O Conselho Nacional de Retíficas de Motores (Conarem) conta com um banco de dados técnicos com informações de 4.830 aplicações em veículos de operação terrestre, industrial e náutica.
“Estes dados são fundamentais para os empresários e profissionais do setor de retíficas, pois os auxiliam no dia a dia da empresa”, afirma José Arnaldo Laguna, presidente da entidade. Segundo Laguna, o banco de dados é fruto de anos de pesquisas realizadas em manuais, catálogos, prospectos e outros documentos técnicos publicados por fabricantes, que está disponível 24 horas apenas para os associados. “Este levantamento garante a execução dos serviços de acordo com as especificações e recomendações do fabricante”, explica.
Normas ABNT padronizam serviços – Outro fator, considerado primordial para assegurar a qualidade da execução de serviço retífica de motores, foi a norma técnica ABNT-NBR 13.032, criada no final da década de 90. Em 2005, foi revisada para estar atualizada de acordo com a nova realidade do mercado e tecnologias.
Para a revisão desta norma técnica, o Conarem convidou fabricantes de motores, peças, retificadores de todo o País, que juntos, realizarem o trabalho que durou dois anos. Foi formada uma comissão que contou com a participação do presidente da entidade, representantes das indústrias, associações, sindicatos e retíficas, e a conclusão do trabalho ocorreu 2008, com a publicação da norma atualizada. Logo depois, mais uma norma foi criada para auxiliar o setor – NBR 15.831, que estabelece os procedimentos para a Reinstalação de Motores.
“Dados técnicos e normas ajudam as retíficas na organização do negócio, capacitação e na execução dos serviços com excelência. Por isso, a entidade trabalha constantemente em busca de informações sobre os novos produtos do mercado”, conclui.
Saiba mais sobre o CONAREM – Criado em 1998, o Conarem – Conselho Nacional de Retíficas de Motores, teve início como a primeira câmara especializada do Sindirepa-SP – Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo.
Com a evolução dos trabalhos e a necessidade de representar as empresas de retíficas, o Conarem incorporou as principais associações estaduais e tornou-se uma entidade nacional voltada para atender às necessidades da área de serviços de motor e garantir o desenvolvimento organizado e sustentado do setor. Órgão de representação nacional, a entidade possui 350 empresas associadas em todo o País, sendo que 150 fazem parte da rede nacional de retíficas.
A entidade, que congrega as principais associações estaduais ARERGS e ARESC e trabalha em parceria com os sindicatos estaduais (Sindirepas de SP/RS/SC/MG/ES/GO/MT/RO/BA/PE/TO), oferece treinamentos específicos para retificadores, palestras técnicas gratuitas para os reparadores de veículos e também possui um banco de dados, normas técnicas e orientações para consulta, além de seu site servir como fonte de informações para o mercado motor.