terça-feira, 22 outubro , 2024
28 C
Recife

Projeto SAE Brasil de Mini baja

O Projeto Mini Baja foi introduzido no Brasil pela SAE (Sociedade dos Engenheiros Automotivos) em 1995 e, desde então, tem sido realizado anualmente com cada vez mais prestígio. Nesse ano de 2003 mais de setenta equipes participaram.

As equipes são formadas por estudantes de engenharia de todo o país e desafiadas a projetar e construir um veículo off road com estrutura do tipo tubular para suportar terrenos acidentados onde a preocupação não é apenas a velocidade mas também a resistência do veículo, tudo isto a um custo máximo de US$ 3.000,00/veículo.

- Publicidade -

Uma nova equipe que está se preparando para a competição em abril de 2004 é a BaGerais, formada por alunos das engenharias Mecânica e Mecatrônica da PUC Minas que, juntamente com a Mecânica Online, vai apresentar mensalmente matérias sobre os principais itens de um Mini Baja tais como estrutura, suspensão, transmissão, freios, direção e segurança.

Para isto a equipe conta com a experiência adquirida através da atuação em áreas relacionadas com projetos e automobilismo que possibilitaram à equipe uma estruturação de projeto empregando metodologias utilizadas por montadoras de veículos.

Estas metodologias contemplam a elaboração de um cronograma juntamente com uma planificação geral de todos os sistemas, abrangendo desde a concepção do produto, projeto e execução, a realização de provas de dirigibilidade, conforto e durabilidade, e finalmente as provas da competição SAE – Mini Baja propriamente ditas.

- Publicidade -

Para a realização de testes de montabilidade foi construída uma carroceria protótipo,l permitindo a verificação de possíveis interferências.

Tais inconvenientes são estudados e considerados para a construção definitiva, proporcionando assim o mínimo de intervenções posteriores na estrutura definitiva que fará às provas dinâmicas.

Tal protótipo também otimiza o tempo de concepção dos sistemas componentes do veículo (powertrain, suspensão, direção) permitindo assim aos grupos analisarem diversas propostas de componentes para o mesmo emprego, objetivando-se assim ergonomia, redução de custo e de peso.

- Publicidade -

O mais importante na concepção desse tipo de projeto é que o aluno pode verificar na prática os objetos de seus estudos na sala de aula, otimizando a aprendizagem e permitindo uma visão mais ampla dos objetivos entre prática e teoria.

Na próxima matéria: A composição da suspensão de um Mini-Baja

Texto: Daniel Lanza / Tarcisio Dias

A Equipe BaGerais de Mini Baja tem como parceiros: Mecânica Online, PUC Minas, Grupo Duarte, Cofap Comau, Fortaço, Protominas, Auto Centro Metropolitana e Minas 4×4 Off Road.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

XVII SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE LUBRIFICANTES, ADITIVOS E FLUIDOS

Avaliação MecOn

Serviço Premiado Chevrolet