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FEI vence a SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja

Competição, que reuniu 68 veículos off-road construídos por estudantes de Engenharia em Piracicaba, São Paulo.

A equipe FEI Baja 2, formada por estudantes do Centro Universitário da FEI, venceu, com 852,59 pontos, a 11ª Competição SAE BRASlL-PETROBRAS de Mini Baja, em Piracicaba, São Paulo.

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A competição reuniu mais de 700 estudantes de 45 instituições de engenharia de 11 Estados brasileiros, além de Brasília, Estados Unidos e Argentina, que levaram seus veículos off road – SAE Mini Baja – num total de 68 carros, para avaliações estáticas e dinâmicas, aplicadas por especialistas da indústria da mobilidade.

A competição foi encerrada após um enduro de quatro horas em uma pista repleta de obstáculos, do Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA).

Além de vencer a competição na classificação geral das provas, que valem 1.000 pontos, a FEI Baja 2 completou o mesmo número de voltas (84) no enduro junto com a equipe EESC Tornado, da Escola de Engenharia da USP São Carlos, a vice-campeã na competição, com 843,46 pontos.

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Com isso, as duas equipes ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Midwest Mini Baja, nos Estados Unidos, onde o País já é bicampeão (em 1998 com a equipe Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e ano passado com a FEI).

Realizada há quase 40 anos, a SAE Midwest Mini Baja reúne representantes de vários países e foi a inspiradora da competição brasileira, que teve início em 1995.

Muita festa no pódio para as equipes vencedoras da 11ª SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja

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O resultado desta edição mais uma vez foi motivo de festa entre as equipes, principalmente entre as duas primeiras, que registraram bom desempenho dos carros desde o começo das provas.

“Trabalhamos duro o ano inteiro para conquistar o tricampeonato, não pude nem namorar”, disse Rafael Donadio, formando, piloto e capitão da equipe FEI Baja 2. Gabriel de Paulo Eduardo, piloto da EESC Tornado, disse que o bom desempenho do carro no enduro (equivale a 400 pontos na competição) ajudou muito.

“Ficamos na 9ª posição durante a maior parte da prova e, de repente, o carro resolveu deslanchar”, comemorou o estudante da Escola de Engenharia da USP São Carlos, tetracampeã da competição brasileira.

A terceira colocada na competição foi a equipe Uiraçu, da Universidade Federal de Santa Catarina, com 807,83 pontos.

A equipe Mangue Baja 2, da Universidade Federal de Pernambuco, ficou com a quarta colocação, com 782,04 pontos, na frente da equipe ITBA Competición, do Instituto Tecnológico de Buenos Aires, com 762,89 pontos, que participou pela primeira vez na competição brasileira.

A competição homenageou com troféus de honra ao mérito as melhores equipes nas 15 provas aplicadas pelos juízes.

A equipe FEI Baja 2 foi considerada a melhor em Relatório de Custos, Integridade Estrutural, Conforto e Qualidade de Execução; e a equipe FEI Baja 3 ganhou em Manutenção e Manobrabilidade.

A equipe DEMEC 07, da Universidade Federal de Minas Gerais, foi a melhor nos itens Relatório de Projeto e Velocidade Máxima; já na prova de Conformidade a equipe Mauá I, da Escola de Engenharia Mauá, ganhou a nota máxima (27 pontos).

Em Originalidade, venceu o carro da EESC Tornado; em Produção em Massa, a equipe Car-Kará I, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em Aceleração, a equipe Tufão II, da Universidade Federal Fluminense.

O carro da equipe Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina, fez a melhor prova de Tração, e a equipe portenha ITBA Competición deu um show na Subida de Rampa e por isso também foi homenageada.

Classificação completa – Para visualizar a classificação completa clique aqui para abrir um arquivo PDF com todos os participantes, pontuação e classificação: abrir arquivo

COMPETIÇÃO – Os SAE Mini Baja são veículos projetados e construídos por alunos de graduação em Engenharia, de acordo com as regras definidas pela SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br.

O veículo é um protótipo de estrutura tubular em aço, monoposto, para uso fora-de-estrada.

Sistemas como suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos alunos que utilizam ainda um motor padrão de 10 HP.

