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GWM coloca em operação nova frota de 500 caminhões a hidrogênio na China

A iniciativa reforça a viabilidade da tecnologia de célula a combustível para transporte de cargas em larga escala, com o Brasil tendo um papel estratégico na expansão global da montadora.

A GWM Hydrogen powered by FTXT alcançou um marco significativo ao colocar em operação uma nova frota de 500 caminhões movidos a célula a combustível de hidrogênio (FCEV) na China. Com este movimento, a empresa supera a marca de 1.000 veículos a hidrogênio em operação somente em 2025 e já conta com mais de 2.000 unidades em circulação no total, consolidando sua liderança global em soluções de mobilidade verde.

A GWM Hydrogen powered by FTXT acaba de anunciar a operação de uma nova e robusta frota de 500 caminhões movidos a célula a combustível de hidrogênio (FCEV) na cidade de Baoding, na China.

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Este lançamento impulsiona os números da empresa, que já ultrapassa a marca de 1.000 veículos a hidrogênio em operação somente no ano de 2025.

No total, a GWM já conta com mais de 2.000 unidades em circulação, o que a coloca entre as líderes globais no fornecimento de soluções de mobilidade verde.

A nova frota é estrategicamente composta por diferentes tipos de veículos para atender a diversas demandas do setor de logística.

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São 200 caminhões leves que serão utilizados no transporte refrigerado e na distribuição de alimentos, setores de grande volume e alta exigência operacional.

Complementando a frota, 300 caminhões pesados foram destinados à complexa logística de carvão, demonstrando a versatilidade da tecnologia.

A expansão da frota em larga escala atesta a viabilidade e a maturidade da solução a hidrogênio para o transporte de cargas.

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Este feito é um marco, especialmente no segmento de veículos comerciais pesados, que é considerado um dos mais desafiadores da mobilidade sustentável devido à necessidade de alta autonomia e potência.

O hidrogênio (H2) é visto como uma chave para a mobilidade limpa, por permitir longos alcances com reabastecimento rápido, sendo uma alternativa direta aos combustíveis fósseis.

Segundo Davi Lopes, Head da GWM Hydrogen-FTXT Brasil, a consolidação da frota reflete a maturidade tecnológica da GWM.

Lopes reforça o compromisso global da empresa com a descarbonização e a despoluição do transporte em todo o mundo.

A estratégia da GWM não se limita à China, sendo que o Brasil possui um papel fundamental em sua expansão global para o hidrogênio.

O país foi o primeiro da América Latina a receber um caminhão a célula a combustível da marca, um importante passo na região.

Este caminhão foi destaque na inauguração do Laboratório de Hidrogênio (LabH2), pertencente ao Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo.

A GWM estabeleceu uma parceria técnica com o IPT, visando a realização de testes e estudos conjuntos.

O foco dos estudos é a segurança, o desempenho e a viabilidade do uso do hidrogênio em veículos pesados especificamente no Brasil.

Essa cooperação contribui diretamente para o desenvolvimento de uma cadeia produtiva nacional de hidrogênio veicular.

Além disso, alinha o país às metas econômicas de baixo carbono e de transição energética.

A GWM Hydrogen powered by FTXT com estas iniciativas reforça sua postura de liderança na transformação do setor automotivo global.

A mobilidade limpa, inteligente e integrada é o foco, posicionando a GWM de forma estratégica contra concorrentes que investem em baterias (BEV).

Enquanto os veículos elétricos a bateria (BEV) são fortes em segmentos urbanos e de menor peso, os FCEV oferecem vantagens em longas distâncias e cargas pesadas, onde a autonomia e tempo de reabastecimento são críticos.

A aposta no FCEV para caminhões pesados é uma vantagem competitiva da GWM frente aos competidores que focam apenas em eletrificação a bateria, sendo o hidrogênio a solução mais prática para o setor de logística de alta capacidade.

Esta estratégia garante à GWM uma posição forte tanto no mercado asiático, com a expansão na China, quanto na América Latina, com a cooperação tecnológica no Brasil.

A empresa demonstra um posicionamento dual, alinhando a maturidade tecnológica com o compromisso ambiental global.

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Célula a Combustível de Hidrogênio (FCEV) – Sistema que utiliza a reação química entre o hidrogênio e o oxigênio para gerar eletricidade que alimenta um motor elétrico, sendo o único subproduto a água.

Descarbonização – Processo de redução ou eliminação das emissões de dióxido de carbono (CO2​) provenientes de atividades humanas, como o transporte, combatendo as mudanças climáticas.

Mobilidade Verde – Conceito de transporte que busca reduzir o impacto ambiental, utilizando tecnologias e combustíveis limpos, como a eletricidade e o hidrogênio.

Logística de Carvão – Segmento do transporte de cargas que lida especificamente com o deslocamento de grandes volumes de carvão mineral, exigindo caminhões de alta potência e robustez.

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