sexta-feira, 6 fevereiro , 2026
28 C
Recife
Ofertas FIAT

China proíbe maçanetas elétricas e exige liberação mecânica em veículos a partir de 2027

Nova norma nacional de segurança busca garantir abertura das portas em situações de emergência

O governo chinês aprovou o padrão obrigatório GB 48001-2026, que determina que todos os carros de passeio e veículos comerciais leves vendidos no país deverão contar com maçanetas com liberação mecânica a partir de 1º de janeiro de 2027. A medida tem como objetivo aumentar a segurança em casos de acidentes e falhas eletrônicas, assegurando que as portas possam ser abertas em situações críticas.

A decisão surge após preocupações com a dificuldade de abrir portas em veículos que utilizam maçanetas elétricas ou embutidas. Pela nova regulamentação, cada porta lateral — exceto a tampa traseira — deverá ter uma maçaneta externa com acionamento mecânico funcional em emergências.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O padrão também estabelece critérios para o posicionamento das maçanetas externas, que devem estar em áreas específicas da superfície da porta ou da moldura adjacente, garantindo espaço suficiente para uso da mão em qualquer condição. Mesmo sistemas elétricos precisarão contar com ligações mecânicas independentes, capazes de resistir a forças mínimas de 500 Newtons, sem se romper ou soltar. Após os testes, a porta deverá abrir normalmente.

No interior, as exigências também ficam mais rígidas. Cada porta lateral deverá ter ao menos uma maçaneta interna mecânica, instalada em zonas específicas e visível ao ocupante, a até 300 mm da borda da porta e alinhada verticalmente em relação ao assento. As maçanetas internas deverão trazer símbolos gráficos permanentes, com dimensões mínimas de 100 mm por 70 mm, além de instruções em chinês ou pictogramas com altura mínima de 6 mm.

Nos testes de resistência, maçanetas rotativas deverão suportar 300 N, enquanto comandos do tipo botão precisarão resistir a 500 N, mantendo a capacidade de abrir a porta após os ensaios.

- Publicidade -

A implementação será gradual. Veículos que solicitarem nova homologação deverão atender à maior parte das exigências a partir de 1º de julho de 2025, com cumprimento total após 13 meses. Modelos já homologados terão prazo maior, devendo se adequar completamente até 1º de julho de 2027, após período de transição de 25 meses.

A medida reforça a preocupação da China em alinhar segurança veicular ao avanço tecnológico, exigindo que mesmo sistemas modernos mantenham redundância mecânica para garantir a operação em situações de emergência.

Mecânica Online® – Mecânica do jeito que você entende.

Newton (N): Unidade de medida de força. Um Newton equivale à força necessária para acelerar 1 kg em 1 metro por segundo ao quadrado.

- Publicidade - Ofertas FIAT

CKD/SKD: Termos usados para kits desmontados de veículos. CKD (Completely Knocked Down) significa totalmente desmontado; SKD (Semi Knocked Down), parcialmente desmontado.

Homologação: Processo de certificação que valida se um veículo atende às normas técnicas e de segurança exigidas para comercialização.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Revisão Preventiva Chevrolet

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn