segunda-feira, 25 novembro , 2024
28 C
Recife

StreetKa, de carro-conceito a produção

A Ford exibe no Salão Internacional do Automóvel o Streetka, novo membro da linha Ka, que nasceu como carro-conceito e será lançado na Europa no início do ano que vem como modelo de produção em série.

O Streetka foi projetado por David Wilkie, do Estúdio Ghia de Design, e exibido primeiramente como carro-conceito no Salão de Turim, em 2000.

- Publicidade -

Um ano depois, no Salão de Genebra de 2001, a Ford Europa confirmou que a reação do público ao modelo havia sido tão entusiástica que ele passaria a ser produzido em série.

A transformação desse carro lindo e empolgante em realidade necessitava das habilidades de um especialista, assim a Ford Europa firmou um contrato com a Pininfarina para tratar da parte de engenharia e produção do modelo.

Com linhas ao mesmo tempo simples e envolventes, o Streetka remete a modelos esportivos tradicionais do passado, fazendo uma interpretação moderna do clássico “roadster” de dois lugares, mesclado ao design original do Ford Ka.

- Publicidade -

O conceito do Streetka se adequa perfeitamente ao caráter do Ford Ka, carro pequeno que se transformou em ícone do design.

E também é um exemplo da estratégia da Ford de investir na produção de modelos derivados para expandir o processo de transformação da sua linha de produtos na Europa.

A proposta do Streetka é oferecer o clássico prazer de dirigir de um conversível de dois lugares em um pacote atraente, contemporâneo, de alta qualidade e acessível.

- Publicidade -

Seu visual arrebatador mantém o design original do carro-conceito apresentado em Turim e foi bem adaptado à dinâmica e desempenho do novo motor Duratec 1.6 L de 8 válvulas, com 95 cv. Embora seja claramente baseado no contorno hatchback do Ka, sua carroceria tem um desenho único.

Ele foi desenvolvido a partir do carro-conceito por um time de designers da Ford comandados por Chris Bird e é fruto da nova parceria entre a Ford Europa e a Pininfarina, que trabalharam lado a lado no projeto de engenharia para a produção em série do veículo, no prazo reduzido de aproximadamente 24 meses.

O Streetka deve atrair pessoas “fashion”, na faixa dos 20 a 30 anos, jovens solteiros ou jovens casais, ligados ao mundo da música e da moda.

Por isso, o carro estreou na mídia patrocinando a temporada “European Fever” da cantora pop Kylie Minogue, realizada no primeiro semestre deste ano.

O Streetka é pioneiro em vários aspectos: é o primeiro roadster do segmento subcompacto a trazer o logotipo Ford, é o primeiro Ford desenvolvido em cooperação com a Pininfarina e também o primeiro a ser produzido na Itália.

Seu pára-choque de polipropileno, da cor da carroceria, avança para as laterais e forma grandes arcos em torno das rodas, emoldurando os faróis de linhas angulares.

Faróis de neblina integrados na parte inferior dos pára-choques margeiam o corte central marcante do veículo.

De perfil, os pára-choques direcionam o olhar para o pára-brisa, que foi reduzido para se adaptar ao visual do “roadster” e proporcionar a necessária proteção contra o vento.

Suas portas não possuem molduras nas janelas laterais e os espelhos retrovisores, na cor da carroceria, ligam-se à base do pilar A para ampliar a visibilidade.

As barras de proteção (santo-antônio) são as únicas projeções na parte superior da carroceria. A capota flexível fica guardada sob um painel retrátil e proporciona linhas excepcionalmente claras ao veículo quando está abaixada.

As superfícies curvas da traseira se integram ao spoiler – que não existia no conceito original e foi adicionado para otimizar a dinâmica e estabilidade do veículo em alta velocidade.

O pára-choque traseiro abriga no centro a luz de ré, em uma barra inferior, além de lanternas angulares bipartidas, que foram aprofundadas um centímetro em relação ao projeto original para prevenir o risco de quebra em situações reais de estacionamento.

O emblema Streetka estampado na frente dos arcos das rodas traseiras traz a assinatura Pininfarina, mostrando que o carro foi produzido pelos especialistas italianos. Seu interior adota a cor favorita dos modistas: preto, salpicado com toques de brilho.

O revestimento do painel e das portas também é preto, assim como o relógio central oval e o painel de instrumentos, que traz hodômetro, conta-giros e marcador de combustível interligados e grafismos em branco.

Detalhes em alumínio escovado, inspirados no Ford Puma, sobressaem na manopla do câmbio, nas saídas de ar e no volante revestido em couro preto.

O Streetka será oferecido com duas opções de acabamento. A primeira tem bancos e painéis revestidos em tecido exclusivo, de efeito tweed, na cor preta.

Os bancos são posicionados em altura mais baixa que o carro original para aumentar a sensação de esportividade e, assim como os painéis internos, também podem ser revestidos em couro.

O conversível é equipado ainda com CD player e disqueteira para seis discos, ar-condicionado e alarme. Bolsas infláveis duplas também são itens de série.

Bolsas infláveis laterais para proteção da cabeça e do tórax em impactos laterais também equipam os modelos com direção do lado esquerdo.

A capota do veículo se abre e fecha rapidamente, em menos de 30 segundos, acionando-se manualmente seu mecanismo com gás pressurizado.

Essa configuração, fiel ao carro-conceito, foi escolhida em lugar de uma capota rígida dobrável ou com acionamento elétrico, tanto por questões de estilo como de preço.

O Streetka é impulsionado pelo novo motor Duratec 1.6 L 8V, com potência de 95 cv, primeiro exemplo da filosofia de “simplicidade inteligente” que combina a tecnologia de baixo atrito com máximo torque a baixas velocidades, desenvolvido especialmente para o mercado europeu dentro dos limites de emissões da norma Euro IV.

A engenharia da Ford desenvolveu a compatibilidade de superfícies e resistência de seus componentes utilizando a tecnologia de motores da Fórmula 1.

Ele inclui comando de válvulas com tecnologia de baixo atrito, que garante baixos níveis de consumo de combustível, e foi calibrado para proporcionar elasticidade e força em baixa valocidade, com torque máximo de 135 Nm a 4.250 rpm.

Aproximadamente 90% do seu torque máximo é disponível entre 1.500 e 4.500 rpm. Com ele, o Streetka acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos e tem consumo de cerca de 12,6 km/l.

O veículo foi cuidadosamente projetado para oferecer novos níveis de resistência para um conversível, o que contribui significativamente para sua dirigibilidade confiável e precisa e para o conforto na rodagem.

Sua estrutura foi otimizada por computador para oferecer grande rigidez, com o uso extensivo de aços de alta resistência.

Chapas de diferentes espessuras, cortadas a laser, compõem as peças estampadas para otimizar as propriedades mecânicas do conjunto.

Um anteparo adicional na traseira, ao qual se ligam as barras de proteção, contribui para aumentar a resistência torsional.

Um ponto-chave do projeto foi a criação de apoios de montagem ultra-resistentes para os sistemas de suspensão e direção. O desenvolvimento de engenharia se concentrou nos atributos de agilidade, estabilidade e confiança, que compõem os fundamentos do prazer de dirigir de um “roadster”.

Esse trabalho incluiu uma calibragem totalmente nova e refinada das partes da suspensão, o aumento da bitola entre as rodas na frente e na traseira para um comportamento mais estável e previsível do veículo, um aumento de 25% na resistência à rolagem lateral, novas rodas de 16 polegadas com pneus 195/45 R16, sistema de freios otimizado com ABS e níveis superiores de conforto na rodagem para um “roadster” desse segmento.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn