A Mercedes-Benz do Brasil acaba de lançar o Novo Actros, caminhão extrapesado que vai revolucionar o transporte rodoviário de cargas no Brasil. Com essa nova linha, a marca estabelece padrões ainda mais altos de segurança, economia, conforto, conectividade e robustez.
O Novo Actros traz muitas tecnologias exclusivas e inéditas para o mercado brasileiro, como o ABA 5 de série (Assistente de Frenagem Ativo), o Actros será o único caminhão que reconhece pedestres e freia sozinho no Brasil.
E tem mais! Com o painel digital touch, o Novo Actros será o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro.
O Mecânica Online® acompanhou de perto a revelação, apresentação, dados técnicos e ainda testou no campo de provas da Mercedes-Benz essa novidade tão brasileira. Na edição 2019 da Fenatran o Novo Actros com certeza será o centro das atenções no estande da Mercedes-Benz.
Segurança na linha de frente – Com esse lançamento, a Mercedes-Benz traz para o País novas e inéditas tecnologias de segurança ativa que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP).
A esses sistemas juntam-se os já disponíveis Controle de Proximidade e Assistente de Faixa de Rolagem, fazendo do Actros o caminhão mais seguro do Brasil.
“O Novo Actros será o único caminhão de série no mercado brasileiro que freia sozinho”, diz Philipp Schiemer. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.
De acordo com o presidente da Empresa, o Novo Actros chega ao Brasil num momento de muito êxito comercial dessa linha de extrapesados. “O Actros é um caminhão que foi evoluindo a partir de indicações dos clientes.
Em 2015, ao lançarmos o atual Actros 2651, dissemos que ele foi desenhado pelo mercado. E como resultado, tenho muito orgulho de ver que hoje este modelo está no ranking dos 5 mais vendidos no mercado brasileiro”, ressalta Philipp Schiemer.
“Com o Novo Actros, continuaremos esse legado. Com seus inovadores elementos de conectividade e tecnologia digital, o novo modelo será fabricado na era da Indústria 4.0”.
Cabina totalmente nova desenvolvida para o Brasil – Lançamento mundial – A grande inovação do Novo Actros é a inédita cabina, que foi desenvolvida especificamente para atender às características do mercado brasileiro. O seu design é mais aerodinâmico, contribuindo para a redução no consumo de combustível.
Mas o que mais chama a atenção é o desenho do interior da cabina. A nova cabina amplia o espaço interno para o motorista e acompanhante, garantindo um excelente padrão de conforto, ergonomia e bem-estar a bordo. Outro destaque é a altura interna, que chega a 1,84 metro, facilitando a movimentação.
“Quando entrar na cabina do Novo Actros, o motorista vai se surpreender”, garante Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.
“Desenhamos uma nova cabina de caminhão totalmente diferente de tudo o que o mercado já viu, muito mais interativa e conectada. Além de mais espaço interno, a partir de 2020, o Novo Actros terá dois painéis digitais e tela touch screen para um deles, espelhamento de celular e recarga por indução. Ou seja, a Mercedes-Benz será a primeira fabricante a lançar um caminhão já na Era Digital”.
Esses dois painéis interativos para caminhões são exclusividade da marca no País: um multimídia digital e um multifuncional touch screen. A maioria das funções pode ser controlada confortavelmente a partir dessas telas, o que reforça a imagem da marca como inovadora e conectada, além de refletir a realidade do motorista plugado e conectado.
Além de toda a tecnologia embarcada no caminhão, outros destaques são a nova cama e os novos bancos. “Estamos entregando uma nova casa para os motoristas dentro do Novo Actros, que foi totalmente pensada para atender as necessidades e os desejos dos profissionais da estrada”.
Até 12% de redução no consumo e maior intervalo de manutenção preventiva – O Novo Actros faz da tecnologia um excelente parceiro do motorista e do transportador. De acordo com Roberto Leoncini, o novo extrapesado é um caminhão que usa seus diversos sistemas inteligentes para potencializar a condução do veículo e a operação de transporte, visando economia e produtividade.
“Com base em sua eficiência e na soma de seus recursos, o Novo Actros entregará ao cliente até 12% de redução no consumo de combustível. Além disso, o Novo Actros tem economia de até R$ 6 mil nos custos de manutenção preventiva e itens de desgaste por ano. Com maiores intervalos de manutenção, lubrificantes de alta performance e novas tecnologias, o Actros terá 50% de redução nas paradas programadas para manutenção e o tempo de revisão será otimizado em até 15%. Outra vantagem é que o Novo Actros está até 400 kg mais leve em comparação com o modelo atual, o que garante mais produtividade ao cliente”.
Entre as inovadoras tecnologias do Novo Actros voltadas à economia no consumo destaca-se o novo câmbio totalmente automatizado G291 Powershift 3, beneficiando o melhor consumo de combustível, e o exclusivo PPC (Predictive Powertrain Control), piloto automático preditivo, que otimiza o estilo de condução do motorista. Por GPS, o PPC monitora a aceleração e a frenagem, prevê quando há subidas e descidas, faz trocas de marcha de forma inteligente, entre outras funções, o que ajuda o motorista a dirigir de forma adequada e econômica.
O piloto automático preditivo inova também no quesito segurança. “Esse sistema possibilita que o motorista faça uma viagem longa entre São Paulo e Cuiabá, por exemplo, sem precisar acelerar e frear, apenas controlando o volante”, informa Roberto Leoncini.
“Este é um ganho fantástico para o condutor. É como num avião. Ele põe o caminhão no piloto automático e fica no comando das tecnologias. É a relação homem e máquina usada para maximizar toda a eficiência na condução do veículo”.
Novo patamar de serviços e conectividade – Com base em telemetria, inteligência artificial, algoritmos, tecnologia digital e automatização, o Novo Actros leva a Mercedes-Benz a um novo patamar de serviços e conectividade.
O inédito portfólio de soluções que chega ao mercado juntamente com esse lançamento da marca se destaca por inovações exclusivas para o segmento de caminhões, como o Mercedes-Benz Uptime, a plataforma de logística Habbl, os serviços e consultoria do Total Mobility e aplicativos que ajudam o motorista no seu dia a dia.
Os aplicativos exclusivos para motoristas e frotistas poderão ser acessados com muita facilidade pelos celulares ou pela tela touch screen do Novo Actros.
O App Liga nas Estradas avalia motoristas por pontuação de acordo com sua forma de dirigir. O App Jornada do Motorista faz a gestão do dia a dia do condutor do veículo. O App Vehicle Lens faz um check-list online completo do veículo antes de passar o caminhão de motorista para motorista. E com o App Mercedes Club, o participante pode agendar serviços, participar do programa de fidelidade e ter descontos em peças e serviços em lojas parceiras.
A elevada conectividade do Actros vai atrair tanto a atual como a nova geração de motoristas, mais sintonizada com os avanços da tecnologia, o que auxilia as empresas de transporte na hora da contratação de profissionais para a sua frota.
Um caminhão ainda mais robusto, feito para o Brasil – O Novo Actros mantém suas características de robustez e durabilidade para enfrentar as severas condições do transporte rodoviário de carga do Brasil.
Entre suas inovações, está a exclusiva suspensão metálica Global TufTrac, mais leve e mais robusta, que oferece mais carga útil, além da maior disponibilidade do caminhão.
Outra importante inovação de robustez é o Disconnected Liftable Tandem – DLT, suspensor do eixo trativo para caminhões 6×4. A grande novidade e diferencial de mercado é que esta solução estará disponível para o Actros com freio a tambor. Isso traz economia para o cliente, uma vez que o eixo suspenso não paga pedágio e economiza pneus quando o caminhão roda vazio.
O Actros também chega ao mercado com uma nova geração do eixo traseiro, o New Final Drive. Mais leve, resulta em menor tara do caminhão, aumentando a capacidade de carga líquida do veículo. Além disso, também tem um novo gerenciamento de lubrificação interna do diferencial e maiores intervalos de troca de óleo.
Tecnologias inéditas e pioneiras para a realidade brasileira – Em parceria com a Daimler Trucks, o Novo Actros foi totalmente desenvolvido para atender a realidade brasileira e de suas estradas, levando em conta as necessidades e os desafios do transporte de carga nesse imenso país de dimensões continentais.
Actros estreia no segmento de caminhões rodoviários com tração 4×2 – A partir de 2020, a linha Actros será formada por três novos caminhões extrapesados rodoviários: os cavalos mecânicos 2045 4×2 (que marca a estreia do Actros na categoria 4×2), 2548 6×2 e 2648 6×4.
Além desses modelos, o cliente terá também a opção do consagrado Actros 2651 6×4. Com isso, a marca aumenta as opções de escolha para os clientes que operam no transporte de grãos, carga seca, cargas frigorificadas, combustíveis, produtos químicos, gases, porta-container e outras aplicações.
O consagrado motor Mercedes-Benz OM 460 do Actros ganhou novas faixas de potência: 450 e 480 cv. Juntando-se ao consagrado motor de 510 cv, o OM 460 assegura ótima performance e baixa manutenção, oferecendo mais alternativas para que os clientes escolham a faixa de potência que melhor atenda suas demandas operacionais com economia no consumo.
