O autêntico utilitário esportivo. Com esse slogan a Nissan do Brasil colocou no mercado seu terceiro veículo produzido no Brasil. O índice de nacionalização é de 47% e será comercializado em duas versões de acabamento.
Inicialmente disponível na versão SE, com motor 2.8 litros turbo diesel intercooler e tração 4×4. A versão XE estará disponível no segundo semestre.
POSICIONAMENTO – PÚBLICO ALVO – Com um design ousado e agressivo, o Nissan Xterra (pronuncia-se “eks terra”) foi desenvolvido para oferecer força, estilo, robustez, tração 4X4, modularidade e espaço interno, no melhor estilo original SUV.
Seu nome foi escolhido com a intenção de reforçar a conecção com a terra e o aventureiro estilo de vida de seu público alvo. Ele sugere uma imagem de atividade, energia e excitação.
Diferente estilo da picape Nissan Frontier no qual o herói é o próprio veículo, o Xterra tem em seu estilo o usuário como o herói. Ele é autêntico, odeia aparecer, mas é social. É entusiasta outdoor, sai todo final de semana.
É confiante, não quer se mostrar, vive de bem com a vida, ousado, sabe o que quer, tem espírito jovem, é aventureiro e se identifica com esportes outdoor.
Entre suas necessidades, busca capacidade offroad, segurança, design ousado, resistência e conforto. Como imagem gosta de offroad em lugares diferentes, como montanhas, rios, florestas , praias dunas ,etc.
Entre as principais razões de compra de um utilitário esportivo, seus usuários procuram bom espaço interno, motor a diesel pelo baixo consumo, confiabilidade e segurança, conforto, design e capacidade de bagagem.
ESTRUTURA – A estrutura do Xterra nacional, preserva a robustez e a resistência características da picape Frontier. O utilitário esportivo possui o mesmo chassi da versão cabine simples da picape, que é mais curto do que a versão cabine dupla, porém o entre-eixos é menor.
Ele é montado em chassi de aço, composto por duas longarinas longitudinais e cinco barras transversais. As cinco barras unem as longarinas, aumentando a resistência da estrutura onde é fixada a carroceria.
Como um diferencial entre os concorrentes no mercado, as longarinas do Xterra possuem perfil fechado (tipo duplo “U”) por toda a sua extensão, razão pela qual apresenta excepcional performance nos terrenos mais difíceis e excede a qualidade e durabilidade do segmento, fatores essenciais de seu uso.
Além de reforçado, o chassi com perfil duplo “U” apresenta a máxima rigidez, a mínima flexão e a redução de vibração e ruídos como principais vantagens.
MOTOR – TRANSMISSÃO – O desempenho eficiente é um dos atributos do Nissan Xterra que está equipado com o potente motor 2.8 litros, turbo-diesel intercooler – MWM Sprint.
O propulsor, que também equipa a picape Frontier, fica alojado em disposição longitudinal, tem quatro cilindros em linha, 2.798 cm3 de cilindrada e gera potência máxima de 132cv @ 3.600 rpm (ISO-ABNT).
Como característica o motor atinge sua capacidade máxima de torque; 34,7 kgf.m (ISO-ABNT), em baixa rotação, 1.800 rpm, transmitindo força, agilidade e segurança em seu uso diário, esteja o Xterra com ou sem carga.
Produzido em São Paulo, o motor tem bloco em ferro fundido, apresenta estrutura reforçada e peso seco de 213kg, considerado baixo para um motor deste porte.
Num trabalho conjunto, os engenheiros da Nissan e da MWM, acrescentaram características únicas para esse motor, inserindo o “DNA” Nissan.
As mais significativas alterações foram no sistema de intercooler, que passou a contar com entrada de ar pelo capô, na mudança do sistema de lubrificação utilizado na transmissão, e no reescalonamento das engrenagens de marchas.
Com isso foi possível reduzir vibrações e ruídos do motor, e conseqüentemente do interior da picape. O coletor de admissão desacoplado, também permitiu a diminuição do nível de ruídos.
Equipado com sistema de injeção de combustível direta, bomba rotativa e intercooler, o motor turbo-diesel do Xterra, que atende a norma de emissões EURO II, possui comando de válvulas no cabeçote, acionamento direto das válvulas e três válvulas por cilindro, sendo duas para admissão e uma para escape.
Com tudo isso é possível ter uma combustão otimizada, respostas mais rápidas, maior confiabilidade e menores perdas por atrito.
Com o cabeçote tipo cross flow (fluxo cruzado), foi possível melhorar o escoamento dos gases, produzir baixos níveis de emissões e aumentar a economia de combustível.
Para um motor 2.8 litros, turbo-diesel, sua performance é surpreendente. Na cidade o condutor chega aos 11,4 km/l e na estrada faz 14,6 km/l. O Nissan Xterra acelera da 0 a 100 km/h em 14,3s e atinge 164 km/l de velocidade máxima.
A transmissão EATON FS0-2405, também nacional, é manual de cinco velocidades com acionamento hidráulico de embreagem.
As marchas são todas sincronizadas, incluindo à ré. Aliado a sincronização, o EFMII (material em fibra de carbono), proporciona engates suaves e precisos, transmitindo confiança e segurança ao condutor.
O comando de engates da transmissão FS0-2405 tem um sistema interno com quatro varões de nylon nas pontas do garfo deste sistema de controle, que tem por objetivo a melhoria da qualidade do engate.
As engrenagens, além de terem resistência mecânica, são projetadas para produzirem um nível de ruído baixo ou inexistente.
Carcaças e garfos são em alumínio, acarretando menor peso final do conjunto motriz e conseqüentemente do veículo, contribuindo para o menor consumo de combustível, que gera um melhor custo/benefício ao proprietário do autêntico utilitário esportivo.
DIREÇÃO – SUSPENSÃO – FREIOS – Com acionamento hidráulico na direção de série, o Xterra oferece ao condutor total segurança no controle do veículo e maior conforto ao dirigir, além de facilitar as manobras.
A direção possui esferas recirculantes que servem para ampliar a resistência nas mais severas condições de uso.
A suspensão dianteira, independente, possui braço triangular duplo, barra estabilizadora, barra de torção e amortecedores telescópicos. As rodas dianteiras reagem independente à mudanças de superfície, gerando um rodar macio e um melhor controle na condução do veículo.
A suspensão traseira é formada por eixo rígido, amortecedores telescópicos, barra estabilizadora e feixes de mola semi-elípticos, que são montados em linha com as longarinas do chassi, gerando rigidez adicional e proporcionando controle superior da carga.
A localização e a concepção das barras estabilizadoras ajudam a manter a estabilidade do veículo durante curvas e mudanças laterais repentinas, facilitando a dirigibilidade e aumentando segurança, esteja o veículo carregado ou não.
A concepção da suspensão, tanto dianteira quanto traseira, gera um rodar seguro e confortável ao condutor.
O sistema de freio está bem dimensionado, permitindo total controle e ótima frenagem. Possui discos ventilados nas rodas dianteiras e tambor com ajuste automático nas rodas traseiras.
A combinação – disco/tambor – do sistema de freios hidráulico resulta em menor esforço por parte do condutor e produz eficiência na frenagem.
Para aumentar sua segurança e seu controle, o Nissan Xterra conta, de série, com sistema ABS nas 4 rodas.
O ABS ajusta eletronicamente a pressão do fluido de freio de cada roda, evitando seu travamento, permitindo o desvio do obstáculo e garantindo o controle da picape.
Este sistema conta com o sensor G, que mede a taxa de desaceleração do veículo e interage com a unidade de controle do ABS para modular o sistema dependendo da superfície da estrada (piso seco, molhado, lama ou neve).
Em virtude da mudança de carga sobre os eixos dianteiro e traseiro ser sensível quando se freia o veículo, as rodas traseiras tendem a perder contato com o solo e travar mais facilmente.
A frenagem é mais otimizada, não depende das condições de rodagem e transmite segurança, confiança, conforto e tranqüilidade.
As rodas são de liga na versão SE, aro 15 e contam com pneus 265/70 R15 desenvolvidos pela Bridgestone exclusivamente para os Nissan Xterra e Frontier. São apropriados para o uso com ou sem carga.
Com todas essas características, o Xterra apresenta ótimas condições de desempenho e conforto ao seu usuário.
SEGURANÇA – PROTEÇÃO
Ativa:
A versão de lançamento do utilitário esportivo, SE, apresenta de série ABS nas 4 rodas terceira luz de freio (brake light), aviso luminoso e sonoro de portas abertas, trava de segurança nas portas traseiras, desembaçador do vidro traseiro, e faróis de neblina como equipamentos de segurança ativa.
Passiva:
Apesar de possuir uma estrutura composta por chassi e carroceria, o Xterra conta com zona de deformação programada semelhante a de um veículo de passeio. A parte frontal da carroceria e o chassi, foram projetados e desenvolvidos para se deformarem progressivamente em caso de colisão frontal, amortecendo o choque.
Ele está equipado ainda com barras de proteção lateral nas quatro portas, duplo air bag com alívio programado de segunda geração.
Este dispositivo amortece o choque do corpo contra a bolsa de ar de acordo com o impacto, ou seja, quanto maior for o peso do corpo e a desaceleração do veículo durante o choque, maior será o alívio de gás através da bolsa.
Os bancos do Xterra possuem a característica “anti-mergulho”, na qual os assentos são projetados para assegurar que o corpo não deslize sob os cintos de segurança durante o choque.
EXTERIOR – DESIGN (Autêntico) – EQUIPAMENTOS
Com estilo único e excitante, altamente emocional, o design do Xterra foi desenvolvido no NDA – Nissan Design América, La Jolla – Califórnia.
Bruce Campbell – Diretor de design, Douglas Wilson – Chefe de design e Robert Bauer – Designer foram os responsáveis pelo seu desenho e o projetaram para pessoas que se identificam com o estilo de vida outdoor, que querem desfrutar da liberdade de ir e vir.
Os entusiastas das atividades outdoor pensarão no Xterra como parte essencial de seu equipamento.
O exterior do Xterra foi inspirando no “toolbox”, uma típica caixa de metal amarela para guardar ferramentas e outros objetos domésticos, muito utilizada nos EUA, que representa robustez. Já o interior, que segue no próximo tópico, eles utilizaram o conceito de um canivete suíço, com a finalidade de ser útil, prático e ter o essencial ao seu usuário.
O Xterra permitirá aos seus usuários desfrutar de sua paixão pelo outdoor com segurança, praticidade e conforto.
Prova disso são os equipamentos funcionais que o veículo apresenta de série: rack tubular de alumínio no teto na cor prata com exclusiva tipografia Xterra, para carregar equipamentos esportivos ou domésticos; barras transversais do rack removíveis para atender a necessidade do usuário; cesto removível exclusivo fixado no rack para carregar equipamentos ou materiais molhados e estribos laterais.
O Xterra possui ainda protetor frontal inferior no pára-choque, grade exclusiva na cor do protetor frontal inferior que se destaca com a “capa” do conjunto ótico exclusivo e agressivo e também com o pára-choque na cor preta.
No capô existe, como na Frontier, uma abertura para a entrada de ar para o intercooler, o que torna a frente do veículo mais agressiva e robusta.
No pára-choque traseiro existe nas pontas próximo às polainas laterais, refletores traseiros. No pára-choque dianteiro eles estão colocados nas laterais da polainas, bem abaixo do paralamas.
Ao ser lançado em 2000 nos EUA, o Xterra recebeu da Revista Motor Trend o título de utilitário esportivo do ano.
INTERIOR – EQUIPAMENTOS – Como planejaram os designers do Nissan Design América, o interior do Xterra, claramente coloca a utilidade de volta aos utilitários esportivos. É espaçoso sem ornamentações e funcional sem “frescuras”.
Projetado com inspiração no conceito do canivete suíço, a utilidade dos equipamentos é o essencial, tudo está à mão e sem muita sofisticação, mas nunca deixando o conforto de lado. O prazer ao dirigir é perceptível em todos os detalhes a bordo: no desenho do painel, nas linhas dos instrumentos, nas formas dos botões de comando e no material empregado, que exploram um visual esportivo e moderno.
O condutor conta com um ótimo campo visual. Além da visão frontal pelo pára-brisa dianteiro ele tem excelente visão traseira, seja pelo amplo vidro traseiro ou pelos espelhos retrovisores laterais.
Uma característica exclusiva do Nissan Xterra é a posição do assento traseiro mais elevado, o que proporciona, além de todo conforto para os passageiros, uma visão “estádio”, ou seja, eles conseguem enxergar acima da altura do motorista e do passageiro dianteiro.
Os bancos traseiros possuem o encosto bipartidos e rebatíveis, facilitando a acomodação no porta-malas e ampliando o tipo de carga.
O porta-malas possui cobertura com cortina enrolável de fácil manuseio; encaixe personalizado para ferramentas abaixo do tapete do porta-malas; porta objetos nas laterais do porta-malas e também nos painéis das portas; 10 ganchos no teto e no assoalho do porta-malas, garantindo fácil amarração das bagagens e objetos além de servirem para fixar acessórios como o porta bicicletas.
As bagagens ficam bem acomodadas internamente e contam com redes para fixação com a finalidade de não deixar a carga rolando no porta-malas.
Possui moderno e prático sistema de áudio de 100W, equipado com rádio toca-fitas e CD-player dianteiro com capacidade para 6 cd’s frontal tendo quatro caixas de som e dois tweets; bancos em couro; display digital com bússola, relógio e temperatura externa acima do espelho retrovisor fixada no teto; kit de primeiros socorros com 14 itens dentro de uma bolsa de neoprene; uma tomada 12v no painel, duas tomadas 12v no console central e uma tomada 12v na lateral traseira esquerda do porta-malas; quatro porta-copos e vidros, travas e retrovisores elétricos.
Para proporcionar todo o conforto aos seus passageiros espaço interno é que não falta ao Xterra.
ACESSÓRIOS – O Nissan Xterra dispõe também de acessórios exclusivos como a capa para bancos à prova d’água e o porta bicicleta interno, desenvolvido no Brasil, que permite acomodar até três bicicletas no interior do Xterra com o banco rebatido.
PREÇO – Custo / benefício – O Xterra produzido no Brasil chega ao mercado com preço totalmente adequado e competitivo em seu segmento. A versão 4×4 XE chega por 99 mil reais, enquanto a versão 4×4 SE sai por 103 mil, com banco de couro fica por 105 mil.
CONCORRÊNCIA
Considerando os equipamentos disponíveis e a potência do motor, os concorrentes diretos do Nissan Xterra são Chevrolet Blazer e Mitsubishi Pajero Sport.
MERCADO BRASILEIRO
Em 2002 foram comercializados no Brasil 1.400.580 veículos. Deste total 1,24%, ou 17.429 unidades foram de utilitários esportivos.
Dentro do mercado de utilitários esportivos, 54% dos produtos vendidos pertenciam ao segmento médio e 60% estavam equipados com motor a diesel.
Os utilitários esportivos de fabricação nacional no segmento médio, tiveram uma participação de 58% em 2002. A tração 4×4 representou 90% do segmento SUV médio, e o motor a diesel encerrou 2002 em crescimento, obtendo uma participação de 53% deste mercado. Os dois maiores concorrentes do Xterra (Blazer e Pajero Sport) tiveram participação de 49.4% e 28,7% respectivamente no acumulado de 2002.
A Nissan pretende fechar 2003 com 8.800 unidades de sua gama comercializadas no país, atingindo com o Xterra uma participação de 9,9% dentro do segmento médio de utilitário esportivo 4×4 a diesel, que equivale a aproximadamente 1.800 veículos.
LANÇAMENTO – O lançamento do Xterra não deixou nada a desejar quanto ao público alvo que esse carro se destina. Na cidade de Brotas em São Paulo foi realizado um teste drive de 136,5 Km em um roteiro repleto de trechos de terra, serras, cascalho, areia, passando por matas de encosta, cerrado e fazendas que cultivam cana de acúcar, laranja e eucalipto.
Nessas condições foi possível analisar realmente o que é capaz de enfrentar esse importante lançamento da Nissan num mercado restrito, mas potencializado por clientes que gostam de aventura no final de semana.
Tarcisio Dias