A parceria entre o BMW Group e a Solid Power, iniciada em 2016 e intensificada em 2022, entra em uma nova fase com a adesão da Samsung SDI, a partir de outubro de 2025, no desenvolvimento das baterias totalmente de estado sólido (ASSB – All Solid-State Batteries). O objetivo é acelerar a validação e a futura aplicação dessa tecnologia em veículos elétricos de próxima geração.
A BMW já integrou células ASSB de grande formato em um protótipo do BMW i7, utilizado como veículo de testes tecnológicos, um marco que demonstra o avanço da pesquisa conjunta.
Segundo o novo acordo, a Solid Power fornecerá o eletrólito sólido à base de sulfeto, enquanto a Samsung SDI o integrará em separadores e católitos para produzir novas células. Essas células serão testadas conforme parâmetros técnicos e de desempenho definidos em conjunto com o BMW Group, com o objetivo final de viabilizar a produção em escala de baterias de estado sólido.
“Estamos entusiasmados em firmar parceria com a Samsung SDI e a BMW para avançar no desenvolvimento das baterias totalmente de estado sólido”, destacou John Van Scoter, CEO da Solid Power. “Nossa tecnologia de eletrólito sólido foi projetada para oferecer maior estabilidade e condutividade, aproximando essa inovação da adoção comercial.”
Para Stella Joo-Young Go, vice-presidente executiva da Samsung SDI, “a competitividade tecnológica em baterias levará à inovação nos veículos elétricos. Trabalhando lado a lado com a BMW e a Solid Power, queremos liderar a comercialização da ASSB.”
Já Martin Schuster, vice-presidente de Células e Módulos de Bateria do BMW Group, reforça que “a entrada da Samsung SDI dá novo impulso à nossa trajetória tecnológica, comprovando nosso compromisso em oferecer aos clientes baterias de ponta.”
A tecnologia ASSB substitui o eletrólito líquido por materiais sólidos, o que proporciona maior densidade de energia, autonomia ampliada, redução de peso e níveis superiores de segurança térmica — características essenciais para a próxima geração de veículos elétricos.
Além de potencializar o desempenho e a durabilidade, as baterias de estado sólido podem reduzir o risco de incêndio e eliminar a necessidade de sistemas de refrigeração complexos, tornando os veículos mais leves e eficientes.
A BMW opera atualmente uma linha de protótipos de células de estado sólido no Centro de Competência de Materiais e Células (CMCC), em Parsdorf (Alemanha), com licença de pesquisa e desenvolvimento baseada no know-how da Solid Power. Essa estrutura complementa o Centro de Competência de Células de Bateria (BCCC), inaugurado em 2019 em Munique, que concentra toda a cadeia de valor — da pesquisa básica ao design e viabilidade de produção.
O BMW Group mantém uma rede de mais de 300 parceiros entre startups, universidades e empresas do setor, o que reforça sua estratégia de liderar a evolução da eletrificação automotiva. O objetivo é operar “em pé de igualdade” com os principais fabricantes globais de células, garantindo autonomia tecnológica e acesso às inovações mais recentes.
Atualmente, as baterias de íon-lítio convencionais seguem sendo o padrão da indústria, mas a corrida pelo estado sólido promete redefinir o futuro da mobilidade elétrica. Além da BMW e da Samsung SDI, marcas como Toyota, Nissan e Mercedes-Benz também trabalham nessa tecnologia — porém, com abordagens híbridas ou de estado semi-sólido.
A aliança tripla entre BMW, Solid Power e Samsung SDI, entretanto, é uma das mais avançadas no caminho da bateria 100% de estado sólido, com potencial de chegar à produção comercial ainda nesta década.
Em termos de impacto, as ASSB poderão dobrar a densidade energética das atuais baterias de íon-lítio, reduzindo custos de longo prazo e possibilitando autonomias superiores a 800 km em veículos elétricos.
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ASSB (All Solid-State Battery) – bateria de estado sólido que utiliza eletrólito sólido em vez de líquido, aumentando a segurança, a densidade energética e a durabilidade do sistema.
Eletrólito sólido à base de sulfeto – composto químico usado para permitir a transferência de íons de lítio com alta condutividade e baixo risco térmico.
Densidade de energia – relação entre a quantidade de energia armazenada e o peso total da bateria; quanto maior a densidade, maior a autonomia do veículo elétrico.