A maioria das peças dos caminhões Mercedes-Benz são intercambiáveis entre modelos da mesma família e até com veículos de outra família. O motor OM 460, por exemplo, tem a maior parte de suas peças em comum com o consagrado OM 457 da linha Axor de extrapesados. Essa é uma grande vantagem para os clientes, pela facilidade de reposição de peças e pela familiaridade das equipes de oficina.
Treinamento de condução gratuito aos motoristas do Novo Actros – A chegada do Novo Actros ao mercado brasileiro trará uma grande novidade para os clientes no que se refere à especialização dos motoristas. A marca irá oferecer treinamentos grátis de condução econômica e segura para os interessados.
“Esse treinamento com foco em dirigibilidade e operação diária abordará as novidades de assistência à condução, segurança e conectividade, para que o motorista aproveite todos os recursos do caminhão a fim de obter menor consumo de combustível, mais conforto e produtividade no seu dia a dia”, diz Leoncini.
A Mercedes-Benz já realizou 30.000 horas de treinamento para preparação de instrutores. A partir de outubro e até maio de 2020, a Empresa promoverá um amplo programa de treinamento técnico e de produto no Brasil que envolverá 11.000 participantes, entre profissionais da fábrica e da Rede de Concessionários.
Com parcerias, a Mercedes-Benz ampliará o número de instrutores para mais de 130 profissionais, que irão multiplicar conhecimentos sobre o Novo Actros em todo o País, tanto para os motoristas, quanto para as equipes de oficina.
Novo Actros rodou mais de 4.000.000 de quilômetros em testes no Brasil – Assim que os clientes começarem a receber os seus novos Actros, que chegarão ao mercado em 2020, eles terão à mão caminhões inovadores, eficientes e inteligentes que foram exaustivamente testados nas mais severas condições de estradas e vias não pavimentadas do Brasil desde 2015, quando teve início o projeto de desenvolvimento desse extrapesado para o mercado brasileiro.
No total, foram realizados mais de 4 milhões de quilômetros em testes com o Novo Actros, o que equivale, por exemplo, cerca de 100 voltas ao redor da Terra.
As equipes da fábrica rodaram 24 horas por dia em diversas regiões, além das pistas do Campo de Provas da Empresa em Iracemápolis (SP), contando ainda com a parceria de clientes que utilizaram o caminhão em suas operações.
A participação desses frotistas sempre foi intensa, com envio de relatórios semanais detalhados sobre o desempenho do caminhão em suas aplicações reais.
Resumo das inovações e novidades do Novo Actros para o Brasil
Segurança ativa
- ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo)
- Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego)
- Attention Assist (Assistente de Fadiga)
- Programa Eletrônico de Estabilidade (ESP)
- Faróis em halogênio inteligentes – Ajuste automático de luz alta ou baixa
Economia no consumo
- PPC – Predictive Powertrain Control (piloto automático preditivo)
- Novo câmbio totalmente automatizado G 291 PowerShift 3, com nova estratégia eletrônica de troca de marcha
- Motor com novas faixas de potência e economia no consumo
Cabina – Padronização para todos os modelos
- Inédita cabina com amplo espaço interno
- Novo banco envolvente similar ao de um automóvel
- Nova cama 10 cm mais larga
- Ar condicionado automático digital semelhante ao de um automóvel
- Ar condicionado noturno
- Sistema de aquecimento estacionário
- Partida por botão
- Sistema mundial de segurança na nova chave e na eletrônica do veículo
- Nova geladeira
- Novo volante multifuncional
- Painel multimídia digital
- Painel multifuncional touch screen
- Celular com espelhamento Apple Carplay ou AndroidAuto
- Carregamento de celular por indução
Conectividade
- Mercedes-Benz Uptime
- Total Mobility
- Habbl
- App Liga nas Estradas
- App Jornada do Motorista
- App Vehicle Lens
- App Mercedes Club
Robustez
- TufTrac: nova suspensão metálica mais leve e mais robusta
- DLT (6×4 com eixo suspensor): exclusivo eixo traseiro motriz com sistema de elevação e desconexão com freio a tambor – Modelos 6×4
- New Final Drive: nova geração de eixo traseiro, mais leve, que aumenta a capacidade máxima de tração para caminhões 4×2 e 6×2
ESPECIAL | NOVO ACTROS
Novo Actros é o primeiro caminhão digital do mercado brasileiro
Inéditas tecnologias de segurança ativa são destaques no Novo Actros
Novo Actros reduz em até 12% o consumo de combustível
Entenda como funciona o piloto automático preditivo
Novo Actros rodou 4 milhões de quilômetros em testes no Brasil