Visando a preservação da memória da Indústria Automobilística Brasileira, a Editora Alaúde lança a coleção “História Sobre Rodas”.
Cada livro contará a história de uma única fábrica de automóvel, dentre as que se estabeleceram no Brasil, para que o assunto seja abordado de modo mais aprofundado e com maior riqueza de informações.
Resultado de 2 anos de pesquisa, o primeiro título da coleção será o “Simca – A história desde as origens”.
O livro começa contando a história da fábrica em seu país de origem – a França, convidando o leitor a acompanhar a evolução da marca desde sua fundação, nos anos 30, até a finalização de suas atividades, nos anos 80, tendo no meio do percurso a sua vinda para o Brasil, no final dos anos 50.
A história da fábrica no Brasil, entre 1959 e 1967, é ilustrada com fotos históricas da linha de montagem e do lançamento dos principais modelos como Chambord, Jangada etc.
Entre outras interessantes informações, o livro também conta a trajetória da marca nas pistas com destaque para as principais corridas no Brasil afora, assim como os principais resultados, incluindo a história da lendária equipe Simca, que teve como chefe o saudoso Chico Landi.
Concebido num projeto gráfico e design de muito bom gosto, proporciona ao leitor uma viagem no tempo e no heróico universo dos pioneiros da indústria automobilística brasileira.
Os autores – Rogério de Simoni nasceu em São Paulo e sempre foi apaixonado por carros, principalmente os antigos.
Quando tinha 7 anos, ganhou do pai uma coleção de fascículos semanais chamada “Enciclopédia do Automóvel” que guarda até hoje.
Desde então, procura adquirir e guardar tudo relacionado a automóveis.
Na adolescência, começou a visitar as raras exposições de carros de época, até que em 1984 teve a idéia de criar, junto com 3 colegas, uma revista especializada no assunto – a “Automóveis Históricos” – uma das pioneiras no Brasil.
No período em que a revista foi publicada, o autor desenvolveu muitos importantes relacionamentos entre os antigomobilistas.
Nesta época, o carro nacional ainda não tinha muito espaço nas coleções e nem nas exposições, o que motivou Rogério a decidir que escreveria um livro contando a história das fábricas brasileiras.
Em 2002, o carro brasileiro já ganhava destaque especial entre os amantes, inclusive nas revistas especializadas.
Foi então que Rogério percebeu que era o momento de trabalhar com mais determinação no projeto.
A fim de somar forças, convidou o experiente Paulo Sandler para dividir a autoria do livro que neste momento torna-se realidade.
Paulo Cesar Sandler é paulista e também apaixonado por automóveis. T
udo começou com o fato de seu pai ter sido proprietário de um dos primeiros Fuscas importados para o Brasil, em 1953. Depois, numa série que só se interrompeu em 1979, teve mais 12 deles.
Ente 1963 e 69, manteve uma coluna semanal – a “Folhinha automobilística” – na Folhinha de São Paulo, o então suplemento infanto-juvenil da Folha da Manhã, mas depois decidiu se dedicar integralmente à Medicina, profissão de sua escolha.
Em 1983, voltou a colaborar com publicações nacionais que iniciavam um movimento na área dos automóveis clássicos, como a Autos Antigos, Antigomobilismo Magazine, Oficina Mecânica e Collector’s, além das internacionais, como VW+Audi Car, Collectible Automobile – beneficiando-se de seu extenso arquivo pessoal.
Tornou-se o primeiro (e até agora o único) membro brasileiro da SAH, Society of Auto Historians, em 1986.