sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Renault registra crescimento de 4,2% em suas vendas mundiais e acelera expansão fora da Europa

O Grupo Renault apresentou em 2004 uma evolução significativa de suas vendas mundiais, obtendo um crescimento de 4,2% e um nível recorde de 2.488.523 veículos comercializados, o que corresponde a uma participação de 4,1% do mercado mundial.

Ao mesmo tempo em que consolida a sua posição de líder europeu, principalmente em função do sucesso do Mégane, a Renault acelera o ritmo de seu crescimento fora da Europa.

- Publicidade -

Num mercado ocidental europeu em ligeira evolução (2,9%), a Renault posiciona-se como a primeira marca de veículos de passeio pelo terceiro ano consecutivo, com uma participação de mercado de 10,3%, e mantém sua posição de líder de veículos de passeio e de utilitários pelo sétimo ano sucessivo, conquistando uma participação de 10,8% do mercado.

A Renault confirma, graças a um excelente desempenho, a sua sólida posição de líder na França, posição igualmente obtida na Espanha, Portugal e Bélgica, figurando entre as três principais marcas na Áustria, Holanda e Reino Unido. O Mégane confirma o seu sucesso, sendo, em 2004, tal como em 2003, o modelo mais vendido na Europa. O Modus, lançado em setembro de 2004, também foi bem-sucedido em seu lançamento.

Fora da Europa ocidental, as vendas do Grupo Renault registraram uma expansão significativa, com 676.870 veículos comercializados e uma evolução de 16,4%, correspondendo a 27,2% do volume total do Grupo.

- Publicidade -

O Grupo beneficia-se da forte retomada econômica na Turquia (101,1%), lucros substanciais na Europa oriental e na Rússia (32%), assim como uma progressão notável na África/Oriente Médio (32,9%) e na América Latina (16%).

O desempenho da Dacia (38,6%), que aproveita plenamente o sucesso do lançamento do Logan, também contribui para este crescimento.

Renault consolida sua posição de líder na Europa ocidental – A Renault vendeu 1.778.828 veículos de passeio e utilitários na Europa ocidental em 2004, representando um aumento de 0,3% em relação a 2003, com uma participação de mercado de 10,8%.

- Publicidade -

Na França, num mercado extremamente competitivo, a Renault realizou um excelente ano. A marca consolida a sua posição de líder, com 28,4% do mercado e 689.025 licenciamentos em 2004.

O Mégane e o Clio ocupam, respectivamente, o primeiro e o terceiro lugar na lista de veículos mais vendidos e, dos dez primeiros modelos mais vendidos, quatro são da Renault, com as presenças também do Laguna e do Twingo.

A gama de veículos utilitários conseguiu excelentes resultados, segmento no qual a Renault aumentou em 8,1% suas vendas.

O Grupo Renault “acelera” no resto do mundo – Fora da Europa ocidental, o Grupo Renault aumentou suas vendas em 16,4%, com 676.870 veículos vendidos em 2004.

O grupo registrou evoluções extremamente significativas em mercados como a Turquia, a Argélia, a Rússia, a África do Sul, a Argentina e o México. Na Argélia e no México, a Renault vendeu, pela primeira vez, mais de 20.000 veículos.

A marca Renault registrou uma alta recorde de suas vendas em 23,7% fora da Europa ocidental. A Renault progrediu em todas as regiões chegando a dobrar suas vendas em relação a 2003 em determinados mercados, como na Turquia e na Venezuela.

Neste âmbito, deve ser feita uma menção especial aos veículos utilitários, que tiveram suas vendas elevadas em 52,5% fora da Europa ocidental.

Fato relevante em 2004 foi também o sucesso da Dacia, com seu novo modelo, o Logan, que superou todos os objetivos previstos.

A montadora romena registrou um aumento de 38,6% de suas vendas em relação a 2003, com 95.296 unidades comercializadas.

As exportações desenvolveram-se de modo significativo, atingindo 15.283 unidades, ou seja 16% do volume de vendas global.

Entre o seu lançamento em setembro e o final de 2004, o Logan registrou mais de 40.000 pedidos nos mercados em que é comercializado.

