A décima e última rodada de resultados de 2019 do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, Latin NCAP, foi apresentada hoje com um excelente resultado do Novo Toyota Corolla; um resultado abaixo do esperado, quatro estrelas, para o Novo HB20; resultado decepcionante de uma estrela para o Sandero/Logan/Stepway, que foi imediatamente aprimorado atingindo três estrelas, e três estrelas para o Peugeot 301.
O recém-lançado Toyota Corolla, fabricado no Brasil, obteve um sólido resultado de cinco estrelas para a proteção de adultos e crianças.
O novo Corolla está equipado em todas as suas versões com Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) e sete airbags como padrão: dois frontais de cabeça e corpo, um para os joelhos do motorista, dois laterais de corpo e dos laterais de cortina.
O modelo mostrou boa proteção para seus ocupantes nos três cenários de teste de batida realizados: impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste. O modelo também atendeu totalmente aos requisitos do teste ESC para concluir um sólido resultado de cinco estrelas para a proteção de ocupantes adultos.
O novo Corolla também mostrou excelente proteção para crianças, alcançando a quantidade máxima de pontos no teste dinâmico, recomendando o uso de cadeirinhas para as duas crianças por meio de Sistemas de Retenção Infantil (SRI) com ancoragens ISOFIX, viradas para trás, seguindo as últimas recomendações globais de boas práticas.
Além disso, o Novo Corolla recebeu dois Latin NCAP Advanced Awards para a frenagem autônoma de emergência (AEB) oferecida opcionalmente e para proteção de pedestres de acordo com os padrões das Nações Unidas, proporcionadas como padrão na versão brasileira. Este resultado é válido para todas as versões do Toyota Corolla na América Latina e no Caribe.
O popular sedan compacto Peugeot 301, fabricado na Espanha, alcançou três estrelas para a proteção de ocupantes adultos e três estrelas para a proteção de ocupantes infantis.
O recém-atualizado 301 tem quatro airbags (dois frontais e dois laterais de tórax-cabeça) como equipamento padrão e aumentou a disponibilidade do volume ESC (mais de 75%) com opção individual, com o objetivo de oferecê-lo como equipamento padrão em menos de dois anos, seguindo os requisitos do Protocolo Latin NCAP.
O Latin NCAP avaliou o equipamento de segurança passiva padrão do modelo, que mostrou uma proteção robusta no impacto frontal e uma proteção aceitável no impacto lateral.
Como os airbags laterais também servem para proteção lateral de cabeça, foi realizado o teste de impacto lateral de poste. Nesse cenário, o 301 ofereceu boa proteção para a cabeça, um requisito para atingir a classificação máxima uma vez que uma boa classificação foi obtida no impacto frontal e lateral.
A estrutura foi considerada instável, embora tenha se posicionado no limite da instabilidade. O desempenho do ESC atende aos requisitos regulamentares do Latin NCAP.
O 301 oferece Lembrete de Aviso do Uso de Cinto de Segurança (SBR) apenas na posição do motorista e esse é o principal motivo pelo qual o resultado para adultos foi de três estrelas.
A proteção proporcionada aos ocupantes infantis nos testes dinâmicos foi boa, devido ao uso dos SRIs com ancoragens ISOFIX.
A falta de cintos de três pontos, em todos os assentos como equipamento padrão, fez perder pontos críticos ao 301, já que tivesse ganho mais uma estrela.
O resultado é válido para todos os Peugeot 301 fabricados desde 10 de dezembro de 2019 disponíveis para o mercado da América Latina e do Caribe.
O recém-renovado Renault New Sandero, Logan, Stepway, produzido no Brasil, Argentina e Colômbia, alcançou uma estrela para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis.
Após esse resultado, o modelo foi aprimorado, alcançando três estrelas para a proteção de ocupantes adultos.
