domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Com a chegada do verão, confira alguns cuidados com o seu carro no período mais quente do ano

Por Sérgio Mendes – A estação mais quente do ano é perfeita para aproveitar bons momentos ao ar livre. No entanto seu carro precisa de alguns cuidados.

- Publicidade -

Sol excessivo prejudica tanto a lataria quanto os pneus e as altas temperaturas exigem mais atenção ao sistema de arrefecimento e à limpeza do ar-condicionado.

• Sol / Pintura- Estacionar o carro por longos períodos expostos ao sol podem ser extremamente prejudicial para a pintura do veículo. Se possível, tente sempre estacionar em um local coberto para evitar queimar pintura, que acontece quando o verniz da pintura se desgasta por conta da exposição ao sol.

Para que isso não aconteça, o proprietário do carro deve mantê-lo limpo e encerado, para manter uma proteção contra os raios solares, ceras do tipo carnaúba são eficientes na proteção do carro e mantém a qualidade da pintura do veículo.

Também nunca utilize capa de proteção sob o sol quente, pois ela pode grudar na pintura. Deixe para cobrir o veículo à noite quando a lataria estiver fria.

- Publicidade -

As altas temperaturas não prejudicam apenas o carro, mas também a saúde humana. Portanto, não saia de casa quando a temperatura do sol estiver muito forte, pois pode causar acidentes caso o motorista sofra com baixa pressão, que gera cansaço e vertigem. Procure sempre viajar pela manhã ou à noite, quando a temperatura está mais amena.

• Ar-condicionado – Antes da chegada do verão é importante procurar uma loja especializada para um revisão preventiva, afim de verificar o estado do filtro do ar- condicionado e analisar se existe algum indício de perda de eficiência no sistema e deixar tudo em perfeito estado para enfrentar o calorão.

• Sistema de arrefecimento – Eis aqui o componente do veículo que mais sofre no verão, o sistema de arrefecimento. Responsável por controlar a temperatura do motor, esse sistema é de suma importância para o bom funcionamento do carro.

Confira o nível do fluido do radiador, e faça uma inspeção visual para detectar se há algum vazamento. Além disso, confira se a ventoinha está armando e desarmando corretamente. Com esses pequenos cuidados, a chance de ficar com o carro fervendo na rua é quase mínima.

• Pneus – Com o asfalto pegando fogo após um dia de sol forte, os pneus são expostos a um calor extremamente agressivo. Portanto, devem estar em perfeito estado de conservação para não furarem e fique atento na calibragem dos pneus, que em altas temperaturas ganham 10 libras.

- Publicidade -

Desta maneira, calibre os pneus sempre quando estiverem frios para não gerar problemas de rachadura na borracha. Vale lembrar que para o veículo andar bem e ter economia é fundamental mantermos os pneus calibrados na medida correta, que está no manual do carro.

• Lavagem – O carro está sujo e precisando de um banho? Faça isso, mas tome cuidado. Procure sempre lavar o carro na sombra e com a lataria fria. Com a lata quente e no sol, há risco de ocorrerem manchas na pintura de acordo com os produtos que serão utilizados na limpeza.

Outra importante ação em manter uma temperatura mais amena dentro do veículo, utilize películas de controle solar para filtrar os raios solares nos vidros.

Com isso, conseguirá proteger os bancos e as partes plásticas do interior. Também não deixe alimentos como bebidas e doces dentro do veículo, pois eles podem danificar os bancos e o acabamento do painel.

Além disso, alimentos estragados dentro do carro geram mal cheiro e atraem insetos para o habitáculo do carro.

Da mesma forma nunca deixe álcool para limpeza dentro do carro o que pode causar acidentes.

Não esqueça objetos sensíveis à temperatura dentro do veículo. Evite também deixar óculos e vidros transparentes no interior do carro, sobre os bancos, pois, expostos aos raios solares, eles podem acender a fagulha que dará origem um incêndio.

Esperamos que com estas dicas você aproveite melhor o verão juntamente com o seu possante.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança