sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Renault Scénic Automático: espaço de sobra com desempenho de carro pequeno

A Equipe da Mecânica Online teve a oportunidade de conhecer de perto esse monovolume da Renault, que apresenta entre os seus principais diferenciais, espaço de sobra e desempenho arrojado.

O modelo testado foi o RXE 2.0 litros, de 16 válvulas e 140 cavalos de potência.

- Publicidade -

O câmbio automático serviu mesmo para otimizar ainda mais o desenvolvimento do motor durante o trânsito.

Basta apenas acelerar e ir embora, que o carro desenvolve com facilidade de maneira suave as trocas de marchas.

Na briga das minivans, quem oferece mais opções de conforto e segurança está saindo na frente. E a Renault Scénic Automática está forte nesse páreo. Tendo sido a primeira a ter esse tipo de transmissão.

- Publicidade -

Conhecido como Proactive, o novo câmbio de quatro marchas vem com sistema de monitoramento eletrônico. Ele comanda as trocas de marcha baseando-se em informações como rotação do motor, peso do carro e posição e velocidade de acionamento do acelerador.

Além dos nove modos possíveis de funcionamento normal, há um botão que pode ser acionado em pisos de baixa aderência – ele faz o carro sair em segunda marcha para que as rodas não girem em falso. A caixa, fabricada na França, foi projetada para rodar 150 mil quilômetros e tem a vantagem de dispensar a troca do óleo do câmbio.

Para obter mais agilidade, é possível acionar o botão “underdrive” (na própria alavanca), para que o câmbio funcione só até a terceira marcha, recurso útil para usar o freio-motor em descidas, ou ainda para reduzir de quarta para terceira antes de uma ultrapassagem.

- Publicidade -

A passagem das marchas é suave e bem sintonizada com o propulsor. Toda a movimentação no câmbio é sinalizada no painel do carro, que também foi remodelado.

Vale ressaltar no Scénic seu amplo espaço interno e o porta-malas, além do pacote de itens de série que inclui airbag duplo, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, acionamento das portas por controle remoto, ar-condicionado e freios com sistema ABS.

Sentimos a ausência do comando “um toque” nos vidros. A minivan da família, também é conhecida como rainha dos porta-trecos (com gavetas e espaço de sobra para todos os lados).

Sem a necessidade de trocar marchas e pisar na embreagem, é só sentar a bordo, girar a chave e contemplar a beleza interna do quadro de instrumentos.

Os leds de indicação das marchas são uma solução interessante, acabando com a necessidade de olhar para a alavanca.

A posição de dirigir é confortável e não incomoda em longos percursos, e a suspensão ganhou uma nova configuração, para deixá-la mais precisa e o carro mais estável e seguro nas curvas.

Para segurar tudo isso, a scénic possui o bem dimensionado sistema com quatro discos e ABS, que garante segurança e agildade nas frenagens.

Tarcisio Dias – Mecânica Online
Veículo disponibilizado pela Renault do Brasil

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn