Dois respeitados institutos independentes, um nos Estados Unidos e outro na Europa, comprovaram a eficiência do WHIPS (Whiplash Protection System) ou Sistema de Proteção Contra Efeito Chicote.
Trata-se de um atestado incontestável da sua eficácia.
No recente estudo realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos, concluiu-se que o sistema WHIPS da Volvo reduz em 49% os ferimentos no pescoço.
Já a companhia britânica de pesquisas para seguradoras Thatcham apresentou sua nova avaliação do efeito chicote em carros novos, em outubro, e a Volvo foi uma das três marcas que tiveram toda sua linha de veículos na melhor classificação da pesquisa.
O ESTUDO NORTE-AMERICANO – Usando dados das três maiores companhias de seguro norte-americanas, o IIHS descobriu que a chave para reduzir os ferimentos em impactos traseiros é manter a cabeça e o torso se movimentando juntos.
A IIHS concluiu que o WHIPS da Volvo reduz os ferimentos da cabeça e do pescoço, porque limita a aceleração para frente do torso e da cabeça, numa colisão traseira.
Primeiro deste tipo, o estudo comparou veículos de anos diferentes, que tiveram assentos e encostos de cabeça redesenhados, mas não tiveram mudanças significativas em outros quesitos.
Comparando sedans Volvo S70 sem o WIHPS com àqueles que já possuíam o equipamento, o resultado foi uma redução de 49% nas taxas de lesões na espinha.
NOTA MÁXIMA NA AVALIAÇÃO EUROPÉIA – A Thatcham realizou testes estatísticos para medir como os encostos de cabeça em 500 modelos europeus são projetados e posicionados.
“Nós estamos muito orgulhosos de nos sairmos assim tão bem” disse a perita em efeito chicote da Volvo Car Corporation Lotta Jakobsson.
“Há muito tempo a Volvo compreendeu como os encostos de cabeça são importantes, e conduziu a indústria na utilização deles.”
Mas as avaliações estáticas dos encostos de cabeça mostram somente uma parte do que acontece na vida real. Por isso, a Volvo tem trabalhado na questão do encosto de cabeça há mais de uma década, e em 1998 introduziu o sistema de proteção de efeito chicote, chamado de WHIPS, no luxuoso sedan S80.
A partir de 2001, a Volvo passou a oferecer este sistema de segurança como equipamento standart em todos os seus modelos, em todos os mercados.
Os assentos com WHIPS fornecem sustentação espinhal melhorada porque o encosto dos bancos mergulha para trás quando o carro recebe um impacto na traseira, embalando a pessoa como um bebê no colo de um adulto.
Este sistema, combinado com o desenho do encosto de cabeça projetado para frente, ficando bem mais próximo da nuca, ajuda a limitar a “chicotada” que ocorre durante um impacto traseiro. Testes da Volvo mostraram que a aceleração da cabeça dos ocupantes é reduzida em cerca de 50% pelo mecanismo reclinável do WHIPS.
O WHIPS é apenas um dos numerosos princípios de segurança criados pela Volvo. Entre outros, podemos citar o uso pioneiro de cintos de três pontos nos bancos dianteiros como equipamento standart em 1959, o uso pela primeira vez no mundo de airbags laterais (chamados SIPS), e o sistema anti-capotagem (Roll Stability Control – RSC), tecnologia que será usada pela primeira vez num SUV, no Volvo XC90, que chegará ao mercado em 2003.