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Novo Jeep® Wrangler 4xe se junta ao Renegade e Compass 4xe na linha global de veículos elétricos da marca

A marca Jeep® apresenta hoje o novo Wrangler 4xe, marcando a chegada do Wrangler mais capacitado, tecnicamente avançado e ecológico já criado.

O Jeep Wrangler 4xe estará disponível na Europa, China e Estados Unidos até o começo de 2021.

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Já o Jeep Renegade 4xe e Compass 4xe – apresentados no ano passado em Genebra – começam a chegar na Europa ainda em meados de 2020.

O trem de força híbrido plug-in do Wrangler 4xe tem a capacidade de propulsão totalmente elétrica silenciosa e com emissão zero por até 40 km, sendo amigável para trajetos diários como totalmente elétrico sem a ansiedade da perda de autonomia.

Ele é o veículo Jeep off-road mais capacitado e ecológico, combinado com a liberdade ao ar livre que só o Jeep Wrangler oferece.

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A Jeep oferecerá opções de eletrificação em cada placa indicadora nos próximos anos como seu esforço para se tornar líder em tecnologia ecológica premium.

Os veículos elétricos Jeep terão o selo 4xe e serão os mais eficientes e responsáveis já feitos, levando o desempenho, capacidade 4×4 e confiança do condutor a um novo patamar.

“Nossos veículos Jeep 4xe serão os mais eficientes, responsáveis e capazes que a marca já criou. Estamos comprometidos em fazer da Jeep a marca de SUVs mais ecológica. A eletrificação da linha Jeep possibilitará que os condutores viajem totalmente a base de eletricidade, oferecendo uma experiência eficiente e divertida na estrada e uma habilidade para aproveitar ainda mais a capacidade off-road do Jeep com um silencia quase total”, disse Christian Meunier, presidente global do Brand Jeep.

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O avançado powertrain do Wrangler 4xe oferece uma experiência única na estrada e off-road através da combinação de dois motores elétricos, um conjunto de baterias de alta voltagem, um motor turbocompressor de alta tecnologia 2.0L I-4 e uma transmissão automática robusta TorqueFlite de 8 marchas.

O sistema propulsor mais avançado já desenvolvido para um Jeep Wrangler maximiza a eficiência com cerca de 50 MPGe ao mesmo tempo em que elimina a ansiedade da perda de autonomia, oferecendo uma operação totalmente elétrica para a maioria dos trajetos diários.

O torque dos motores elétricos no powertrain híbrido do Wrangler 4xe é atingido instantaneamente sob demanda do condutor.

O sistema propulsor também oferece uma operação start-stop fácil e com economia de combustível do motor.

A Jeep vem demonstrando sua liderança em capacidade 4×4 por quase 80 anos.

Os veículos Jeep foram os primeiros a ter um sistema de tração de quatro rodas automático integral, a primeira caixa de transmissão 4:1 e o primeiro sistema de barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica.

Incluir a eletrificação na linha de produtos é uma evolução natural.

O Jeep Wrangler 4xe será vendido mundialmente, com tomadas de carga EV feitas sob medida para regiões específicas. Ele é montado no Complexo da FCA em Toledo, Ohio (Estados Unidos).

O sistema de propulsão avançado do Wrangler 4xe combina motores elétricos e motor turbo

O sistema de propulsão do Jeep Wrangler 4xe integra dois motores elétricos e um conjunto de baterias de 400 volts com um motor com eficiência de combustível, turbo, quatro cilindros e uma transmissão automática TorqueFlite de 8 marchas.

Esta configuração maximiza a eficiência dos componentes de propulsão híbrida e os combina com a linha de transmissão mundialmente renomada do Wrangler.

Principais elementos do sistema propulsor do Wrangler 4xe:

– Total estimado de 350 hp (261 kW), torque estimado de 599 Nm e cerca de 50 MPGe, dos seguintes componentes: turbo I-4 2.0L, unidade motor-gerador montada no motor, unidade motor-gerador montada na transmissão integrada à transmissão automática de 8 marchas e conjunto de baterias de 400 volts, 14 kWh e 96 células de íons de lítio e níquel-manganês-cobalto.

O motor turbo 2.0L I-4 é parte da família de Motores Médios Globais da FCA. Com alta tecnologia e injeção direta, usa um turbocompressor de dupla exaustão e baixa inércia montado diretamente no cabeçote do cilindro, junto com um circuito de arrefecimento para o turbocompressor, entrada de ar e corpo de aceleração para resposta, desempenho e eficiência de combustível excepcionais.

