na antiga fábrica da Troller, no Ceará, em parceria com a Comexport, o que reforça a presença da marca no crescente segmento de carros elétricos no país.

O mercado de carros elétricos no Brasil continua em forte expansão. A Chevrolet aproveita esse cenário para apresentar o Spark EUV, o seu primeiro SUV elétrico acessível e inteligente.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Paula Saiani, diretora de Marketing de Produto da GM América do Sul, destaca que o Spark EUV tem a missão de democratizar a eletrificação. Ele é um SUV elétrico inédito no segmento de entrada, oferecido por uma marca consolidada.

O projeto do carro é global, mas contou com a participação da engenharia da GM América do Sul. Foram mais de 150 mil quilômetros de testes em diversas condições, do trânsito de São Paulo às estradas do Peru.

Graças a esse trabalho, o Spark EUV oferece dirigibilidade refinada e robustez estrutural superior. Sua altura em relação ao solo é ideal para enfrentar as irregularidades típicas do asfalto brasileiro.

- Publicidade -

Com a versão Activ, exclusiva para a região, o Spark EUV combina praticidade e inovação. O design boxy reforça a robustez de um SUV, e o interior foi pensado para maximizar espaço e conforto.

A tecnologia é um diferencial do modelo, que traz o pacote Chevrolet Intelligent Driving com recursos avançados de assistência. O sistema Smart Welcome reconhece o motorista pela chave, preparando o veículo para a partida.

O motor 100% elétrico oferece torque imediato de 180 Nm (18,4 kgfm), garantindo respostas ágeis no uso urbano. A bateria de 42 kWh tem autonomia de 258 km pelo ciclo do Inmetro, suficiente para rodar quase uma semana.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O interior do Spark EUV surpreende pelo aproveitamento de espaço. O assoalho plano e o teto elevado garantem conforto para os quatro passageiros. O volume total do carro disponível para passageiros e bagagem é de 67%, uma proporção superior à média dos hatches.

É o único da categoria com dois porta-malas: 355 litros no compartimento traseiro, que podem chegar a 916 litros com os bancos rebatidos, e mais 35 litros sob o capô dianteiro, ideais para guardar o cabo de recarga.

A cabine se destaca pela qualidade e atenção aos detalhes. O painel digital configurável de 8,8” e a central multimídia de 10,1” com Android Auto/Apple CarPlay organizam as funções de forma clara e intuitiva.

O computador de bordo oferece informações como o percentual de potência instantânea e as rotações por minuto, permitindo uma condução mais eficiente. Como todo EV, ele tem uma única marcha, garantindo respostas rápidas.

O Spark EUV aposta em um design divertido e robusto. A carroceria integra elementos como iluminação full LED, rodas de 16 polegadas e para-choques que remetem a utilitários off-road. As molduras “quadradas” nas caixas de roda reforçam o estilo aventureiro.

Não há opcionais, todos os itens são de série. O Spark EUV Activ conta com seis airbags, banco do motorista com ajuste elétrico, câmera 360°, freio de estacionamento eletrônico e controle de cruzeiro adaptativo, um pacote completo de segurança.

Entre os recursos inteligentes, o ar-condicionado digital possui modos pré-programados para situações específicas. Um exemplo é o modo chuva, que direciona o fluxo de ventilação para evitar o embaçamento dos vidros.

O sistema Smart Welcome interage com o motorista ao se aproximar com a chave inteligente. Ele aciona a iluminação de boas-vindas e destrava as portas, iniciando o carro ao pressionar o freio, sem precisar de botões.

A Chevrolet confirmou que o Spark EUV será produzido no Brasil, na antiga fábrica da Troller em Horizonte (CE). O local foi adquirido pela brasileira Comexport, que fará a montagem do veículo em parceria com a GM.

A produção, prevista para começar ainda em 2025, terá uma capacidade inicial de 100 carros por semana. A Comexport importará os carros desmontados da SAIC, parceira da GM em uma joint-venture desde 2002.

A Comexport será responsável pela montagem final na fábrica do Ceará, e a Chevrolet comprará os veículos prontos para a venda. O plano é começar com o processo SKD (semi knocked-down), que significa “parcialmente desmontado”.

A decisão da Chevrolet de produzir um SUV elétrico acessível no Brasil, em parceria com uma empresa local, é um movimento estratégico para se antecipar no mercado de eletrificação. A marca entende que, para popularizar a tecnologia, é preciso ir além da importação e criar uma cadeia produtiva no país, tornando o produto mais competitivo e confiável.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

SUV – sigla para Sport Utility Vehicle, um tipo de veículo que combina características de um carro de passeio com a robustez e a altura de um utilitário.

Torque – força de rotação de um motor, medida em Nm ou kgfm, que determina a capacidade de um veículo de acelerar e puxar peso.

Joint-venture – tipo de parceria comercial entre duas ou mais empresas que se unem para realizar um projeto específico, compartilhando riscos e lucros.

SKD (semi knocked-down) – processo de montagem de veículos no qual as peças chegam importadas, mas já pré-montadas, para finalização na fábrica local.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
Novo Peugeot 208

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil