Janeiro é o mês em que muita gente curte as férias ou viaja para passar alguns finais de semana com a família. É também o período em que se deve intensificar os cuidados com o automóvel.
Fazer o check-up antes da viagem ajuda a prevenir imprevistos desagradáveis que podem até cancelar o passeio.
Antes de pegar a estrada, reserve algumas horas para uma revisão rápida no veículo, mesmo que ele tenha passado por uma manutenção há pouco tempo. Por exemplo, trafegar com farol ou lanterna queimados dá multa.
Antes de verificar as condições do automóvel, cheque toda a documentação – IPVA, certificado de registro e licenciamento de veículo, apólice de seguro do carro, que deve estar em dia.
Depois leve o automóvel para uma oficina de confiança ou concessionária para uma revisão no sistema de freios, pneus, sistema elétrico, amortecedores e correias.
Os fluídos e lubrificantes não podem ser esquecidos. Verifique o nível do reservatório do líquido de arrefecimento, do óleo do motor, caixa de direção hidráulica, água do lavador de pára-brisa, vidro traseiro e o funcionamento dos limpadores. Examine também os filtros de óleo, de combustível e de ar. Se estiverem desgastados, troque-os.
DICAS PARA UMA VIAGEM AGRADÁVEL – O melhor horário para viajar é pela manhã. Com o dia claro, é possível estar atento às condições da estrada e, se a viagem for longa, é importante parar por alguns minutos para um lanche e descanso.
Depois de uma boa noite de sono, dá para evitar que o cansaço tome conta. A postura correta do banco é fator primordial para se evitar dores nas coluna. O encosto do banco deve estar inclinado para trás, os braços e pés devem ficar levemente flexionados.
A alimentação é outro fator fundamental nas longas viagens. Dirigir com o estômago muito cheio ou vazio é prejudicial. Dê preferência a pratos leves, lembrando que a injestão de líquido é indispensável. Jamais inclua no cardápio bebidas alcóolicas. Além de ser proibido dirigir sob efeito de álcool, a bebida distorce a visão, diminui o reflexo e causa sonolência.
Escolha bem o que levar. Muita gente quer transportar a casa no porta-malas. Se o veículo não tiver trailler e não for uma picape, é bom aprender a carregá-lo apenas com o necessário.
01A sobrecarga do automóvel prejudica a estabilidade em curvas e ao passar em buracos, além de aumentar a distância em frenagens. Neste caso, use apenas o porta-malas e não inclua malas extras no interior do carro. Os pneus devem estar bem calibrados para suportar o peso.
Algumas ferramentas e acessórios são indispensáveis nas viagens. Tenha sempre no porta-malas um kit básico com jogo de chaves fixas, alicate universal, chave de fenda, chave phillips, carregador de bateria, tesoura, lanterna, cabo de força com garras para bateria auxiliar, calibrador portátil de pneus, martelo pequeno, jogo de fusíveis, de lâmpadas e de velas. Observando essas dicas, a possibilidade de não enfrentar contratempo na viagem é de 100%.