sábado, 24 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Motores Diesel – Cuidado com o combustível

É cada vez mais comum encontrarmos nas cidades e estradas camionetas movidas a diesel. Elas são fortes e resistentes mas escondem uma fragilidade enorme por debaixo do capô. A principal causa de pane nesses tipos de veículos, é o combustível.

Para evitar problemas desta espécie siga algumas dicas que podem ser muito úteis para melhorar a durabilidade destes veículos e evitar dor de cabeça.

1. Ao abastecer
Procure sempre postos com bons filtros de combustíveis: uma dica é procurar sempre postos onde haja grande movimentação de caminhões, ou postos de grande porte, dentro e fora das cidades, pois o diesel pode conter água e prejudicar bomba e bicos ejetores.

2. Manutenção Preventiva.
É muito importante para o veículo a diesel o filtro e o decantador do combustível, o diesel cria umidade no tanque de combustível, do posto e do próprio veículo.

Esta umidade é eliminada através de um decantador que em alguns carros vem como sendo um sensor automático de volume de água para avisar o momento de limpar o decantador.

Já outros tipos de veículos que não possuem este sensor, necessitam de uma checagem periódica de mais ou menos quinze (15) dias para serem limpos, (eliminar a água ) ou até mesmo substituí-los por peças novas originais.

Já o filtro de combustível deve ser trocado a cada 20.000 Km em condições de uso normal, ou em caso de uso severo, ( fora de estrada ) deve ser trocado mais frequentemente dependendo do tipo de estrada, lembrando que certos veículos possuem apenas um filtro sendo decantador e filtro juntos, mas seguem a mesma programação de manutenção.

Nunca esquecendo do filtro de ar que segue também este programa de manutenção, devendo ser trocado a cada 20.000 Km em condições normais e 10.000 Km em condições severas de uso.

Seguindo estas pequenas dicas, vocês vão manter sempre em dia a Bomba e os Bicos injetores que são extremamente sensíveis a água, evitando assim transtornos e gastos desnecessários, lembrando que a substituição destas peças devem ser feitas por pessoas qualificadas e em oficinas especializadas.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn