Com a estreia da campanha “CAFE QUE MOVE”, que une o conceito regulatório dos EUA ao programa MOVER brasileiro, a Bosch apresentará suas soluções de descarbonização no evento que acontece nos dias 7 e 8 de outubro, em São Paulo. Executivos da empresa participarão de diversos painéis, reforçando a posição da marca como protagonista na transição energética, com inovações que equilibram performance e redução de emissões.
A Bosch, reconhecida globalmente por sua liderança em tecnologia e serviços, reforça sua atuação na mobilidade sustentável durante o Congresso SAE 2025, em São Paulo.
O evento, que é aberto ao público e dedicado à indústria automotiva, acontecerá nos dias 7 e 8 de outubro no Pro Magno Centro de Eventos.
A participação da Bosch será marcada pelo lançamento de uma nova campanha focada em eficiência energética, visando acompanhar e expandir as frentes de atuação para a descarbonização do setor.
A iniciativa da Bosch considera tanto as tendências globais quanto as soluções locais para a mobilidade do futuro, posicionando a empresa como protagonista nessa evolução.
O nome da campanha, CAFE QUE MOVE, carrega um significado amplo, fazendo referência ao programa regulatório pioneiro dos EUA (C.A.F.E), que trata da eficiência no consumo de combustível.
A campanha também se alinha ao conceito de eficiência energética adaptado para o Brasil, sendo parte do programa MOVER, que aborda a economia de combustível e aspectos como o ciclo de vida e a segurança veicular.
Sob o lema “Engenharia Brasileira: Pioneirismo, Inovação e Sustentabilidade na Mobilidade do Futuro”, o congresso debaterá os principais desafios para os próximos anos.
O presidente regional para a divisão Power Solutions da Bosch, Fernando Grangeiro, participará do painel dos CEOs, que terá como tema a “Decisão e liderança na transição energética”.
O debate acontece no dia 8 de outubro, às 16h, reunindo executivos para fortalecer o papel da liderança na construção de soluções que posicionem o Brasil estrategicamente.
Outros executivos da Bosch também integrarão a programação, incluindo Karine Bauer, Gestora de Engenharia, que estará em um painel sobre a Jornada da Mobilidade Digital.
Martin Krüger, Vice-Presidente Sênior de Powertrain da Bosch Alemanha, abordará os “Desafios no desenvolvimento futuro de veículos”, trazendo a perspectiva internacional da companhia.
A Engenheira de Pesquisa e Desenvolvimento, Bárbara Rodrigues Freitas, apresentará as tecnologias desenvolvidas pela Bosch para a produção de hidrogênio verde, um dos combustíveis do futuro.
Na Exposição Técnica, a Bosch demonstrará diversas soluções inovadoras, comprovando sua competência no desenvolvimento de tecnologias com foco em biocombustíveis.
Um dos destaques é o Sistema Flex-Fuel, tecnologia na qual a Bosch é pioneira no Brasil há mais de 20 anos, contribuindo significativamente para a redução das emissões de CO₂ no país.
A empresa produz em sua fábrica em Campinas/SP unidades de controle eletrônico com alto poder de processamento para atender a demanda de veículos híbridos Flex e componentes para caminhões e ônibus elétricos.
Outra solução apresentada é o Electric Axle (eAxle), um sistema de tração elétrica compacto que integra o motor elétrico, a eletrônica de potência e a transmissão em um único módulo.
O eAxle otimiza o espaço, reduz o peso do veículo e simplifica a integração, oferecendo uma eficiência energética que pode chegar a 96%, o que permite maior autonomia ou o uso de baterias menores.
A arquitetura modular do eAxle é flexível, escalável de 50 a 300 kW, garantindo aplicação em diversas classes de veículos elétricos e híbridos no mercado.
A tecnologia Diesel Etanol (Dual Fuel) também será demonstrada, permitindo que veículos e equipamentos off road, como colheitadeiras e caminhões, operem com os dois combustíveis.
Essa solução foi desenvolvida integralmente por pesquisadores brasileiros da Bosch e pode substituir até 60% do diesel por etanol, o que auxilia na redução de emissões de CO₂.
A tecnologia Dual Fuel já está disponível para aplicações OEM (montadoras) e, como retrofit (adaptação em veículos já existentes), estará disponível para comercialização a partir de 2027.
O potencial de mercado desta solução é vasto, podendo resultar na redução do uso de diesel em cerca de 1,5 bilhão de litros por ano e, em contrapartida, ampliar a demanda de etanol em 2,5 bilhões de litros.
A Bosch também inova na área de serviços com a solução para Gestão de Pneus da divisão Bosch Service Solutions Brasil, que utiliza apenas a câmera do celular e a Inteligência Artificial (IA).
Essa IA foi treinada com mais de 13 mil fotos e 2 mil tipos de pneus, sendo capaz de analisar o estado dos sulcos dos pneus e sugerir ações de manutenção ou troca imediata.
Em instantes, a tecnologia interpreta as imagens e entrega um relatório completo, com sugestões sobre alinhamento, calibragem, rodízio e descarte ou recape do pneu.
O uso da IA na gestão de pneus proporciona redução de custos operacionais, elevação da eficiência e melhoria da produtividade para os frotistas e clientes.
Outro serviço apresentado é o User Experience (Experiência do Usuário), com foco em transformar a complexidade de sistemas e produtos automotivos em experiências intuitivas e eficazes, centradas nas pessoas.
Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende
Descarbonização – Conjunto de ações e políticas que visam reduzir drasticamente a emissão de gases de efeito estufa, como o dióxido de carbono, com o objetivo de frear o aquecimento global.
eAxle (Electric Axle) – Eixo de tração elétrica que consolida, em um único conjunto, o motor elétrico, a eletrônica de potência (inversor) e a transmissão do veículo, otimizando espaço e aumentando a eficiência.
Biocombustível – Combustível derivado de biomassa renovável, como o etanol (obtido da cana-de-açúcar) ou o biodiesel, que emite menos poluentes e em comparação com os combustíveis fósseis.
Retrofit – Processo de modernização ou adaptação de um equipamento ou sistema já existente, como a instalação de uma nova tecnologia (ex: Diesel Etanol) em um veículo que foi fabricado com a tecnologia anterior.