Cupê esportivo chega ao Brasil ainda este ano; carro tem duas opções de motor: 2.0 Turbo e 3.2 V6.
Lançado em 1998, o Audi TT virou um ícone, um marco, um modelo cult do segmento de cupês esportivos e deu à marca um novo significado.
A segunda geração que acaba de ser apresentada na Alemanha, é ainda mais surpreendente que a antecessora: o carro ganhou no design, na transmissão de força e na dirigibilidade.
O desenho do novo Audi TT Coupé é um símbolo de sua majestade e estabilidade. A carroceria deste “puro-sangue” mistura linhas poderosas e discretas.
Os designers da Audi aperfeiçoaram com delicadeza o conjunto do modelo, baseado em uma combinação de círculos e cúpulas.
O novo TT parece mais elástico e dá a impressão de querer mover-se rápido, mesmo estando parado.
Em comparação à versão antiga, o modelo ficou 137 mm maior, com 4.178 mm de comprimento, e 78 mm mais largo, com o total de 1.842 mm de largura.
A carroceria é fabricada em alumínio e aço pelo método de construção ASF Space Frame desenvolvido pela Audi.
Pela primeira vez, estes materiais são usados em combinação, lado a lado. No total, 69 por cento da carroceria são em alumínio; os 31 por cento restantes, em aço, encontram-se na traseira, com o intuito de balancear a distribuição de peso entre os eixos.
Para aumentar a propulsão, ao alcançar 120 km/h, um spoiler emerge da tampa do porta-malas.
Inicialmente, o novo Audi TT está disponível na versão cupê 2+2. A versão Roadster será lançada mais para frente. O porta-malas do novo modelo tem capacidade de 290 litros e fácil acesso, graças ao tamanho da tampa.
Com os bancos traseiros rebaixados, esta capacidade sobe para 700 litros. Os bancos esportivos “seguram” os passageiros no assento, graças a uma ótima contenção lateral, e podem ser recobertos com três opções diferentes de couro.
O interior é totalmente voltado para o motorista do ponto de vista ergonômico. O desenho circular, um clássico no TT, pode ser encontrado em vários elementos, como por exemplo, nas três entradas de ar centrais.
O novo modelo pode vir equipado com dois potentes motores a gasolina.
A versão quatro cilindros 2.0 turbo charge TFSI, com sistema de injeção direta de gasolina FSI, que desenvolve 200 cv de potência, acelera o carro de 0 a 100 km/h em apenas 6,4 segundos, com câmbio manual de seis marchas.
A velocidade máxima é de 240 km/h. A segunda opção de motorização é ainda mais potente: um 3.2 V6 aspirado, que produz um som esportivo característico e desenvolve 250 cv de potência.
Este motor acelera o TT a 100 km/h em apenas 5,7 segundos e tem máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.
Ambos podem estar equipados com caixa de câmbio manual de seis velocidades. Como opcional, é oferecido o câmbio S tronic, de dupla embreagem.
Enquanto o quatro cilindros vem com tração dianteira, a versão V6 distribui sua força entre o eixo traseiro e dianteiro por meio da tração integral permanente quattro, uma tecnologia exclusiva no segmento de cupês esportivos.
O sistema de suspensão dinâmica da Audi foi aperfeiçoado e submetido a novos ajustes para implementação no novo TT Coupé. A concepção esportiva do conjunto garante mais prazer de dirigir e agilidade.
As rodas mais largas, de 16 a 19 polegadas, e as numerosas intervenções na área de ‘elastocinemática’ são aspectos importantes do novo modelo Audi.
A nova suspensão traseira multilink proporciona ótimo dinamismo que alcança o nível dos esportivos de competição.
Como opcional, há um sistema de amortecimento de alta tecnologia, onde minúsculas partículas magnéticas circulam no óleo dos amortecedores. Quando é aplicada uma voltagem, estas partículas modificam as características de amortecimento em milésimos de segundos.
Esta regulagem adaptável proporciona, de acordo com a situação de condução e preferência do motorista, mais conforto na rodagem e dirigibilidade esportiva.
De série, o novo TT vem equipado com ar-condicionado automático e volante de couro esportivo, que facilita o acesso e saída do condutor. As saídas de ar, rádio do volante e muitos outros elementos têm acabamento em alumínio.
Como opcionais, existem várias soluções como os faróis que acompanham o traçado da pista nas curvas e o sistema que auxilia nas manobras de estacionamento.
Um dos destaques é o novo sistema de rádio do TT, com características ultramodernas de recepção e reprodução de áudio, além de fácil controle: seis teclas de função, denominadas softkeys, comandam várias funções selecionadas no menu. Interface Bluetooth para celulares também está disponível.
O funcionamento do telefone pode ser acessado por meio do MMI (Multi Media Interface), do volante ou por comando de voz.
O controle do sistema de navegação, um opcional, baseia-se no sistema MMI, já usado nos modelos Audi A6, A8 e Q7.
FICHA TÉCNICA
AUDI TT COUPÉ 2.0 TSFI
Motor: quarto cilindros, quatro válvulas por cilindro, com injeção direta de gasolina, turbo charge com intercooler.
Torque máximo: 280 Nm/ 1.800-5.000 rpm
Velocidade máxima: 240 km/h
Aceleração de 0 a 100 km/h: 6,6 segundos (câmbio manual); 6,4 segundos (câmbio S Tronic)
Coeficiente de arrasto: 0.30
AUDI TT COUPÉ 3.2 QUATTRO
Motor: seis cilindros em V, aspirado
Torque máximo: 320 Nm/ 2.500-3.000 rpm
Velocidade máxima: 250 km/h (limitada)
Aceleração de 0 a 100km/h: 5,9 segundos (câmbio manual); 5,7 segundos (câmbio S tronic)
Coeficiente de arrasto: 0,31 (câmbio manual); 0,30 (câmbio S tronic)