Cresce o número de empresas que estão melhorando seu desempenho graças às exportações.
E muitas são puxadas por tradicionais setores exportadores, como o automotivo. É o caso, por exemplo, da Vitrotec Vidros de Segurança, de Campo Limpo Paulista (SP).
A indústria automobilística brasileira exportou 300.678 unidades no primeiro semestre deste ano, contra 215.495 no mesmo período de 2002.
O maior crescimento se deu no segmento caminhões (84,7%). No segmento veículos leves a alta foi de 39,5% e no de ônibus, de 36,2%, segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
A Vitrotec foi beneficiada por esse desempenho. A empresa fechou novos negócios na Argentina e na Venezuela, países que já importavam seus produtos.
E representantes da Vitrotec viajam em outubro para os Estados Unidos e México para ampliar os negócios também nesses países.
Os produtos da empresa são vendidos para a África do Sul, Argentina, Bolívia, Chile, Estados Unidos, Guatemala, México e Paraguai, entre outros países que importam ônibus brasileiros.
“Nossos esforços são principalmente para vender peças de reposição nesses mercados”, afirma José Freire de Sena, diretor de Exportações da Vitrotec. A Vitrotec produz vidros blindados, antiviolência (AV-Plus) e laminados.
Em julho, um grupo de dez empresas de ônibus da Venezuela veio ao Brasil para fechar contrato com a Vitrotec. O negócio significará, em média, US$ 400 mil por ano.
“A qualidade de nossos vidros já é conhecida nesses países”, comemora o diretor.