Depois do teste realizado pelo Latin NCAP em 2018, o modelo Sandero/Logan/Stepway tinha obtido uma estrela para ocupantes adultos, a Renault decidiu melhorar o equipamento de segurança para sua versão 2019-2020, adicionando dois airbags para peito e cabeça e ESC como opcional.
O Latin NCAP avaliou a nova versão do modelo em impacto frontal, impacto lateral e impacto lateral de poste.
O ESC atende aos requisitos regulamentares do Latin NCAP e foi avaliado nas condições do teste das Nações Unidas. No entanto, o ESC não atende aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP para obter pontos por classificação por estrelas.
O impacto frontal mostrou uma estrutura instável, mas com melhor desempenho do que o avaliado em 2018. O impacto lateral de poste foi realizado, uma vez que o modelo oferece como equipamento padrão os airbags para tórax e cabeça, atendendo aos requisitos de proteção da cabeça para alcançar a qualificação máxima.
No entanto, como no teste de 2018, o impacto lateral mostrou significativa intrusão lateral e baixa proteção para o peito, apesar de possuir airbags de tórax e cabeça, levando o modelo a alcançar, novamente, o resultado de uma estrela para proteção de ocupantes adultos. A proteção dos ocupantes infantis alcançou quatro estrelas, mostrando bom desempenho para ambos os ocupantes.
O modelo não oferece a possibilidade de desconectar o airbag se um SRI estiver instalado voltado para trás no banco do passageiro. O modelo proporciona ancoragens ISOFIX e cintos de segurança de três pontos em todas as posições como equipamento padrão.
O resultado é válido para todos os Sandero/Logan/Stepway desde VIN 93Y5SRZHXLJ868977 (data 24/04/19) a VIN 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19) para unidades produzidas no Brasil; desde VIN 8A15SRYEGLL022432 (data 01/08/19) a VIN 8A14SRYE5LL345154 (data 12/03/19) para unidades produzidas na Argentina, e desde VIN 9FB4SR0EGLM157526 (data 18/07/2019) para unidades produzidas na Colômbia.
O Latin NCAP encontrou diferenças na forma e no volume dos airbags de tórax e de cabeça nas unidades produzidas na Colômbia com as produzidas no Brasil e na Argentina.
Seguindo a experiência do Latin NCAP, o airbag da versão produzida na Colômbia (volume de 22 litros e maior área de cobertura) oferece uma proteção mais robusta em comparação com os airbags das versões produzidas na Argentina e no Brasil (volume de 18 litros e área de cobertura mais restrita).
Após esse resultado, a Renault introduziu imediatamente duas melhorias significativas na produção: a atualização do sistema de distribuição de airbags e um dispositivo de absorção de energia para a pelve, que também afasta o dummy do impacto com a porta.
O Latin NCAP realizou novamente o teste de impacto lateral e impacto lateral de poste nas versões fabricadas na Colômbia, na Argentina e no Brasil.
A proteção do peito melhorou, no entanto, ainda mostra proteção fraca no impacto lateral (melhorada de pobre para fraca). Com essas melhorias, o Renault Sandero, Logan, Stepway alcança as três estrelas para a proteção de ocupantes adultos e quatro estrelas para a proteção de ocupantes infantis.
Ambas as alterações foram atualizadas na produção para todos os Sandero, Logan, Stepway desde VIN 93Y5SRZ85LJ319432 (data 10/12/19) para as unidades produzidas no Brasil; desde VIN 8A14SRYE5LL345154 (data 03/12/19) para as unidades produzidas na Argentina, e desde VIN 9FB4SR0EGLM157526 (18/07/2019) para as unidades produzidas na Colômbia. É muito decepcionante que um modelo tão popular e renovado ainda não ofereça o ESC como padrão.
O novo Hyundai HB20 Hatchback, produzido no Brasil, alcançou quatro estrelas para a proteção de ocupantes adultos e três estrelas para a proteção de ocupantes infantis. O HB20 Hatchback está equipado com dois airbags frontais padrão e ESC como equipamento opcional, atendendo aos requisitos de disponibilidade do Latin NCAP em todas as versões.
O modelo mostrou boa proteção para seus ocupantes no impacto frontal, porém durante o impacto lateral a proteção torácica para o adulto foi fraca. O HB20 Hatchback atende aos requisitos do teste ESC e possui dois SBRs alcançando quatro estrelas para adultos.
O modelo ofereceu boa proteção para o dummy de um ano e meio que foi avaliado usando um SRI com ancoragens ISOFIX e instalado voltado para trás.
No entanto, a proteção do dummy de três anos mostrou um descolamento no encosto do banco traseiro, carregado pela ancoragem superior do SRI (Top Tether), causando um movimento excessivo da cabeça para a frente, mas ainda abaixo dos limites aceitos.
A montadora está trabalhando em este assunto. A sinalização das ancoragens ISOFIX não atende aos requisitos do Latin NCAP e o airbag do passageiro não pode ser desconectado se um SRI estiver instalado no banco do passageiro voltado para trás.
Ao contrário do 301 e do Sandero/Logan/Stepway, o HB20 não oferece proteção lateral para a cabeça como padrão.
É decepcionante que esse novo modelo não tenha proteção ESC nem proteção para a cabeça lateral como equipamento padrão. Desilude que o HB20 seja o único modelo apresentado pelo Latin NCAP nesta avaliação que não oferece proteção lateral para a cabeça como padrão.
O Latin NCAP recomenda que os consumidores da região comprem apenas veículos que ofereçam Controle Eletrônico de Estabilidade.
Leia também: Latin NCAP anuncia novo Protocolo de Avaliação
Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP, disse:
“Parabenizamos, especialmente, à Toyota pelo resultado do novo Corolla, mas acima de tudo pelo reconhecimento de sua consistência e comprometimento. O novo Corolla já oferece vários aspectos de segurança que o Latin NCAP introduzirá no novo protocolo de 2020, mostrando uma liderança clara. Além disso, o Latin NCAP esperava muito mais do HB20, especialmente considerando que seu concorrente direto, o Chevrolet New Onix, ganhou recentemente cinco estrelas. O Latin NCAP aprova a reação da Renault em melhorar a segurança dos populares Sandero, Logan e Stepway, bem como a estratégia da Peugeot para melhorar o equipamento do 301. As famílias do Sandero e 301 são modelos muito populares na América Latina, e o Latin NCAP está pressionando fortemente para os modelos mais populares alcançarem níveis de cinco estrelas. Ao mesmo tempo, a decisão da Renault e da Hyundai é decepcionante, pois ainda não oferecem o ESC como equipamento padrão nos modelos avaliados recentemente. Apelamos aos governos e agências governamentais regionais para apoiar e promover a disponibilidade e acesso a informações claras e independentes sobre os níveis de segurança dos veículos, como é oferecido pelo Programa Latin NCAP, seguindo as recomendações das Nações Unidas”.
Ricardo Morales Rubio, Presidente da Comissão Diretiva do Latin NCAP, disse:
“Esses últimos resultados do ano confirmam mais uma vez as boas práticas que alguns fabricantes estão adotando na região, oferecendo veículos mais seguros, graças à pressão que os consumidores estão exercendo. No entanto, ainda há muito a fazer, pois alguns fabricantes ainda fazem diferenças entre os veículos que vendem em outras regiões do mundo e nas nossas. Para que isso pare de acontecer, é necessário que os governos promovam informações independentes para o consumidor, a fim de melhorar rapidamente os níveis de segurança veicular na região”.
Toyota New Corolla (7 airbags)
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Peugeot 301 (4 airbags)
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Renault Sandero/Logan/Stepway (4 airbags)
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Renault Sandero/Logan/Stepway (4 airbags)
Tres estrelas para a proteção de ocupantes adultos
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Hyundai HB20 (2 airbags)
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