A linha 2003 do Fiat Ducato chega ao mercado com uma nova versão de carga intermediária e ganha equipamentos que reforçam a segurança, o conforto e a praticidade do modelo.
O novo furgão da linha de comerciais leves da Fiat é uma versão mais longa do modelo 15, que agora se chama Cargo e continua na linha.
O Cargo Longo tem distância entre-eixos 350 mm maior (3.200 mm), que confere ao veículo um compartimento de carga de 9,0 m³ contra os 7,5 m³ da versão mais curta.
Além do novo nome do modelo 15, as outras versões de carga do Ducato também foram renomeadas: a 15 Vetrato, utililizada para transformações nas principais empresas de beneficiamento, passa a se chamar Multi e a Maxi é denominada agora Maxicargo.
O Fiat Ducato oferece uma ampla gama de opções para todo tipo de utilização, que passam a ser: o Cargo, o Cargo Longo e o Maxicargo, destinados ao transporte de cargas; as versões Multi Teto baixo e Teto Alto são destinados a transformações realizadas por empresas de beneficiamento enquanto o Combinato, com dez lugares mais espaço para bagagem, e o Minibus, com 16 lugares, são destinados ao transporte de passageiros.
Externamente outras novidades do Ducato 2003 são maçanetas com melhor ergonomia e novos retrovisores com espelhos duplos, que aumentam o campo de visão da parte traseira.
As lanternas também tiveram seu desenho reformulado e trazem agora válvulas de saída de ar, que facilitam o fechamento da porta lateral corrediça.
Internamente, a maior mudança ficou por conta de uma nova proteção opcional do piso das versões de carga.
Ela não só aumenta a proteção do compartimento de carga, como transforma o pavimento em um plano liso, facilitando ainda mais a carga e descarga de mercadorias.
Já em termos de segurança, a eficiência dos freios a disco nas quatro rodas, que já era disponível para o Maxicargo, foi estendida a toda a linha Ducato.
O primeiro tacógrafo totalmente eletrônico do mercado
A partir do primeiro trimestre de 2003, o Ducato Minibus ganha um equipamento inédito no seu segmento: ele é o primeiro do mercado a vir com tacógrafo totalmente eletrônico.
O aparelho, que é opcional para as demais versões, fica localizado no painel, o que facilita a visualização e o manuseio.
Por ser totalmente eletrônico, o tacógrafo do Ducato dispensa o uso de discos marcadores, geralmente adotados em equipamentos analógicos.
O registro das informações é feito em uma mini CPU interna ao tacógrafo e pode ser descarregada através de um cartão do tipo smart card com assinatura eletrônica, que permite também o controle do ponto de cada motorista.
O tacógrafo do Ducato traz uma impressora incorporada que, além das últimas 24 horas obrigatórias por lei, permite a impressão de outros relatórios mais específicos sobre cada motorista, um determinado período ou viagem.
Os dados coletados podem ser armazenados por mais de dez anos. Além disso, o tacógrafo digital possui um sensor que alerta com sinais visuais e sonoros quando o veículo alcança uma velocidade pré-determinada, recurso útil para evitar multas.
Ótimo desempenho em vendas
Com os novos itens, o comercial leve da Fiat ganha uma relação custo/benefício ainda melhor para continuar agradando o exigente consumidor deste segmento.
O bom desempenho em vendas registrado nos últimos meses ajudou a Fiat a alcançar a liderança no mercado de comerciais leves.
A expectativa é de que o segmento de furgões grandes de carga e de passageiros feche 2002 com 15 mil unidades vendidas.
Desse total, a Fiat espera participar com mais de 22%. Já entre janeiro e outubro deste ano, o Ducato foi responsável por 21,5% do segmento com 2.707 unidades comercializadas.
Deste total, 1.613 unidades foram de versões de carga, o que credencia o modelo da Fiat como líder do nicho específico de furgões para transporte de mercadorias com 47% de participação.
Além do sucesso no mercado interno, o Fiat Ducato, fabricado em Sete Lagoas, Minas Gerais, é exportado para diversos países da América Latina, como Argentina, Venezuela, Uruguai e Paraguai.
SEGURANÇA E CONFORTO APURADOS
Além da adoção dos freios a disco na quatro rodas em toda a linha, no Ducato a segurança dos ocupantes sempre recebeu máxima atenção.
O modelo conta com todos os itens Fiat de segurança como sistema de proteção antiincêndio (FPS), volante com absorção de energia (EAS), carroceria com deformação progressiva, e, entre os opcionais, oferece ABS (sistema antitravamento dos freios) e air-bag para o motorista.
O motorista dispõe de diversos itens para ampliar seu conforto e tranqüilidade. De série, o Fiat Ducato traz direção hidráulica, ar quente, regulagem de altura dos faróis, conta-giros e vidros climatizados verdes.
Entre os opcionais, banco do motorista com regulagem de altura, ar-condicionado, travas elétricas nas portas, vidros dianteiros com acionamento elétrico e espelhos retrovisores externos com controle elétrico e aquecimento.
MOTORIZAÇÃO MODERNA E EFICIENTE
O Fiat Ducato pode ser equipado com duas opções do robusto e econômico motor 2.8 diesel produzido em Sete Lagoas (MG).
Uma delas é a turbodiesel com potência de 103,3 cv e torque de 24,5 kgm a 1.900 rpm. O outro propulsor é o turbodiesel com intercooler, que gera 122 cv de potência e torque de 29,1 kgm a 1.800 rpm.
Os dois motores têm componentes avançados como cabeçote de alumínio e pistões refrigerados a óleo. Tão importante quanto essas características é o baixo custo de manutenção dos dois motores – item fundamental em veículos com perfil utilitário.
AMPLA REDE DE ASSISTÊNCIA
O Fiat Ducato conta com uma ampla rede de 101 concessionários espalhados por todo o território nacional. Além disso, o modelo da Fiat conta com garantia de 12 meses, sem limite de quilometragem, e com a assistência 24 horas do Confiat.