Além disso é tarefa das equipes buscar suporte financeiro para viabilizar o projeto. A competição iniciou com o envio dos Relatórios de Projeto e Custos em fevereiro.

De acordo com Gábor János Deák, presidente da SAE BRASIL, o Projeto SAE Mini Baja é um importante passo para o aprimoramento da formação dos futuros engenheiros que em breve estarão nas principais empresas do setor automotivo. “O Projeto Mini Baja proporciona aos estudantes uma experiência singular, com os principais desafios que eles encontrarão ao ingressar na vida profissional”, afirma Gábor Deák. “Durante os meses, e até anos, em que se dedicam ao projeto eles ganham maturidade e aprendem na prática o real significado da profissão que escolheram”, diz o presidente.

FEI é tricampeã da SAE BRASIL de Mini Baja – Após dificuldades enfrentadas no enduro, principal prova da competição, a FEIBaja 2, que foi campeã nos EUA em 2004, superou os 67 concorrentes na soma geral das provas estáticas e dinâmicas.

Sob sol intenso, forte calor e muitas dificuldades, o Centro Universitário da FEI (Fundação Educacional Inaciana) foi campeão da 11ª SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja, realizada de 7 a 10 de abril em Piracicaba/SP.

A equipe campeã foi a FEIBaja 2, que terminou a prova de resistência, a mais importante da competição, em primeiro lugar, após muitos imprevistos.

Entre eles, o fogo no motor, causado pela elevada temperatura que quase tirou a equipe da competição, mas não consumiu a esperança dos alunos de Engenharia Mecânica Automobilística da instituição.

Os estudantes driblaram as dificuldades e conquistaram o tricampeonato na competição de off road, com 852,53 pontos, seguidos da Escola de Engenharia São Carlos, com 843,46 pontos.

Após 20 minutos da largada, quando o FEIBaja 2 liderava a prova, o calor derreteu a tinta da bandeja de proteção do motor, que incendiou o veículo. Levado ao box, o problema foi reparado e o carro voltou em 20º lugar.

Após muitas ultrapassagens e algumas capotagens, o piloto e capitão da equipe, Rafael Donadio, conseguiu levar o minibaja à linha de chegada, posicionado na primeira colocação, além de marcar o novo recorde de velocidade da prova, com a volta mais rápida do percurso (2’21”).

Além de campeã nacional, a equipe FEI Baja 2 recebeu os títulos de ‘Melhor Integridade Estrutural’, ‘Melhor Conforto do Operador’ e ‘Melhor Qualidade de Execução’.

Segundo Rafael Donadio, o bom desempenho só foi possível pelas inovações tecnológicas aplicadas no veículo, como suspensão independente e relação de transmissão curta, que arranca com maior facilidade, além de novos sistemas de freios.

“Valeu abrir mão de outras coisas e trabalhar dia e noite, o ano inteiro, neste projeto. Ele vai contar muito para o nosso futuro”, comemora o formando, que dividiu a vitória no enduro com a EESC Tornado, de São Carlos, ao completarem 84 voltas, em 4 horas de provas. Outras duas equipes da FEI ganham Menção Honrosa nas provas: a FEIBaja 3 com ‘Melhor Manobrabilidade’ e ‘Melhor Manutenção’, e a FEIBaja 1, de’Melhor Relatório de Custos’.

Os alunos da FEI participam da SAE BRASIL-PETROBRAS de Mini Baja desde o surgimento da competição, em 1995. Desde então, já conquistaram títulos de campeões nacionais em 2001 e 2002, e também da prova de enduro, em 2003 e 2004.

Com o desempenho, a FEI já representou o Brasil na competição norte-americana, inspiradora da brasileira, nos anos de 1996, 2000, 2001, 2002, 2003 e 2004, quando consagrou-se campeã mundial da SAE Midwest Mini Baja, realizada em Milwaukee, Wisconsin, nos Estados Unidos.

Sobre a SAE BRASIL – Sociedade de Engenheiros da Mobilidade

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.

A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrirem as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período.

Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando em 2004 mais de 3,6 mil associados e 11 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.

A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada exatamente há 100 anos, nos Estados Unidos, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Thomas Edison e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 5 mil normas geradas e mais de 85 mil sócios distribuídos por 93 países.

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