quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

ZF lança nova transmissão para impulsionar a eletrificação de híbridos

A ZF apresentou na IAA 2025 a transmissão automática 8HP evo, uma versão aprimorada da sua popular caixa de 8 velocidades, projetada para atender ao crescente mercado de veículos híbridos.

A nova 8HP evo da ZF foi desenvolvida para oferecer mais eficiência e flexibilidade em veículos híbridos, dos tipos MHEV, PHEV e HEV. A transmissão atualizada promete até 10% de autonomia extra para híbridos plug-in, graças a um motor elétrico mais potente e componentes aprimorados. A inovação é uma resposta direta à demanda global por veículos híbridos, especialmente nos Estados Unidos e na Ásia.

A ZF apresentou a transmissão automática 8HP evo, uma evolução da sua renomada caixa de 8 velocidades. O lançamento foi uma resposta direta à crescente demanda global por veículos híbridos, um mercado que, segundo previsões, deve crescer cerca de 10% até 2032, impulsionado principalmente pelos Estados Unidos e a região da Ásia-Pacífico.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A 8HP evo foi projetada para ser flexível e escalável, atendendo a uma ampla gama de plataformas híbridas. Mathias Miedreich, membro do Board Mundial e responsável pela Divisão de Tecnologia de Acionamento para Veículos Elétricos da ZF, afirmou que “a hibridização não é uma solução provisória, mas parte da resposta. A 8HP evo combina alcance, eficiência e flexibilidade. Nossa tecnologia se adapta à diversidade dos mercados”.

A transmissão 8HP evo se beneficia da experiência da ZF com a plataforma SELECT, uma solução modular para sistemas de propulsão eletrificados. Essa experiência foi incorporada no desenvolvimento da nova transmissão, garantindo que as possibilidades de eletrificação fossem totalmente exploradas.

No desenvolvimento da 8HP evo, a ZF buscou impulsionar ainda mais a eletrificação e a eficiência. A nova transmissão usa menos componentes do que sua antecessora, tornando-a mais leve e simples de montar.

- Publicidade -

Na configuração híbrida plug-in (PHEV), a 8HP evo aumenta a potência elétrica máxima de 160 kW para 200 kW, e o torque elétrico máximo de 500 Nm para 600 Nm.

Além disso, a perda de energia no eixo de entrada foi reduzida em cerca de 28%. Essas melhorias podem resultar em até 10% a mais de autonomia, com a mesma capacidade de bateria, em comparação com o modelo anterior.

O aprimoramento na eficiência também foi alcançado com a redução do uso de terras raras, o que contribui para a sustentabilidade e a eficiência de custos do produto.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A 8HP evo atende a todo o espectro de propulsão híbrida. As transmissões eletrificadas de 8 velocidades da ZF já eram usadas em sistemas híbridos leves de 48 V (MHEV) e PHEV de 400 V.

Com a 8HP evo, a ZF agora oferece uma solução dedicada para veículos que não dependem de carregamento externo, as chamadas plataformas HEV de 400 V. Nessas configurações, as baterias são carregadas durante a condução, por meio da recuperação de energia, e o conjunto é mais leve e econômico.

Os híbridos do tipo HEV podem rodar no modo totalmente elétrico em velocidades baixas e em curtas distâncias, sem a necessidade de uma infraestrutura de carregamento, o que os torna muito populares em mercados como o dos Estados Unidos.

A ZF com o lançamento da 8HP evo demonstra que a hibridização é uma parte fundamental de sua estratégia de eletrificação, oferecendo uma solução tecnológica que equilibra performance, eficiência e flexibilidade para as diferentes necessidades do mercado automotivo global.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende

MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle): Veículo híbrido leve, que usa um pequeno motor elétrico para auxiliar o motor a combustão e melhorar a eficiência, mas não consegue rodar apenas com energia elétrica.

PHEV (Plug-in Hybrid Electric Vehicle): Veículo híbrido plug-in, que possui uma bateria maior que pode ser recarregada em uma tomada, permitindo que o carro rode em modo totalmente elétrico por distâncias consideráveis.

HEV (Hybrid Electric Vehicle): Veículo híbrido tradicional, que recarrega a bateria através da recuperação de energia da frenagem e do motor a combustão, sem a necessidade de ser conectado a uma tomada.

Terrosas raras: Grupo de elementos químicos usados na fabricação de ímãs para motores elétricos. Sua extração e processamento podem ser custosos e com alto impacto ambiental.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil