O primeiro lote de pré-venda esgotou em apenas duas semanas. Isso mostra a boa aceitação do Ford Territory no mercado brasileiro quando do seu lançamento.
Agora, com um pouco mais de calma, tivemos a oportunidade de realizar uma avaliação técnica com o modelo, e já podemos adiantar: o Territory entrega tecnologias, conectividade e principalmente performance com sua motorização turbo e eficiência energética.
Quando o assunto é Mecânica Online® temos a tecnologia Ecoboost® – onde os engenheiros da Ford combinam baixa cilindrada com o turbocompressor para oferecer desempenho com a máxima economia de consumo num motor a combustão.
Para tornar esse funcionamento ainda melhor temos a injeção direta de combustível, o que eleva a eficiência da gasolina à mistura na quantidade exata, sem desperdícios.
A motorização do Territory é 1.5 litro e tem baixo nível de ruído e vibrações, produz 150 cavalos de potência e torque máximo de 225 Nm, equivalente a 22,9 kgfm, precisando de apenas 11,8 segundos para sair da inércia e chegar aos 100 km/h.
Durante nossos testes dinâmicos, na velocidade de 120 km/h o giro do motor ficou em 1.900 rotações por minuto, o que reflete um rodar econômico, silencioso e eficiente.
No aspecto construtivo esse motor possui intercooler e comando de válvulas variável acionado por corrente. Ainda no aspecto da eficiência energética ele utiliza o ciclo Miller, popularmente conhecido como motor de cinco tempos, que apresenta um importante ganho para otimizar seu funcionamento.
A transmissão é CVT, onde a relação da velocidade é continuamente variável para permitir que o motor trabalhe na condição ideal. São oito velocidades, ou marchas, simuladas, sendo o acoplamento ao motor por meio do conversor de torque hidráulico. Para ficar mais fácil: escalonamento suave com melhor dirigibilidade, equilibrando performance com baixo consumo de combustível.
O Ford Territory tem superioridade em equipamentos com mais conforto, tamanho e design quando comparado com seus concorrentes.
Na hora da manutenção a Ford oferece revisões com preço fixo, mais tranquilidade, segurança ao consumidor e competitividade, sendo a mais barata quando você compara com Tucson, Equinox, Sportage e Compass.
No consumo de combustível, os dados homologados mostram 9,2 km/l no percurso urbano e 10,2 km/l na estrada, sempre utilizando gasolina.
A suspensão é independente nas quatro rodas que trabalham de forma eficiente e silenciosa, em qualquer tipo de piso, mostrando um comportamento muito bom.
Recomendo que assista nossa avaliação técnica completa no vídeo abaixo, mas resumindo, temos no Territory design, espaço e conforto – tamanho e sofisticação; conectividade com a tela de 10,1 polegadas, CarPlay sem cabo, carregamento do celular por indução e primeiro carro conectado da Ford; Tecnologias com o motor turbo Ecoboost®, câmera de 360° com visão panorâmica e tecnologias semiautônomas; Custo de posse – menor valor de seguro, manutenção e peças competitivas.