Na Romênia, foram vendidos cerca de 20.000 unidades do modelo num espaço de quatro meses. A partir de novembro, passou a ser o carro mais vendido neste país.

O Logan teve o mesmo sucesso fora da Romênia, sendo que suas exportações representam 23% do volume total de vendas do modelo.

Também foi lançado na Croácia, Sérvia, Macedônia, Eslováquia, Hungria, República Checa (em outubro) e na Turquia (em novembro).

A Renault Samsung Motors alcançou 85.046 vendas em 2004, principalmente na Coréia, país onde o mercado continua a regredir, com uma queda de 18,2% em relação a 2003.

A empresa registrou 70% de suas vendas com o sedã SM5. A Renault Samsung Motors ainda lançou em novembro de 2004 o seu novo modelo SM7. Em dois meses, os pedidos deste modelo “top de linha” atingiram 10.000 unidades.

* * *

Na Europa central, o Grupo atingiu um volume de 108.443 unidades vendidas, representando uma participação de 10,4% num mercado que recuou em 2,3%.

A Renault manteve a sua posição de segunda marca da região. Os três principais mercados, em termos de volume, foram a Polônia, a Hungria e a Eslovênia, onde a Renault é a marca mais vendida.

Na Europa oriental, as vendas do Grupo cresceram 32%, com uma evolução de 25,4% para a marca Renault e de 34,6% para a marca Dacia.

Só na Rússia, a Renault, com 16.081 unidades comercializadas, aumentou seu volume de vendas em 41,6%.

Na Turquia, as vendas subiram 101% em 2004, posicionando o Grupo como líder de mercado, com uma participação de 17,1%.

A marca Renault registou um aumento de 98,3% de suas vendas, enquanto que a Dacia praticamente triplicou suas vendas para 5.317 unidades.

Na América Latina, as vendas evoluíram 16%, representando um total de 148.371 veículos. Com uma melhoria do mercado automobilístico no Mercosul, a Renault aumentou suas vendas na Argentina (68,5%) e no Chile (4,7%).

A expansão prossegue no México, com um volume de vendas que ultrapassou, pela primeira vez, as 20.000 unidades (30,2% de vendas, com 24.001 unidades vendidas). Na Venezuela, o desempenho quadruplicou em relação a 2003.

Na Ásia/Pacífico, o Grupo vendeu 95.919 unidades. Na Coréia, país onde o mercado continuou a regredir, com uma baixa de 18,2%, a Renault Samsung Motors conseguiu uma participação de 9,3% no mercado de veículos de passeio, num ano de transição para os seus modelos “top de linha”, o SM7 e SM5.

Na África, no Magreb e no Oriente Médio, assistiu-se a um aumento de 32,9% das vendas, com 91.272 unidades comercializadas em todos os mercados. Com 27.749 unidades, as vendas registraram uma evolução de 88,2% na Argélia e de 34,8% no Marrocos.

Na África do Sul, foram comercializados 14.500 veículos, sendo este um dos mercados em que a marca regista uma forte expansão (69,1%).

Perspectivas para 2005 – Na Europa ocidental, o mercado automotivo deverá se manter estável em 2005.

Num contexto de competição cada vez maior, a Renault irá prosseguir com uma política comercial seletiva em todos os segmentos, de modo a garantir uma rentabilidade máxima e a manter sua participação de mercado em níveis semelhantes aos de 2004.

Fora da Europa ocidental, o Grupo prevê continuar com seu desenvolvimento em todas as regiões onde está presente, especialmente na Rússia, Europa oriental, África do Norte e América Latina.

O ano de 2005 será igualmente o ano da expansão do programa Logan. O modelo será lançado, no primeiro semestre, em diversos países, entre eles a Síria, Eslovênia, Polônia, Países Bálticos e Líbano.

Ainda no primeiro semestre do ano, começará a ser produzido na Rússia. No segundo semestre, iniciará sua produção no Marrocos e, no final de 2005, na Colômbia. A comercialização do Logan na Europa ocidental terá início no final do primeiro semestre.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn