sábado, 20 abril , 2024
28 C
Recife

Mercedes-Benz Sprinter atua em atividades do projeto Cinesolar com ações culturais e sustentáveis

O Cinesolar é o primeiro cinema itinerante do Brasil movido a energia limpa e renovável.

- Publicidade -

Lançado em 2013, o projeto conta com dois furgões Sprinter e, para continuar oferecendo conteúdo cultural de qualidade ao público durante a pandemia, ele se reinventou com ações adaptadas e vem retomando as atividades aos poucos com o avanço da vacinação no país.

“Com sua versatilidade, robustez e durabilidade, o Furgão Sprinter é o parceiro ideal para seguir viagem com o Cinesolar por todo o Brasil. Acreditamos muito na importância desse projeto para a sociedade e ele está alinhado com as nossas estratégias de sustentabilidade e responsabilidade social”, afirma Jefferson Ferrarez, CEO e Presidente da Mercedes-Benz Cars & Vans Brasil.

- Publicidade -

Entre as atividades implementadas, o projeto passou a exibir filmes em paredes e telas de condomínios habitacionais das periferias de São Paulo, dando origem ao Cinesolar Janela.

Dessa forma, os moradores puderam assistir aos filmes direto de suas casas, com conforto e segurança.

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, também foi lançada a websérie “Cinesolar – Caminhos da Sustentabilidade”, composta por 10 episódios 100% produzidos e editados por meio de energia solar, que podem ser conferidos pelo canal www.youtube.com.br/cinesolarbrasil.

- Publicidade -

Além disso, as iniciativas de difusão audiovisual e de impacto social continuam com a “1ª MOSTRA ON-LINE CINESOLAR: A BRINCADEIRA TÁ ON”, que será realizada em outubro de 2021 também com transmissão pelo YouTube do projeto, mencionado acima.

A programação da mostra será formada por 56 curtas-metragens e videoclipes prioritariamente produzidos por coletivos independentes que atuam nas periferias do Brasil.

A ideia é contribuir para o surgimento de novos olhares e vozes do audiovisual brasileiro, proporcionando renda e o intercâmbio cultural com outros profissionais de cinema do país.

As inscrições para a mostra foram encerradas em 15 de agosto e foram quase 230 cadastros de todas as regiões do país.

Mais do que a vertente cultural, o projeto é uma estação móvel de arte, cinema, cultura de paz, sustentabilidade e tecnologia, que viaja por todo o país para exibir filmes a partir de energia solar e promover arte e sustentabilidade por meio de oficinas artísticas e lúdicas, levando a sétima arte a comunidades afastadas e com acesso restrito a projetos culturais.

Nestes oito anos de atividade, a estação móvel sustentável do Cinesolar já percorreu mais de 200 mil km em todo o Brasil com a Mercedes-Benz Sprinter, contando com a robustez e durabilidade do veículo, além de passar por mais de 400 cidades e proporcionar uma nova experiência para quase 200 mil espectadores, boa parte deles tendo contato pela primeira vez com uma sessão de cinema.

Retorno consciente – Com o avanço da vacinação em todo o país e a reabertura consciente de equipamentos culturais e educacionais pelas autoridades de saúde competentes, o Cinesolar retomou as atividades em agosto deste ano com sessões na cidade de Miracatu, na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo.

A escolha desta cidade para este retorno das atividades marca a conclusão do projeto de formação Rede Brazucah na cidade em 2020 em parceria com o Cinesolar.

A iniciativa capacitou alunos de escolas públicas locais para exercerem atividades de agentes culturais e produtores de conteúdo para a internet.

Ao final do curso, os jovens produziram o documentário “O que é ser negro?”, a partir de gravações remotas por teleconferência para a gravação das entrevistas que compõem o material.

Ao lado de outros curtas com temática infanto-juvenil e de sustentabilidade, este documentário integrou a programação das obras exibidas neste retorno presencial da iniciativa em Miracatu.

Até o momento foram realizadas cinco sessões com a presença de aproximadamente 60 espectadores em cada uma delas.

O público acompanhou as exibições seguindo os rígidos protocolos de segurança, desde o distanciamento entre as poltronas, uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança