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Machista e nada democrática

O acesso à internet ainda é bastante restrito, apesar dos incentivos dados por bancos e outras instituições para a compra de equipamentos. Atualmente, somente 17 % da população mundial tem acesso à internet.

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No Brasil, ainda que o número de sites seja grande, o volume de internautas representa somente 10% da população brasileira. Os sites de e-commerce ainda são os de menor fluxo e os usuários são, em sua maioria, homens.

CAMPEÕES DE AUDIÊNCIA

o 9,39% do total de internautas ativos brasileiros visitam sites ligados ao mercado automotivo.
o Em abril de 2002, 669 mil internautas domiciliares visitaram essas homepages.
o O site www.webmotors.com.br foi o preferido, visitado por cerca de 383 mil pessoas.
o Entre as montadoras, o site da Chevrolet foi o mais visitado, com 134 mil. A Fiat ocupa o segundo lugar, com 72 mil.
o 181 mil usuários acessam sites de montadoras.
o 548 mil usuários acessaram sites independentes

Fonte: Pesquisa IBOPE e.Ratings.com Abr./02

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INTELIGENTE

É difícil encontrar quem discorde. Oferecer sempre mais para o cliente deve ser o objetivo de qualquer empresa.

Aqueles que apostam no e-commerce defendem que as lojas virtuais representam a melhor maneira de levar para o público o máximo de informações, serviços e produtos e, com isso, alavancar vendas e novos consumidores.

Porém, as experiências mostraram que os clientes, sobretudo no mercado de reposição independente, buscam ainda mais – o contato com vendedor, uma vez que tanto varejistas quanto mecânicos prezam muito a liberdade de negociação.

“O assédio aos clientes é sempre muito grande. Por isso não acreditamos em mudanças no hábito de compras em curto prazo. Além disso, o acesso e a aquisição de infra-estrutura para internet ainda não são ideais”, comenta Eduardo Casimiro, gerente de marketing da Roles, cujo site fornece somente informações institucionais.

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Porém não restam dúvidas de que os benefícios trazidos pela internet são saudáveis para qualquer empresa, principalmente se a rede é usada de forma racional e estratégica.

Além de facilitar a comunicação entre funcionários e forne-cedores, agilizando negociações e possíveis evoluções, o uso inteligente da rede pode até mesmo alavancar as vendas sem “esfriar” o relacionamento entre vendedores e clientes, corrigir erros administrativos e redirecionar políticas comerciais.

“Ainda que a cultura do e-commerce não esteja disseminada no nosso mercado, a internet tem sido muito útil para o desenvolvimento de nossa política comercial e, principalmente, para a evolução de nossos negócios”, conta Casimiro.

A Roles foi a primeira a investir na informatização dos seus representantes. Hoje, é possível à empresa levar ao cliente toda a sua estrutura e estoque em tempo real.

“Os principais benefícios conquistados com a informatização dos representantes são a velocidade e a segurança com que as operações comerciais são efetuadas.

A única preocupação do representante é com a atualização diária do estoque”, explica Casimiro. Armados com um computador portátil, os representantes da Roles efetuam e transferem os pedidos imediatamente.

“Inicialmente sentimos uma certa resistência de alguns representantes, inseguros diante da novidade. Porém, o manuseio do equipamento é extremamente fácil e, além disso, esses profissionais receberam treinamento e um CD-ROM de ajuda.

A idéia é mostrar que as atividades e resultados da equipe serão cada vez melhores”, completa Casimiro.

“O grande diferencial do nosso sistema é que o representante pode trabalhar offline, ou seja, não é necessário que ele se conecte quando está na loja do cliente”, finaliza.

Assim como a Roles, a DPK também tem investido na informatização dos seus representantes, ao desenvolver uma linha interna de financiamento para ajudá-los na compra do equipamento.

“Hoje 30% dos nossos representantes já possuem o computador, nossa meta é expandir o número de pessoas que tenham acesso online às informações da DPK”, revela Alexandre Tauil.

Em busca da agilidade e excelência no atendimento, a Sama também disponibiliza um sistema que permite aos clientes rastrear de forma online seus pedidos em tempo real.

“Ao equipar o representante com notebooks, aumentamos sua produtividade, já que eliminamos de bloco de pedidos e lista de preços”, conta Rodrigo Carneiro, diretor comercial da empresa.

Paulo Poydo

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