O acesso à internet ainda é bastante restrito, apesar dos incentivos dados por bancos e outras instituições para a compra de equipamentos. Atualmente, somente 17 % da população mundial tem acesso à internet.
No Brasil, ainda que o número de sites seja grande, o volume de internautas representa somente 10% da população brasileira. Os sites de e-commerce ainda são os de menor fluxo e os usuários são, em sua maioria, homens.
CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA
o 9,39% do total de internautas ativos brasileiros visitam sites ligados ao mercado automotivo.
o Em abril de 2002, 669 mil internautas domiciliares visitaram essas homepages.
o O site www.webmotors.com.br foi o preferido, visitado por cerca de 383 mil pessoas.
o Entre as montadoras, o site da Chevrolet foi o mais visitado, com 134 mil. A Fiat ocupa o segundo lugar, com 72 mil.
o 181 mil usuários acessam sites de montadoras.
o 548 mil usuários acessaram sites independentes
Fonte: Pesquisa IBOPE e.Ratings.com Abr./02
INTELIGENTE
É difícil encontrar quem discorde. Oferecer sempre mais para o cliente deve ser o objetivo de qualquer empresa.
Aqueles que apostam no e-commerce defendem que as lojas virtuais representam a melhor maneira de levar para o público o máximo de informações, serviços e produtos e, com isso, alavancar vendas e novos consumidores.
Porém, as experiências mostraram que os clientes, sobretudo no mercado de reposição independente, buscam ainda mais – o contato com vendedor, uma vez que tanto varejistas quanto mecânicos prezam muito a liberdade de negociação.
“O assédio aos clientes é sempre muito grande. Por isso não acreditamos em mudanças no hábito de compras em curto prazo. Além disso, o acesso e a aquisição de infra-estrutura para internet ainda não são ideais”, comenta Eduardo Casimiro, gerente de marketing da Roles, cujo site fornece somente informações institucionais.
Porém não restam dúvidas de que os benefícios trazidos pela internet são saudáveis para qualquer empresa, principalmente se a rede é usada de forma racional e estratégica.
Além de facilitar a comunicação entre funcionários e forne-cedores, agilizando negociações e possíveis evoluções, o uso inteligente da rede pode até mesmo alavancar as vendas sem “esfriar” o relacionamento entre vendedores e clientes, corrigir erros administrativos e redirecionar políticas comerciais.
“Ainda que a cultura do e-commerce não esteja disseminada no nosso mercado, a internet tem sido muito útil para o desenvolvimento de nossa política comercial e, principalmente, para a evolução de nossos negócios”, conta Casimiro.
A Roles foi a primeira a investir na informatização dos seus representantes. Hoje, é possível à empresa levar ao cliente toda a sua estrutura e estoque em tempo real.
“Os principais benefícios conquistados com a informatização dos representantes são a velocidade e a segurança com que as operações comerciais são efetuadas.
A única preocupação do representante é com a atualização diária do estoque”, explica Casimiro. Armados com um computador portátil, os representantes da Roles efetuam e transferem os pedidos imediatamente.
“Inicialmente sentimos uma certa resistência de alguns representantes, inseguros diante da novidade. Porém, o manuseio do equipamento é extremamente fácil e, além disso, esses profissionais receberam treinamento e um CD-ROM de ajuda.
A idéia é mostrar que as atividades e resultados da equipe serão cada vez melhores”, completa Casimiro.
“O grande diferencial do nosso sistema é que o representante pode trabalhar offline, ou seja, não é necessário que ele se conecte quando está na loja do cliente”, finaliza.
Assim como a Roles, a DPK também tem investido na informatização dos seus representantes, ao desenvolver uma linha interna de financiamento para ajudá-los na compra do equipamento.
“Hoje 30% dos nossos representantes já possuem o computador, nossa meta é expandir o número de pessoas que tenham acesso online às informações da DPK”, revela Alexandre Tauil.
Em busca da agilidade e excelência no atendimento, a Sama também disponibiliza um sistema que permite aos clientes rastrear de forma online seus pedidos em tempo real.
“Ao equipar o representante com notebooks, aumentamos sua produtividade, já que eliminamos de bloco de pedidos e lista de preços”, conta Rodrigo Carneiro, diretor comercial da empresa.
Paulo Poydo