A Itamaracá Transportes colocou em operação, no primeiro semestre de 2020, 34 novos Volksbus para reforçar sua frota que atende à Região Metropolitana de Recife.
Com uma frota 70% da marca Volkswagen, a viação adquiriu 19 unidades do Volksbus 17.260 e outras 15 do Volksbus 17.230. Tecnologia, custo operacional e atendimento foram os principais critérios da escolha.
“Nossa decisão é sempre técnica. Comparamos os produtos disponíveis no mercado e optamos pelo modelo que melhor vai atender à nossa demanda. Estudamos cada aplicação e traçamos um objetivo, por exemplo, em economia de combustível. Posso afirmar que os ônibus Volkswagen comprovaram nossas expectativas”, afirma Alfredo Leite, presidente da Itamaracá Transportes.
Esta é a primeira vez que a empresa incrementa sua frota com chassis do Volksbus 17.260.
O executivo-chefe da Itamaracá justifica a opção pela tecnologia embarcada no modelo, considerado por ele como o melhor equipado para a operação pesada a que se destina: corredores de BRT para otimizar o custo operacional fora dos horários de pico de passageiros.
Suspensão pneumática integral, ar-condicionado e potência do motor estão entre as vantagens apontadas como decisivas.
O lote estreado recentemente também incluiu unidades do Volksbus 17.230, já consagrado na frota da Itamaracá com mais de 80 veículos do modelo.
“Realmente temos um histórico de bons resultados com esse ônibus Volkswagen. Além de seu desempenho no transporte de passageiros, valorizamos especialmente o baixo custo de manutenção e o atendimento no pós-vendas”, frisa Alfredo Leite.
A Itamaracá é uma das mais antigas e tradicionais empresas do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP), com mais de 50 anos de operação.
Gera aproximadamente 1.500 empregos diretos e transporta mais de 180 mil passageiros por dia em tempos de demanda normal.
“Nosso excelente relacionamento com a Itamaracá atesta o acerto de nossa oferta, tanto de vendas quanto de pós-vendas. No entanto, não nos acomodamos nunca. Estamos em constante evolução para garantir a nossos clientes sempre a melhor relação custo-benefício e nossos ônibus refletem essa filosofia da empresa”, Jorge Carrer, gerente executivo de Vendas de Ônibus da VWCO.