Dois estudantes de São Paulo e um do Rio de Janeiro foram os vencedores do prêmio “Talento Volkswagen de Design 2005” e serão os novos estagiários do Centro de Design & Package da Volkswagen, na fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP) nesse ano de 2006.
Em primeiro lugar ficou o estudante Renato Toda, da Universidade Mackenzie, que criou o projeto VW 2015, seguido por Carlos Fernando de Souza Leal, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com o projeto Aurora.
O projeto Zee Lounge, elaborado por Renato de Oliveira Ferreira, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), foi o outro escolhido.
Emocionado com a primeira colocação, Renato Toda recebeu o prêmio das mãos do presidente da Volkswagen do Brasil, Hans-Christian Maergner, e não escondeu a emoção.
“É uma das maiores emoções da minha vida. Desde criança sonho em ser designer. Coloquei a minha alma e meu coração nesse projeto”, disse.
Os outros dois projetos também tiveram um reconhecido destaque. Carlos Fernando procurou criar um carro simples, atraente e inovador, destacando as principais características de um Volkswagen.
Já Renato Oliveira inspirou-se no atual slogan da marca, “Volkswagen. Perfeito para a sua vida”, procurando por um veículo que possa atender às necessidades do consumidor, visando o dia-a-dia, entretenimento e prestação de serviços.
“Os jovens estão cada vez mais a procura de recursos que possam otimizar os seus trabalhos. É impressionante como eles podem apresentar projetos que são verdadeiras obras de arte com tão pouca experiência” diz o Chefe do Estúdio Avançado de Design para Mercados Emergentes da Volkswagen-AG, Luiz Alberto Veiga.
A sétima edição do “Talento Volkswagen de Design” contou com a participação de mais de 300 projetos inscritos no site.
Os eleitos seguiram rigorosamente o tema proposto, “Qual será o ícone da Volkswagen para a próxima geração”, e foram elogiados por suas habilidades gráficas, identificação das propostas com a marca, originalidade e qualidade das apresentações visuais dos sketches.
Os trabalhos foram julgados por uma equipe multidisciplinar, formada por designers profissionais, jornalistas e executivos.
Cada concorrente apresentou seu projeto horas antes da festa – que aconteceu na VW Haus -, buscando mostrar aos eleitores a viabilidade do projeto.