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Renault amplia a linha Master e lança as versões

Chassi Cabine e furgão L1H1 com motor 2.8 turbodiesel

A partir de julho, a Renault do Brasil inicia a comercialização de dois novos modelos da linha de veículos utilitários Master, Chassi Cabine e furgão L1H1 com a opção do motor 2.8 litros turbodiesel, que vêm somar-se às versões L1H1, L2H2 e Master Minibus 16 lugares, já existentes no mercado.

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Com estes lançamentos, a Renault amplia o leque de versões da linha Master, que ainda tem prevista a chegada de mais duas novas versões neste ano (Furgões L1H2 e L3H2, ambos equipados com motor 2.8 turbodiesel).

Comercializado a partir de maio do ano passado, o Master fechou 2002 com 576 veículos vendidos. Para este ano, a previsão é de que sejam comercializadas 1.400 unidades deste modelo.

Nos cinco meses deste ano, o utilitário da Renault já registra a venda de 462 unidades, o que representa uma participação de 22,4% no segmento de furgões de grande porte

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A linha de veículos utilitários Renault Master vem alavancando o crescimento das vendas da empresa neste segmento.

 

Nos primeiros cinco meses deste ano, a Renault do Brasil vendeu 1.261 utilitários, o que representa um crescimento de 117,8% em relação ao mesmo período de 2002, quando foram comercializadas 579 unidades. Com isso, a participação da Renault neste segmento aumentou de 0,8% para 2,3%.

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Baseada na versão L2H1 (chassi médio com teto baixo), com 5.388 mm de comprimento e 2.252 mm de altura (cabine), o Renault Master Chassi Cabine chega como uma nova opção no segmento de utilitários destinados à utilização especiais, sendo para isso, necessária a utilização de carrocerias específicas (caçamba ou baú).

Com uma ampla capacidade de carga útil, 1.827 kg, uma das maiores do seu segmento, o Renault Master Chassi Cabine está sendo comercializado a um preço bastante competitivo – R$ 52.690,00.

Os principais concorrentes do Master Chassi Cabine serão: Ford F-350, Mercedes-Benz Sprinter 311CDI, Iveco Daily 35.10, Kia Bongo K2700 e Hyundai H100 Porter.

Segundo Ricardo Gondo, diretor de Veículos Utilitários da Renault do Brasil, a empresa está trabalhando em parceria com diversos fabricantes de carrocerias, visando oferecer ao cliente que adquirir um Master Chassi Cabine, um complemento que possua o padrão de qualidade Renault, além de atender a necessidade específica do cliente.

Ainda segundo o executivo, cerca de 40% das 100 unidades do modelo Master Chassi Cabine comercializados em 2003, serão adaptadas para utilizarem carroceria aberta de madeira, enquanto 18 % utilizarão carroceria aberta produzida em material metálico, e 37% montadas com baú fechado.

Já os 5 % restantes, serão adaptadas com outros tipos de carrocerias, para uso específicos.

O habitáculo do Chassi Cabine proporciona, tanto para o motorista como para o passageiro, um nível ímpar de conforto neste segmento, semelhante ao de um automóvel de passeio.

Este conforto começa pelo acesso ao interior do habitáculo, facilitado por uma ampla porta, com um significativo ângulo de abertura.

O motorista tem à sua disposição uma série de recursos de série, como assento regulável em altura com encosto reclinável e apoio lombar, direção hidráulica, painel ergonômico com instrumentos corretamente posicionados, pára-brisa de grandes dimensões, freios a disco nas quatro rodas e espelhos retrovisores articulados com dupla inclinação.

Opcionalmente, o Chassi Cabine poderá vir equipado com travamento central das portas através de comando rádio-freqüência instalado na chave, vidros e retrovisores elétricos, ar condicionado, Air bag para o condutor, sistema de freios ABS e alternador reforçado de 54 Amperes.

No habitáculo do Master Chassi Cabine há um compartimento sobre o pára-brisa, ideal para guardar bolsas, documentos e mapas.

Já nos painéis de porta, a Renault desenvolveu espaço suficiente para um porta-mapas, porta-copos e uma pequena garrafa térmica.

O quadro do chassi é do tipo estrela, com longarinas e travessas soldadas, de seção em “U”.

Na parte do chassi destinada à montagem da carroceria, quatro travessas, instaladas transversalmente às longarinas, ajudam a gerar alta resistência a torções e flexões, além de contribuírem para a fixação da caçamba ou baú ao chassi.

Além da ampla resistência, o chassi do Master foi projetado visando proporcionar um acesso simples e rápido aos diversos componentes mecânicos e elétricos instalados sobre ele.

Com isso, o tempo de imobilização para a realização de reparos é extremamente curto, um ponto extremamente positivo para o proprietário de um veículo utilitário.

O estepe fica instalado na parte inferior do chassi, próximo ao pára-choque traseiro do Master Chassi Cabine, o que facilita o acesso à peça, além de evitar alterações no projeto ou na instalação de caçamba ou baú.

O Renault Master Chassi Cabine vem equipado com um motor 2.8 litros turbodiesel com intercooler e injeção direta, capaz de desenvolver 114,3 cv de potência a 3.600 rpm, e torque de 26,5 mkgf a 1.800 rpm.

Este propulsor, o mesmo que equipa as versões L2H2 e Minibus, permite ao Chassi Cabine alcançar excelente desempenho e retomadas rápidas, sem comprometer os resultados de consumo de combustível e os níveis de emissão de poluentes.

No quesito segurança, o Master Chassis Cabine também se destaca. Ele vem equipado de série com freios a disco nas quatro rodas, com circuitos separados para os eixos dianteiro e traseiro, acrescidos de servo-freio e discos dianteiros ventilados.

O ângulo horizontal total de visão dianteira e lateral é de 205,4 graus, o vertical é superior a 38 graus e os retrovisores laterais panorâmicos, com espelhos duplos, eliminam os ângulos mortos.

A segurança passiva é baseada num conjunto amplo de medidas: estrutura da carroceria com deformação programada, sistema anti-intrusão das rodas dianteiras no fosso dos pés, barras laterais, cintos de segurança de três pontos e apoio de cabeça nos assentos da frente, altura regulável dos cintos para os bancos dianteiros e air bag de 45 litros opcional para o motorista.

L1H1 2.8 litros Turbodiesel

Paralelamente ao lançamento do Master Chassi Cabine, a Renault do Brasil amplia o leque de versões comercializadas da linha Master, iniciando a venda da versão L1H1 (chassi curto com teto baixo) equipada com motor 2.8 turbodiesel com intercooler e injeção direta, denominado S9Wt.

“A ampliação da gama Master visa atender um importante segmento do mercado nacional, cujos compradores são profissionais com necessidades e exigências muito específicas, e isto implica a oferta de uma linha completa e variada de versões”, explica Ricardo Gondo.

A partir de agora, o Furgão L1H1 é disponibilizado, opcionalmente, com motor 2.8 turbodiesel de 114,3 cv de potência, denominado S9Wt. Este propulsor já equipa as versões L2H2, Minibus e Chassi Cabine.

Além desse motor turbodiesel, o L1H1 também é comercializado com propulsor 2.8 l aspirado, de 85,7 cv a 3.800 rpm.

O Master Furgão L1H1 equipado com motor 2.8 Turbodiesel, estará sendo comercializado com preço a partir de R$ 55.690,00.

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