Desenvolvidos com fins militares e como instrumentos de segurança para o transporte de cargas, os rastreadores e bloqueadores de veículos conquistam cada vez mais espaço a bordo dos carros de passeio.
O custo é bem variado, dependendo da tecnologia adotada. Muitos dos sistemas emitem sinais que permitem localizar o automóvel roubado em instantes, mesmo que ele esteja em movimento.
As empresas garantem que, com os dispositivos, é possível localizar cerca de 90% dos veículos furtados. Para as companhias que vendem seguro contra furto e roubo de carros, os rastreadores e bloqueadores também se tornaram um bom negócio.
O aumento do número de automóveis recuperados reduz os prejuízos com o pagamento de indenização.
Isso levou muitas seguradoras a oferecer descontos no preço das apólices aos proprietários de veículos equipados com esse tipo de tecnologia. O motorista que tem rastreador no carro pode economizar até 30% no valor pago anualmente à seguradora.
Alguns sistemas são dotados de botão de emergência, para o caso de seqüestro-relâmpago. Também existem opções com sistema de escuta, que permite à central ouvir e gravar conversas no interior do carro.
A opção mais barata bloqueia o motor e aciona uma sirene de alerta. As empresas oferecem ainda helicópteros e equipes de pronto atendimento que vão ao encontro do automóvel. Analise no quadro alguns dos serviços oferecidos nessa área, suas características e preços.