sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Cuidados com correia e válvulas

O motor com comando no bloco e válvulas acionadas por meio de varetas requer regulagem periódica. É mais barulhento porque a desregulagem acontece com maior freqüência. Em contrapartida dispensa a manutenção da correia dentada simplesmente por não incorporar este componente.

Os motores com correia dentada, por sua vez, dispensam a regulagem de válvulas na medida em que o comando atua com tuchos hidráulicos, componente com reconhecida durabilidade.

- Publicidade -

Paralelamente, entretanto, o cuidado com a correia dentada deve ser redobrado, pois a sua ruptura resulta em elevado prejuízo para o usuário – na maioria dos casos a quebra da correia dentada ou seus tensionadores provocam o empenamento das válvulas, sendo necessária a remoção do cabeçote para se executar sua troca.

A atenção redobrada do usuário em relação à correia dentada fica restrita, porém, a obedecer a quilometragem recomendada pelo fabricante para substituir preventivamente o componente – atitude que não é seguida à risca pela maioria dos motoristas simplesmente por considerarem que “isso nunca vai acontecer comigo”.

A indústria automobilística optou pelo sistema de comando de válvulas acionado por correia dentada (ou corrente) basicamente por dois motivos: proporciona melhor potência e utiliza peças externas de fácil acesso – não é necessário, por exemplo, desmontar parte do propulsor para substituir componentes de acionamento do comando de válvulas. Além disso, são motores com concepção e tecnologia moderna, mais silenciosos e de maior durabilidade.

- Publicidade -

Constata-se, portanto, que de fato o motor evoluiu quanto a projetos, mas parou no tempo quando se questiona conceitos. Pergunta-se, por exemplo, por que ainda não se chegou a um sistema de comando de válvulas acionado por sensores eletrônicos, tal como aconteceu com a injeção de combustível e com o freio ABS (antitravamento)? Sem sombra de dúvida, novamente o fator custo vai aparecer nesta história.
Colaborou Roberto Pavan, da oficina Art Motor.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn