As estradas americanas são povoadas por uma categoria de automóveis inexistente no Brasil, os roadsters. São os carros esportivos, conversíveis ou não, e sobretudo caros.
Transportam geralmente apenas dois privilegiados, aqueles capazes de gastar mais de US$ 60 mil num carro. Exemplos são o Audi TT, o BMW Z3, o Porshe Boxster ou o Mercedes classe SLK. Todos esses veículos, como se sabe, rodam sobre quatro rodas.
O que você não sabe é que o próximo esportivo dessa categoria só terá três. É o Merlin Roadster, triciclo motorizado de última geração, que a americana Corbin Motors começa a produzir sob encomenda neste trimestre ao preço unitário de US$ 23.900.
Os concorrentes diretos do Merlin não são os roadsters tradicionais, mas na verdade as supermotos estradeiras como a Honda Gold Wing 1800 (que no Brasil custa R$ 87 mil).
Para ingressar nesse mercado ultracompetitivo, a californiana Corbin optou por um nicho abandonado desde os tempos da saudosa romiseta, o dos triciclos.
Também pode vir a competir com os ultracompactos de uso urbano como o Smart, vendido na Europa pela DaimlerChrysler. Mas o Merlin não foi projetado para o dia-a-dia.
Primeiro porque é para solteiros convictos, pois em seu cockpit só há lugar para o motorista. E em segundo lugar porque é um conversível sem capota. Em caso de chuva, é melhor estacionar e procurar abrigo.
Equipado com um motor Harley-Davidson de 1.442 cm³, o Merlin tem transmissão manual de quatro velocidades e freios a disco nas três rodas. Segundo o fabricante, o veículo atinge 160 km/h. Na estrada, seu consumo é de 25 km por litro.
O porta-malas é de 100 litros e ele sairá da linha de montagem com rádio AM/FM e CD player. Quem ficou interessado por entrar em contato com a Corbin Motors. Eles aceitam encomenda. Mas a reserva é de US$ 1000.
Istoé Digital