Este esporte, conhecido também como Slot Car ( carro de fenda) no exterior surgiu há mais de 40 anos e virou uma febre mundial nos anos 80, entrando no coração não só de crianças, mas também dos adultos.
A princípio as corridas surgiram como uma espécie de hobby que se transformou também em esporte.
Elas ganharam o carisma das pessoas, já que se trata de uma atividade acessível, divertida e muito, mas muito emocionante, e está fazendo os competidores vibrarem durante todos esses anos.
Mas pilotar esses carros nem sempre é tarefa fácil; isso exige muito reflexo de seu competidor, já que a pista não é um “retão” e também não basta somente acelerar.
É preciso também ter habilidade para fazer as diversas curvas que a pista oferece, o que deixa a atividade mais atrativa e competitiva.
Os carros fazem verdadeiros pegas em pistas informatizadas, com até 8 fendas e extensão ilimitada. O computador registra o número e o tempo de cada volta dos pequenos carros.
A sensação de quem brinca é semelhante à de quem dirige um carrão de verdade! E velocidade é, indiscutivelmente, uma das paixões do homem!
A atividade no Brasil e no mundo – A Scalextric, marca líder mundial na fabricação de automodelos de fendas e pistas de carros e inventora do autorama, sucedeu as marca Scalex e Startex – que eram modelos movidos à corda – pelos modelos inovadores que já trabalhavam com um pequeno motor em pistas de 12 Volts , lançado oficialmente por Harrogate Toyfair em janeiro de 1957 na Inglaterra.
Hoje a marca pertence ao grupo inglês Hornby Hobbies Limited e tem como distribuidor exclusivo para o Brasil desde 2002 a Caram Metais e Plásticos, principal distribuidora da marca no Brasil desde 2002.
Os negócios giram principalmente por meio do site www.escalextric.com.br, focado em vendas no atacado.
Além disso, é a marca mais vendida em terras tupiniquins. Ela também detém quase 70% de todo mercado brasileiro , seguida pela italiana Slot It , que são modelos destinados a competições.
O autorama sofreu um grande desenvolvimento nestes últimos anos . Mesmo assim, no Brasil esta evolução ainda não é muito conhecida . Enquanto na Europa a cada ano o sucesso é maior.
Vale lembrar que na década de 80 o autorama já foi o brinquedo mais vendido no Brasil e com essa nova febre reviver dessa década , volta a chamar a atenção.
O Hobby que virou negócio – Antoine Karam Jr, proprietário da Caram Metais e Plásticos como quase todo “quarentão”, teve sua infância marcada pelas pistas de autorama e quando vieram os filhos, claro que o interesse pela atividade tornou-se hereditário.
Foi justamente nesse momento que Karam pode observar que o hobby da época de criança tinha potencial comercial e que a “brincadeira” e se tratava de um negócio promissor.
A Caram, além de distribuidor da Scalextric, é responsável pelo site de vendas no varejo www.slot.com.br , que comercializa diversos modelos das mais variadas marcas de carros como FLY, Spirt, como também a venda peças dessas e de outras marcas.
A Slot conta com modelos que são compatíveis com a maioria dos fabricantes de pistas, inclusive a Estrela.