Uma unidade motor-gerador de alta voltagem e resfriada a líquido é montada na frente do motor, substituindo o alternador convencional. Uma robusta correia conecta o motor-gerador à polia do eixo de manivela do motor.

O motor-gerador movimenta o motor para uma operação start-stop quase perfeita e com economia de combustível e gera eletricidade para o conjunto de baterias.

O Wrangler 4xe não usa um motor de arranque convencional de 12 volts. Ele é equipado com uma bateria de 12 volts para rodar os acessórios.

O segundo motor-gerador de alta voltagem é montado na frente da caixa de transmissão, substituindo o conversor de torque convencional de uma transmissão automática. Duas embreagens operam para gerenciar a potência e o torque do motor tradicional e do elétrico.

Uma embreagem binária (liga/desliga) é montada entre o motor comum e o motor elétrico. Quando esta embreagem é aberta, não há nenhuma ligação mecânica entre os motores, o que permite impulsionar o Wrangler 4xe apenas em modo elétrico.

Quando a embreagem binária está fechada, o torque do motor de 2.0L e o fluxo do motor elétrico são combinados através da caixa de transmissão.

Uma embreagem variável montada atrás do motor elétrico gerencia a interação com a transmissão para melhorar a dirigibilidade e eficiência.

O conjunto de baterias conserva o espaço interior – O conjunto de baterias do Jeep Wrangler 4xe de 400 volts, 17 kWh e 96 células de íons de lítio usa química de grafite de níquel-manganês-cobalto (NMC).

O conjunto e os controles estão montados abaixo da segunda fileira de assentos, onde estão protegidos dos elementos externos.

Os assentos da segunda fileira do Wrangler 4xe foram redesenhados, permitindo que a almofada de baixo seja virada para facilitar o acesso à bateria.

Embutido em um compartimento de alumínio, o conjunto é equipado com um circuito de aquecimento e resfriamento para manter a bateria em sua temperatura ideal para o melhor desempenho.

O circuito de controle de temperatura inclui uma unidade aquecedora dedicada e um resfriador que usa o refrigerante do ar-condicionado do Wrangler para reduzir a temperatura do líquido de arrefecimento quando necessário.

O sistema híbrido do Wrangler 4xe inclui um Módulo de Carga Dupla Integrado (ICDM), que combina um carregador de bateria e um conversor DC/DC em uma única unidade que é mais compacta que dois componentes separados, e um Módulo Inversor de Energia (PIM) de tamanho reduzido.

Estes componentes são mantidos e protegidos de danos em uma estrutura de aço montada abaixo do conjunto de baterias.

Todos os eletrônicos de alta voltagem, incluindo a fiação entre o conjunto de baterias e os motores elétricos, são lacrados e impermeáveis.

Como todos os Jeep Wranglers que tem o selo Trail Rated, o Wrangler 4xe é capaz de fazer travessia em água submergindo em até 76 cm.

A porta de carga elétrica tem uma cobertura para pressionar para abertura e fechamento e é localizada na parte da frente à esquerda no capô do Wrangler 4xe para estacionamento perpendicular em locais de carga.

A porta de carga inclui indicadores LED sobre o status da carga. Um monitor LED do nível de bateria está montado sobre o painel de instrumentos, facilitando a verificação do estado de carga em um piscar de olhos.

Modos E Selec do Wrangler 4xe – O condutor do Jeep Wrangler 4xe pode customizar o sistema de propulsão híbrido para se adequar a cada viagem, seja para lidar com as necessidades da maioria dos trajetos diários em uma operação totalmente elétrica, uma noite na cidade ou explorar calmamente a natureza off-road.

O sistema híbrido do Wrangler 4xe tem três modos de operação, conhecidos como E Selec.

O motorista pode selecionar o modo desejado nos botões instalados no painel de instrumentos, à esquerda do volante.

Independentemente do modo selecionado, o Wrangler 4xe opera como híbrido quando a bateria está próxima de seu estado mínimo de carga.

– Híbrido: o modo padrão, que mistura o torque do motor 2.0L e o motor elétrico. Neste modo, será utilizada a energia da bateria primeiro, e então acrescentada propulsão do turbo 2.0L I-4 quando a bateria atingir seu estado mínimo de carga.

– Elétrico: opera em energia elétrica de emissão zero apenas até que a bateria atinja seu estado mínimo de carga ou quando o condutor demandar mais torque (como em uma aceleração brusca), que envolve o motor 2.0L.

– eSave: prioriza a propulsão do motor 2.0L, economizando carga de bateria para uso posterior como EV off-roading ou áreas urbanas onde a propulsão por combustão interna é limitada.

O condutor pode também escolher entre Economia de Bateria ou Carga de Bateria durante o eSave através das Páginas Elétricas Híbridas no monitor Uconnect.

Para ajudar a otimizar o benefício dos modos E Selec, o display de informações do Wrangler 4xe e a tela sensível ao toque Uconnect têm páginas de Orientação Ecológica.

Elas permitem aos proprietários monitorar o fluxo de energia e ver o impacto da frenagem regenerativa, agendar horários para carga para aproveitar taxas mais baixas de eletricidade e visualizar o histórico de condução com detalhes de uso de eletricidade e gasolina.

A frenagem regenerativa é uma parte importante da equação ecológica do Wrangler 4xe.

Quando o motorista pisa no pedal do freio, o controle do sistema de propulsão aciona a frenagem regenerativa máxima disponível, até 0,25g, dos motores elétricos para reduzir a velocidade do veículo, reforçada com os freios de fricção tradicionais do Wrangler.

O recurso de frenagem regenerativa também estende o período de substituição das pastilhas de freio.

Com o 4×4 acionado, todas as quatro rodas alimentam o torque para frenagem regenerativa, maximizando a recuperação de energia.

A eletricidade devido à frenagem regenerativa é fornecida ao conjunto de baterias para manter ou aumentar o estado da carga.

O Wrangler 4xe também tem a habilidade de maximizar a produção de energia regenerativa através do recurso selecionável Regen. Máx.

Quando está ativado, uma calibração mais assertiva da frenagem regenerativa ocorre quando o veículo tem zero aceleração do condutor (ponto morto).

A Regen. Máx. pode reduzir a velocidade do Wrangler 4xe mais rápido que a frenagem regenerativa padrão e gerar mais eletricidade para o conjunto de baterias. Uma vez selecionado, o recurso Regen. Máx. permanece ativado até que o motorista o desative.

Lenda off-road – A herança do Jeep Wrangler é definida por sua capacidade off-road lendária. Todos os modos de potência do Wrangler 4xe estão disponíveis quando o sistema de transmissão é mudado para 4Lo.

A fácil integração da energia elétrica com o sistema 4×4 leva o Wrangler 4xe a novos níveis de desempenho off-road.

Os entusiastas verão que a disponibilidade instantânea de torque do motor elétrico do Wrangler 4xe oferece uma experiência de condução mais precisa e controlada para escalar e subir.

Não há necessidade de aumentar o rpm do motor para fazer os pneus se moverem, minimizando a carga de choque da linha de transmissão e maximizando o controle/velocidade.

No modo EV, o Wrangler 4xe roda de maneira leve e silenciosa, economizando combustível e possibilitando que os ocupantes tenham foco apenas no visual e sons da natureza.

O novo Jeep Wrangler 4xe está disponível em três versões: 4xe, Sahara 4xe e Rubicon 4xe.

Os modelos Wrangler 4xe e Wrangler Sahara 4xe são equipados com sistemas 4×4 full time, eixos Dana 44 dianteiro e traseiro de última geração e uma caixa de transferência Selec-Trac de duas velocidades com uma relação de marchas de faixa reduzida de 2.72:1.

O sistema intuitivo permite ao condutor que o defina e esqueça em qualquer ambiente.

Um diferencial traseiro Trac-Lok disponível fornece aderência extra e capacidade em situações de baixa tração, como dirigir na areia, cascalho, neve ou gelo.

Os modelos Wrangler Rubicon 4xe possuem o sistema 4×4 Rock-Trac que inclui uma caixa de transferência de duas velocidades com uma relação de marchas de faixa reduzida de 4:1, 4×4 full time, eixos Dana 44 dianteiro e traseiro de próxima geração, e bloqueios elétrico dianteiro e traseiro de diferencial Tru-Lok.

O Wrangler Rubicon 4xe tem uma relação de subida impressionante de 77.2:1, o que permite que escalar qualquer obstáculo seja uma tarefa fácil.

Os modelos Wrangler Rubicon também oferecem articulação melhorada e suspensão total com ajuda de uma barra estabilizadora dianteira com desconexão eletrônica com eixo dianteiro.

Juntos, estes componentes contribuem com a máxima capacidade off-road pela qual o Wrangler Rubicon é conhecido.

O Wrangler 4xe inclui Controle Selec-Speed com controle de subida e descida. Isto permite aos condutores controle a velocidade do veículo em subida e descida de níveis íngremes e acidentados com a alavanca de troca de câmbio.

Como todo Jeep Wrangler, os modelos Jeep Wrangler 4xe possuem o selo Trail Rated, o que significa que têm a lendária capacidade 4×4 com equipamentos que incluem: placas de proteção e ganchos de engate dianteiros e traseiros; Wrangler Rubicon 4xe com ângulo de entrada de 44 graus, ângulo ventral de 22,5 graus, ângulo de saída de 35,6 graus e distância do solo de 27,4 cm; rodas off-road agressivas disponíveis em 17 polegadas e pneus de 33 polegadas padrão no Rubicon 4xe; rodas de 20 polegadas padrão no Wrangler 4xe e Sahara 4xe; e até 76 cm de capacidade de submersão em água.

Todos os modelos 4xe mantêm a renomada facilidade de customização do Wrangler, com uma série de Jeep Performance Parts da Mopar disponíveis quando o veículo chegar aos showrooms.

Azul “Electric” marca o Wrangler 4xe – O Jeep Wrangler 4xe 2021 mantém a estética de design escultural robusta e funcional, com um grande porte e acabamento de rodas trapezoidal.

O conteúdo exclusivo posiciona o Jeep Wrangler 4xe como o Wrangler mais tecnologicamente avançado de todos os tempos.

A nova cor Azul Electric nos ganchos de engate dianteiro e traseiro do Rubicon se destaca em contraste com o para-choque preto.

A cor azul exclusiva também contorna o nome Rubicon no capô, além dos selos Jeep e Trail Rated. Alguns “Easter Eggs” também recebem o tom azul.

O decalque preto do capô é contornado na cor especial com “4xe” que deixa a cor da carroceria se destacar. No interior, o Wrangler 4xe Rubicon inclui uma costura exclusiva em Azul Electric nos assentos e acabamento.

O Jeep Wrangler 4xe 2021 está disponível em 10 cores externas: Preto, Branco Bright, Vermelho Firecracker, Granito Crystal, Amarelo Hella, Azul Hydro (disponibilidade futura), Cinza Sting, Snazzberry, Sarge e Prata Billet.

Duas opções de interior do Wrangler (tecido preto e Heritage Tan / couro preto e Dark Saddle) estão disponíveis na versão 4xe.

Jeep Renegade 4xe e Jeep Compass 4xe – Apresentados mundialmente no Salão do Automóvel de Genebra de 2019, os novos Jeep Renegade 4xe e Compass 4xe são os primeiros modelos de Jeep com tecnologia elétrica híbrida plug-in disponíveis na Europa, chegando ao mercado em meados de 2020.

A chegada foi comemorada em janeiro com uma Primeira Edição exclusiva – uma edição especial de lançamento foi disponibilizada para uma amostra aos clientes com pré-agendamento em um site dedicado aberto em mercados europeus selecionados.

Os modelos Renegade 4xe e Compass 4xe possuem uma solução híbrida impecável, que integra o projeto técnico incomparável de cada SUV Jeep e leva sua capacidade a um novo patamar através de algumas das mais avançadas tecnologias, que combinam um melhor desempenho (até 240cv), melhor segurança (tração nas quatro rodas está sempre disponível) e baixo impacto ambiental (menos de 50 g/km de CO2 no modo híbrido).

A combinação de um motor turbo a gasolina 1.3L e a unidade elétrica garante desempenho e prazer extraordinário em dirigir: aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 7,5 segundos e velocidade máxima em modo totalmente elétrico de 130 km/h, atingindo 200 km/h no modo híbrido.

Com a nova tecnologia híbrida, o Jeep Renegade 4xe e o Compass 4xe melhoram ainda mais seu nível de referência de capacidade off-road, graças ao maior torque da combinação entre as duas fontes de potência.

Graças à nova tecnologia do Jeep 4xe, a tração ao eixo traseiro não é proporcionada pela árvore de transmissão, mas através de um motor elétrico dedicado.

Isto possibilita que os dois eixos sejam separados e controlem o torque de maneira independente, de uma forma mais eficiente que em um sistema mecânico, dando um impulso elétrico instantâneo às rodas traseiras quando necessário.

Os novos Jeep Renegade 4xe e Jeep Compass 4xe começaram a chegar em concessionárias Jeep na Europa em meados de 2020 com uma linha completa incluindo as versões Limited, S e Trailhawk, todas com configuração de tração nas quatro rodas.

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