sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Película automotiva: o que pode e o que não pode

Ela já foi proibida, atualmente está liberada, mas sempre foi alvo de muita polêmica. Desde 1998, a resolução 73/98 D.O.U. 20/11/98 legalizou a utilização da película. Mas com ressalvas.

O vidro dianteiro – o pára-brisas – só pode ter a película numa pequena faixa na parte superior, numa espécie de degradê.

- Publicidade -

Na área restante não é permitido o uso do insulfilm, pois é necessário manter 75% de visibilidade, que já é preenchida pela transparência do vidro verde que vem da fábrica.

Já nas portas dianteiras pode-se escurecer 5% ou seja, 70% de transmissão de luminosidade, e nas portas traseiras e vidros traseiros , 50% de transmissão de luminosidade.

A resolução obriga também que toda a película colada esteja acompanhada de uma marca d´água que indique a transparência do filme.

- Publicidade -

E, depois de colocada, a película, que – vale ressaltar – não protege o vidro em caso de colisões, requer poucos cuidados especiais: para sua limpeza, apenas uma flanela e produto neutro.

E imediatamente depois da colocação, o vidro deve permanecer fechado por, no mínimo, 12 horas.

A dica é dada pela Abravauto (Associação Brasileira de Revendedores de Vidros Automotivos), que alerta ainda o proprietário a procurar um prestador de serviço que ofereça garantia no produto, já que, no mercado, existem muitas versões falsificadas, que se soltam ou descolorem facilmente.

- Publicidade -

Vidros colados colaboram para mais de 30% da resistência estrutural de um carro
Troca e reparo realizados de maneira correta devolve a resistência original ao vidro

Fato desconhecido da maioria das pessoas, o vidro do pára-brisa, os laterais e traseiro podem influenciar diretamente na segurança de um veículo.

Mais de 30% da resistência estrutural de um carro estão ligadas a estes vidros, que podem salvar o condutor e os passageiros em caso de uma capotagem, impacto frontal ou atropelamento ou ainda garantir o correto funcionamento dos air-bags, que se apóiam diretamente no pára-brisa, quando acionados.

“Por estes motivos é imprescindível que os vidros veiculares sejam instalados de acordo com os padrões internacionais de segurança, utilizando-se produtos apropriados para a colagem em conformidade com outras normas técnicas”, comentou Milton Bissoli, diretor comercial da Carglass, empresa líder mundial em reparo e troca de vidros automotivos.

Há oito anos no mercado de vidros automotivos no Brasil, a Carglass oferece uma gama completa de serviços para os problemas com os vidros de um veículo, seja na troca ou reparo do pára-brisa ou na substituição de retrovisores, vidros laterais e traseiro, faróis e lanternas, através de um serviço exclusivo de contact center 24hs, e prestação de serviços, inclusive com atendimento em domicílio ou em sua rede de cerca de 500 pontos espalhados em todo Brasil.

A substituição dos vidros é, muitas vezes, desnecessária – Danos nos vidros do carro, como lascas e pequenas trincas, acontecem com muita freqüência.

O que poucas pessoas sabem é que, muitas vezes, é possível realizar o reparo do vidro danificado, uma alternativa de qualidade, econômica e eficaz, descartando a troca total do vidro.

A Carglass realiza reparos de diversos tipos de trincas em pára-brisas dos carros O reparo é realizado, em menos de 30 minutos, de acordo com as normas internacionais de segurança automotiva, onde se estabelecem as áreas e os tamanhos permitidos para a realização do serviço.

Um técnico especializado em reparo remove o ar e a umidade do local danificado reconstituindo o vidro através da aplicação de uma resina especial. Isso devolve a resistência original ao vidro e impede que o dano se espalhe.

“É importante ressaltar a importância do reparo. Um vidro de pára-brisa danificado compromete a estrutura e a segurança do veículo e deve ser reparado o mais rápido possível”, comentou Bissoli.

Quando não é possível realizar o reparo, a Carglass faz a correta substituição do vidro, com equipamentos de alta tecnologia e profissionais treinados para o serviço.

A empresa só utiliza vidros originais, produzidos pelas mesmas fábricas que fornecem às montadoras, bem como adota procedimentos de instalação recomendados pelas montadoras, garantindo assim, uma instalação tão perfeita quanto a original de fábrica.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn