A Volkswagen vai competir pela primeira vez em sua história no Rally Dakar, que começou em primeiro de janeiro. Na edição 2003, que marca os 25 anos de existência da prova, a Volkswagen correrá com o protótipo chamado Tarek.
Com chassi tubular, amplo uso de fibra de carbono e motor de 218 cv, o Tarek marca, também, a primeira participação da Volkswagen em uma prova off-road de longa duração.
O Rally Dakar tem a largada em Marselha, sul da França, e chegada em Sharm El Sheikh, no Egito.
O protótipo foi desenvolvido em parceria pela Volkswagen e Italdesign, empresa do projetista Giorgetto Giugiaro. A apresentação foi feita no início de dezembro, durante o Salão de Essen, na Alemanha.
O chassi do protótipo utiliza tubos em fibra de carbono, mesmo material da carroceria. O motor é um TDI (Turbo Diesel), que tem quatro cilindros em linha e desenvolve 218 cv. O carro tem 4,60 metros e pesa 1.180 kg.
Nos primeiros testes, realizados no Marrocos, o veículo mostrou-se bastante competitivo.
Com o Tarek, a VW pretende adquirir experiência em competições off-road internacionais de longa duração.
“Não vamos estabelecer previsões quanto aos nossos resultados no Rally Dakar, mas estou convencido de que podemos nos destacar. Será um enorme aprendizado”, afirmou Rudolf-Helmut Strozyk, diretor da Volkswagen Racing.
A equipe VW será composta por três duplas: a alemã Jutta Kleinschmidt (primeira mulher a vencer uma etapa do Rally Dakar) e a italiana Fabrizia Pons (vice-campeã do Mundial de Rali em 1982 como navegadora), o belga Stéphane Henrard e o irlandês Bobby Willis (ambos com grande experiência em provas de longa duração) e os alemães Dieter Depping (estreante no Rally Dakar) e Walter Bachhuber (ex-piloto de motos e navegador experiente).
Mais informações sobre a participação da VW no Rally Dakar podem ser obtidas no site www.touareg-dakar.com.