sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Institutos independentes comprovam eficiência do equipamento da Volvo Car contra efeito chicote

Dois respeitados institutos independentes, um nos Estados Unidos e outro na Europa, comprovaram a eficiência do WHIPS (Whiplash Protection System) ou Sistema de Proteção Contra Efeito Chicote.

Trata-se de um atestado incontestável da sua eficácia.

- Publicidade -

No recente estudo realizado pelo Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), dos Estados Unidos, concluiu-se que o sistema WHIPS da Volvo reduz em 49% os ferimentos no pescoço.

Já a companhia britânica de pesquisas para seguradoras Thatcham apresentou sua nova avaliação do efeito chicote em carros novos, em outubro, e a Volvo foi uma das três marcas que tiveram toda sua linha de veículos na melhor classificação da pesquisa.

O ESTUDO NORTE-AMERICANO – Usando dados das três maiores companhias de seguro norte-americanas, o IIHS descobriu que a chave para reduzir os ferimentos em impactos traseiros é manter a cabeça e o torso se movimentando juntos.

- Publicidade -

A IIHS concluiu que o WHIPS da Volvo reduz os ferimentos da cabeça e do pescoço, porque limita a aceleração para frente do torso e da cabeça, numa colisão traseira.

Primeiro deste tipo, o estudo comparou veículos de anos diferentes, que tiveram assentos e encostos de cabeça redesenhados, mas não tiveram mudanças significativas em outros quesitos.

Comparando sedans Volvo S70 sem o WIHPS com àqueles que já possuíam o equipamento, o resultado foi uma redução de 49% nas taxas de lesões na espinha.

- Publicidade -

NOTA MÁXIMA NA AVALIAÇÃO EUROPÉIA – A Thatcham realizou testes estatísticos para medir como os encostos de cabeça em 500 modelos europeus são projetados e posicionados.

“Nós estamos muito orgulhosos de nos sairmos assim tão bem” disse a perita em efeito chicote da Volvo Car Corporation Lotta Jakobsson.

“Há muito tempo a Volvo compreendeu como os encostos de cabeça são importantes, e conduziu a indústria na utilização deles.”

Mas as avaliações estáticas dos encostos de cabeça mostram somente uma parte do que acontece na vida real. Por isso, a Volvo tem trabalhado na questão do encosto de cabeça há mais de uma década, e em 1998 introduziu o sistema de proteção de efeito chicote, chamado de WHIPS, no luxuoso sedan S80.

A partir de 2001, a Volvo passou a oferecer este sistema de segurança como equipamento standart em todos os seus modelos, em todos os mercados.

Os assentos com WHIPS fornecem sustentação espinhal melhorada porque o encosto dos bancos mergulha para trás quando o carro recebe um impacto na traseira, embalando a pessoa como um bebê no colo de um adulto.

Este sistema, combinado com o desenho do encosto de cabeça projetado para frente, ficando bem mais próximo da nuca, ajuda a limitar a “chicotada” que ocorre durante um impacto traseiro. Testes da Volvo mostraram que a aceleração da cabeça dos ocupantes é reduzida em cerca de 50% pelo mecanismo reclinável do WHIPS.

O WHIPS é apenas um dos numerosos princípios de segurança criados pela Volvo. Entre outros, podemos citar o uso pioneiro de cintos de três pontos nos bancos dianteiros como equipamento standart em 1959, o uso pela primeira vez no mundo de airbags laterais (chamados SIPS), e o sistema anti-capotagem (Roll Stability Control – RSC), tecnologia que será usada pela primeira vez num SUV, no Volvo XC90, que chegará ao mercado em 2003.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn