terça-feira, 20 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Primeiro veículo movido a gás natural de Israel é um Iveco Stralis

A CNH Industrial e a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) anunciaram uma importante conquista para o mercado israelense de veículos: a comercialização do primeiro caminhão movido a gás natural. A negociação é o resultado do memorando de entendimento assinado recentemente com a Iniciativa Israelense de Combustíveis Alternativos (IFCI – sigla em inglês) para o uso de combustíveis sustentáveis.

O IFCI é um programa do governo israelense dedicado a reduzir a dependência do mundo ao transporte movido a petróleo, apoiando o desenvolvimento de combustíveis alternativos. O memorando de entendimento especifica que a FCA e a CNH Industrial ajudarão na pesquisa, no desenvolvimento e na implementação de combustíveis à base de gás natural para o transporte.

- Publicidade -

O primeiro veículo do projeto é um Stralis 4×2, caminhão Iveco da linha dos extrapesados, que possui um motor Iveco Euro VI, Cursor 8, alimentado por Gás Natural Veicular (GNV). O veículo será fornecido para a Fridenson Group, uma das principais empresas de logística de Israel, que possui uma frota com mais de 140 caminhões e reboques. A entrega foi gerenciada pela MCA, o importador Iveco e de diversas marcas pertencentes à FCA em Israel.

A Fridenson Group planeja usar o Stralis em um programa piloto que demonstra o seu compromisso de garantir um ambiente mais limpo. Como expressam os dirigentes do grupo, esse primeiro passo vai propiciar a substituição de um número significativo de caminhões de motor diesel em favor de modelos movidos a gás natural.

As vantagens do GNV são numerosas, tanto em termos de sustentabilidade ambiental, bem como de rentabilidade do cliente. Com relação às emissões, o gás natural é um combustível absolutamente limpo, devido à sua baixa emissão de partículas (-95% em comparação ao diesel) e 35% a menos de NOx. Com o GNV, é possível, ainda, reduzir as emissões de CO2 dos veículos, a partir de 10%, ou quase 100%, no caso da utilização de Biometano.

- Publicidade -

Em termos de custo, as vantagens são ainda mais aparentes. De acordo com estudos realizados entre a IFCI de Israel e a CNH Industrial, o uso do gás natural representa uma diminuição de até 40% nas despesas com combustível, que é uma grande notícia para um país sem reservas de petróleo como Israel.

“Como uma empresa inovadora, estamos sempre à procura de tecnologias ambientalmente sustentáveis. Estamos ansiosos para colaborar com a Iveco em relação aos veículos movidos a GNV. Acreditamos que as economias demonstradas no programa piloto vão estimular a mudança para a tecnologia”, disse David Fridenson, proprietário e CEO da Fridenson Group.

“Como parte do memorando de entendimento que foi assinado entre a FCA, CNH industrial e o governo de Israel, nós estamos orgulhosos de desempenhar um papel de vanguarda na implementação de veículos movidos a GNV no transporte israelense. Gostaríamos de enfatizar o nosso compromisso de promover essa tecnologia que, além de ser verde, é rentável. Estamos confiantes de que esse é o primeiro caminhão entre muitos”, comenta Ori Lahav, diretor executivo da MCA.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008