Os resultados da sétima rodada de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foram apresentados hoje com dois modelos da Volkswagen atingindo cinco estrelas e dois Advanced Awards e o popular compact indiano, Ford Figo, alcançando quatro estrelas.
O Volkswagen Tiguan, fabricado no México, alcançou a classificação máxima de segurança para ocupantes adultos e crianças e ganhou dois Latin NCAP Advanced Awards por proteção de pedestres e frenagem autônoma de emergência (AEB).
O popular SUV, que possui seis airbags como equipamento padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo, dois de cortina e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC), alcançou um sólido resultado de cinco estrelas para todos os ocupantes com uma estrutura estável. O Tiguan oferece proteção padrão para pedestres, de acordo com o Regulamento das Nações Unidas, pelo qual ganhou o Latin NCAP Advanced Award.
Além disso, conseguiu um segundo Advanced Award pela disponibilidade de AEB como opcional.
A Volkswagen recomendou a instalação de ambos os ocupantes crianças voltados para trás, de acordo com as melhores e mais recentes práticas globais. Isso foi confirmado ao obter uma alta pontuação de proteção no teste dinâmico para ocupantes crianças.
O Volkswagen Jetta, fabricado no México, alcançou a classificação máxima de segurança para ocupantes adultos e crianças e recebeu dois Latin NCAP Advanced Awards por proteção para pedestres e AEB.
O popular sedan, equipado com seis airbags como padrão: dois dianteiros, dois laterais de corpo, dois de cortina e ESC, obteve um sólido resultado de cinco estrelas para todos os ocupantes com uma estrutura estável.
Durante o teste de impacto lateral, a porta da frente se abriu, gerando a redução de um ponto sobre a pontuação total; mas, de qualquer forma, o modelo alcançou as cinco estrelas. Não é de se esperar que a porta do veículo seja aberta durante o impacto lateral em um modelo aprovado pelo teste de Regulamento UN95 de impacto lateral das Nações Unidas.
O Jetta oferece proteção para pedestres como padrão e de acordo com os Regulamentos das Nações Unidas, obtendo o Latin NCAP Advanced Award por esse recurso. O modelo ganhou um segundo Advanced Award pela disponibilidade opcional do AEB.
A Volkswagen recomenda a instalação de ambos os ocupantes crianças voltados para trás, conforme as mais recentes e melhores práticas globais. Isso foi confirmado com uma alta pontuação de proteção no teste dinâmico para ocupantes crianças.
O Ford Figo, fabricado na Índia e vendido principalmente no México, ganhou quatro estrelas em proteção de adultos e crianças. O popular modelo Ford compact foi atualizado em suas duas versões (sedan e hatch) e, desde 24 de agosto do 2018, e VIN MAJTKNFZ0KTT67367, possui quatro airbags: dois dianteiros e dois laterais de corpo e ESC como equipamento padrão.
A estrutura foi classificada como instável durante o impacto frontal e não foi capaz de suportar cargas mais altas. Durante o impacto lateral, uma intrusão importante foi observada no habitáculo.
O Figo oferece ancoragens ISOFIX e top tether como padrão nos dois bancos traseiros laterais e, também, tem Sistema de Lembrete do Cinto de Segurança nos dois bancos dianteiros como padrão.
Os dois dummies infantis foram instalados com Sistemas de Retenção Infantil com ISOFIX, usando top tether para o dummy de três anos e pé de apoio para o de 18 meses, mostrando bons níveis de proteção.
O resultado não é válido para o modelo de aparência semelhante, o Ford Ka, fabricado no Brasil, em nenhuma das suas versões.
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“À medida que nos aproximamos da data efetiva dos novos protocolos Latin NCAP, os fabricantes de veículos continuam a nos surpreender com bons e encorajadores resultados de modelos populares na região. Neste caso, os três modelos avaliados são populares no México, onde informações independentes para os consumidores são muito necessárias para melhorar rapidamente os carros do mercado. Incentivamos os fabricantes de veículos a continuar aprimorando os modelos, a seguir a General Motors, a Volkswagen, a Seat e a Toyota para oferecer veículos cinco estrelas. Pedimos aos governos que incentivem e apoiem programas de informações independentes para os consumidores sobre segurança veicular o mais rápido possível. O Latin NCAP mostrou que mudanças são possíveis na região. Infelizmente, não são esperadas melhorias em vários modelos populares da região, uma vez que não podem ser avaliados devido a recursos limitados ou testes não obrigatórios pelos governos.”
Ricardo Morales, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
“Esses resultados demonstram como os mercados mais importantes da região estão se alinhando e oferecem veículos mais seguros para todos os consumidores. O México tem um atraso significativo nas regulamentações sobre segurança veicular, mas os fabricantes de veículos estão reagindo positivamente às avaliações do Latin NCAP. Fabricantes como Volkswagen e Ford, no México, fazem questão de oferecer veículos que tenham melhores níveis de segurança e equipamentos, fato que deveria ser exigido pelas regulamentações locais, e se esforçam para que essas informações cheguem ao consumidor. Esperamos que isso seja replicado em todas as outras marcas de veículos para democratizar a segurança dos veículos e continuar a salvar vidas na região”.
Volkswagen Tiguan (6 airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de ESC
Assista vídeo dos Advanced Awards
Acesse as imagens do teste de colisão
Volkswagen Jetta (6 airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de ESC
Assista vídeo dos Advanced Awards
Acesse as imagens do teste de colisão
Ford Figo (4 airbags)
Leia o relatório completo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de colisão
Assista vídeo do teste de ESC