sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Volvo Cars celebra 10 anos de parceria com a Geely

Há exatos 10 anos, no fim de março de 2010, a Volvo Cars viu uma transformação completa de seus negócios com a aquisição pela Zhejiang Geely Holding (Geely).

A empresa passou de puramente europeia para uma operação verdadeiramente global e forte no mercado de carros premium, acumulando vendas, receitas e lucros recordes ao longo desse caminho.

- Publicidade -

Passada uma década e de olho no futuro, a Volvo Cars desenvolve uma base firme para tornar-se líder em eletrificação, condução autônoma e novos modelos de mobilidade.

Tudo isso paralelamente a uma cooperação cada vez mais estreita com suas marcas irmãs sob supervisão da Geely.

“A Volvo Cars hoje está mais forte do que nunca”, diz Håkan Samuelsson, executivo-chefe da marca.

- Publicidade -

“Com a Geely, começamos uma nova fase de sucesso que nos levou a um nível totalmente novo. Renovamos completamente nosso portfólio de produtos, estabelecemos uma presença global e quase dobramos nossas vendas. No futuro, continuaremos a expandir nossos negócios junto com a Geely”, afirma.

A partir de 2010, a Volvo Cars e a Geely traçaram um novo futuro para a marca sueca, com base em alguns elementos fundamentais: independência técnica, presença global de fabricação, identidade de marca reforçada e governança Geely.

Nos próximos anos, a Volvo Cars pretende se estabelecer como líder em eletrificação e, até 2025, almeja que metade de seu volume global de vendas seja de veículos totalmente elétricos, com os demais híbridos.

- Publicidade -

Esses carros farão parte de uma nova geração de Volvos baseados na plataforma SPA2, o sucessor de sua bem-sucedida arquitetura modular de veículos.

A empresa também visa estabelecer milhões de relacionamentos diretos com os consumidores por meio de novas formas de mobilidade e espera desempenhar um papel de liderança na introdução segura de tecnologias autônomas.

Essas e outras ambições foram possíveis graças ao estabelecimento de um modelo de negócios sustentável e lucrativo na última década, fornecendo à Volvo Cars uma plataforma sólida para esse crescimento.

Em 2011, a Volvo Cars tinha 21.500 funcionários e vendas globais de 449.255 unidades. Em 2019, dobrou os números, passando a ter 43.000 funcionários e vendas globais de 705.452 carros.

Novos produtos e novas tecnologias-A partir de 2014, com o lançamento o renovado XC90, a empresa renovou completamente seu portfólio de produtos com uma gama de novos SUVs, sedans e wagons.

Todos os novos modelos são baseados na arquitetura modular de veículos SPA, desenvolvida pela Volvo, ou ainda pela arquitetura modular CMA, co-desenvolvida entre a Volvo e a Geely.

Seu novo portfólio de modelos provou ser um sucesso global, gerando seis recordes consecutivos de vendas e lucros – em 2019, a Volvo Cars vendeu mais de 700.000 carros pela primeira vez em seus mais de 90 anos de existência.

Só no Brasil, a marca teve um crescimento de 15,8% com quase 8.000 veículos emplacados em território nacional e tornou-se líder no segmento de veículos eletrificados com 1.100 unidades de carros híbridos.

A empresa também expandiu sua rede de fabricação e distribuição logística em todo o mundo: começou com duas plantas industriais e uma fábrica de motores na Europa e agora possui quatro plantas de fabricação adicionais e um centro de pesquisa e desenvolvimento na China, além de uma fábrica de automóveis nos Estados Unidos.

Uma marca e um design Volvo rejuvenescidos, focados em proporções premium e incorporando uma identidade escandinava única na indústria automotiva, também levaram a empresa a novos patamares e a estabeleceram firmemente como uma alternativa completa no segmento premium.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn